• Carregando...

O líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Bagdadi, ficou gravemente ferido em um ataque aéreo em março, segundo informou nesta terça-feira o jornal britânico “The Guardian”.

Al Baghdadi, que se autoproclamou califa do Estado Islâmico, sofreu ferimentos que o deixaram com risco de vida após um ataque da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos no oeste do Iraque, segundo fontes do veículo.

A publicação também informa que Al Baghdadi não retomou o controle diário da organização terrorista devido ao estado de saúde, apesar de estar fora de perigo e melhorar lentamente dos ferimentos. A gravidade do ataque fez com que a cúpula do EI se reunisse para nomear um novo líder caso Baghdadi morresse.

Um diplomata ocidental e uma fonte iraquiana confirmaram ao “The Guardian” que o ataque aéreo aconteceu na região de Al-Baaj, perto da cidade iraquiana de Mossul e da fronteira síria.

Aviões da aliança internacional teriam atacado um comboio de três veículos em uma operação no dia 18 de março que deixou três mortos.

No fim de 2014 foi divulgado que Baghdadi tinha ficado ferido em um bombardeio americano, informações que o próprio líder do EI desmentiu.

Além das fontes diplomáticas ocidentais, um conselheiro do governo iraquiano também confirmou ao “The Guardian” que Baghdadi ficou ferido no ataque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]