• Carregando...

Os cinco pré-candidatos do Partido Democrata às eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos apresentam seus argumentos nesta terça-feira (13) no primeiro debate público de suas campanhas, que tem como a grande incógnita a possível presença do vice-presidente Joe Biden.

Enquanto a pré-candidata Hillary Clinton vai tentar misturar seu lado político com um toque mais pessoal, o rival Bernie Sanders tentará chegar a um público mais amplo depois de meses apelando aos eleitores mais liberais do partido. Analistas esperam um foco pesado em questões econômicas, como desigualdade de renda. É esperado que o evento desta terça-feira, às 17h30 hora local (22h de Brasília), seja mais morno e menos controverso do que os recentes debates republicanos.

Os outros três candidatos, em sua maioria desconhecidos — o ex-governador de Maryland Martin O’Malley, o ex-senador da Virgínia Jim Webb e o ex-senador Lincoln Chafee, de Rhode Island — perseguirão um momento de destaque depois de meses caindo nas pesquisas.

A grande expectativa é em torno de Biden, que ainda está considerando uma corrida para a Casa Branca. Ainda não se sabe se ele estará no palco, enquanto crescem as especulações sobre sua candidatura.

Hillary Clinton — há muito vista como o principal candidato — viu seu apoio minguar em meio a dúvidas sobre sua confiabilidade. A democrata tem sido criticada por usar sua conta de e-mail privada enquanto servia como secretária de Estado dos EUA, uma prática que ela mesma admitiu ter sido um erro.

Alguns republicanos dizem que Hillary Clinton colocou informações classificadas sob risco usando sua conta pessoa — uma acusação que ela nega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]