• Carregando...
Imagem de Abu Mohamed al-Adnani divulgada pela imprensa síria | Twitter/ SITE Intel Group/ Reprodução
Imagem de Abu Mohamed al-Adnani divulgada pela imprensa síria| Foto: Twitter/ SITE Intel Group/ Reprodução

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) anunciou nesta terça-feira (30) a morte de seu porta-voz, o sírio Abu Mohamed al-Adnani, quando estava supervisionando operações militares na região de Aleppo, norte da Síria. A informação foi confirmada pelo Pentágono, que classificou o episódio como um durou golpe para o grup.

A agência de notícias do EI, Amaq, informou, citando “fontes militares”, que Al-Adnani morreu “enquanto controlava operações para rechaçar as campanhas militares contra Aleppo”.

“Após uma longa viagem coroada de sacrifícios, o xeque Abu Mohamed al-Adnani se uniu aos mártires e heróis que defenderam o Islã e combateram os inimigos de Deus”, indicou o EI em mensagem difundida pela Amaq.

Al-Adnani tinha levantado os partidários do EI a passar à ação em seus países de origem, utilizando qualquer arma disponível - facas, pedras ou veículos - contra os cidadãos dos países-membros da coalizão anti-extremista, em um chamado que aparentemente inspirou vários atentados, especialmente na Europa.

Operação

O porta-voz do Pentágono Peter Cook confirmou que “as forças da coalizão conduziram hoje um ataque aéreo de precisão na zona de Al Bab, na Síria, contra Abu Mohamed al-Adnani, um dos líderes do EI”.

“A morte de Al-Adnani no campo de batalha seria outro golpe importante contra o grupo EI”, acrescentou Cook, que o qualificou como “o principal arquiteto das operações externas do EI e maior porta-voz”.

Cook atribuiu a Al-Adnani “a coordenação dos movimentos de combatentes do EI, atuando de maneira direta nos ataques de lobos solitários contra civis e membros das forças armadas, e no recrutamento de novos combatentes”.

Um alto oficial americano disse que Al-Adnani esteve envolvido em ataques importantes, como os atentados de Paris e Bruxelas, a operação contra o Aeroporto de Istambul, o ataque a um café de Bangladesh e a derrubada de um avião russo no Sinai. No total, estes ataques provocaram mais de 1,8 mil mortos e cerca de 4 mil feridos.

Segundo o oficial, Adnani era “muito mais” que um simples porta-voz. Em setembro de 2014, o governo americano qualificou Al-Adnani de “terrorista de importância mundial” e o departamento de Estado ofereceu uma recompensa de 5 milhões de dólares por informação sobre seu paradeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]