• Carregando...
John Kerry, que está na Áustria, conduzirá a reabertura da embaixada dos Estados unidos em Cuba | LEONHARD FOEGER/REUTERS
John Kerry, que está na Áustria, conduzirá a reabertura da embaixada dos Estados unidos em Cuba| Foto: LEONHARD FOEGER/REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (1º.) que seu secretário de Estado, John Kerry, viajará nas próximas semanas a Havana para abrir a embaixada americana em Cuba, o que o tornará o representante de mais alta categoria do governo a visitar a ilha em mais de 50 anos.

Em pronunciamento à imprensa nos jardins da Casa Branca, Obama não revelou a data da viagem de Kerry, embora o governo cubano tenha informado mais cedo que as embaixadas serão abertas a partir de 20 de julho.

“Mais tarde, neste verão (do hemisfério norte), o secretário de Estado Kerry viajará a Havana para içar, formalmente e com orgulho, a bandeira americana sobre nossa embaixada mais uma vez”, declarou Obama.

Kerry está atualmente em Viena para participar das negociações nucleares com o Irã, e não se sabe quando voltará a Washington e poderá planejar sua viagem a Cuba, já que o prazo para conseguir um acordo sobre o programa atômico iraniano foi adiado até o próximo dia 7.

O governo cubano anunciou hoje que abrirá sua embaixada nos EUA em 20 de julho, com uma cerimônia na sede diplomática do país caribenho em Washington que será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez.

Obama definiu hoje como um “passo histórico” o acordo para restabelecer as relações diplomáticas com Cuba, rompidas em 1961, depois de mais de seis meses de negociações entre os dois antigos inimigos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]