• Carregando...
Caneca com fundo falso encontrado pela equipe do museu de Auschwitz escondia um anel e um colar. | Divulgação/Memorial e Museu de Auschwitz
Caneca com fundo falso encontrado pela equipe do museu de Auschwitz escondia um anel e um colar.| Foto: Divulgação/Memorial e Museu de Auschwitz

A equipe do Museu de Auschwitz, na Polônia, encontrou um anel e um colar de ouro embaixo de um fundo falso de uma caneca. Exibido no museu, o utensílio era parte dos pertences dos judeus que foram encaminhados para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, há mais de 70 anos.

O fundo duplo foi notado pela equipe de conservação do museu, durante os trabalhos para fixar as peças de cozinha localizadas na exibição principal. “Estava muito bem preso, mas devido à passagem do tempo, acabou se soltando da caneca”, explicou Hanna Kubik, do setor de Coleções Memoriais do museu.

Confira imagens do anel e da corrente encontrados sob o fundo falso

Segundo Hanna, o anel e a corrente parecem ter sido produzidos na Polônia, entre os anos de 1921 e 1931. Os dois objetos foram submetidos a exames especiais e raio-X , e foi identificada, além de ouro, a presença de cobre e prata nas peças.

Muitos anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, objetos escondidos pelos judeus continuam a ser encontrados. “Os alemães nazistas mentiam para os judeus que eram deportados para o extermínio. Pediam que eles levassem pouca bagagem para terem certeza de que estariam somente com seus pertences mais valiosos, que seriam roubados a seguir”, esclareceu o diretor do Museu de Auschwitz, Piottr M. A. Cywnski.

Objetos históricos

De acordo com o museu, todos os objetos encontrados são catalogados e documentados pela equipe de conservação, pois eles são “os vestígios mais recentes das vítimas do nazismo”.

As joias encontradas serão armazenadas no museu de maneira que seja possível compreender que estavam escondidas na caneca. A equipe do museu espera que, de tal modo, a vida dos judeus nos campos de concentração da Alemanha nazista seja ilustrada.

Na coleção do memorial existem mais de 12 mil utensílios de cozinha que pertenciam aos judeus. Entre eles, copos panelas, tigelas, jarros e louças decoradas com imagens de animais e de crianças brincando.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]