• Carregando...

Mais de 20 incêndios florestais na última semana na Califórnia resultaram na morte de uma pessoa, em dezenas de casas em ruínas e no deslocando de milhares de moradores, informaram autoridades americanas.

Ao todo, mais de 9.300 bombeiros estão na região tentando controlar as chamas, na seca mais grave do estado da costa Oeste dos Estados Unidos.

O incêndio mais feroz dessa temporada já atingiu cerca de 542 km² no condado de Lake, ao norte de São Francisco, obrigando pelo menos 12 mil habitantes a abandonarem 5.200 casas desde quinta-feira.

Apesar de todo o trabalho de contenção do fogo, apenas 5% das chamas foram controladas até agora, de acordo com as autoridades.

A população enfrenta outros 20 focos de incêndios no estado. Nos condados de Napa e Solano, área famosa pelos seus vinhos, o fogo devastou 32 km² desde 22 de julho, mas foi quase completamente controlado no sábado à noite.

Segundo o órgão de prevenção de incêndios da Califórnia, o Calfire, desde quinta-feira milhares de raios desencadearam pequenos fogos. A previsão para os próximos dias é de tempestades na região, mas com mais raios do que chuva, o que aumenta o risco de novos focos de incêndio em um solo coberto por vegetação seca, após quatro anos de uma seca recorde.

Para conter mais destruição, o estado recebeu reforço de bombeiros de áreas vizinhas, como Nevada. Além dos incêndios provocados por raios, as autoridades abriram uma investigação para determinar a origem de ouros, mas não existem até o momento indícios de atos deliberados.

Na sexta-feira, o governador da Califórnia, Jerry Brown, decretou estado de emergência no estado.

“A severa seca e o clima extremo transformaram toda a Califórnia em um paiol”, afirmou o governador em um comunicado, antes de anunciar a morte de Dave Ruhl, um bombeiro de 38 anos que viajou de Dakota do Sul para combater as chamas na floresta Nacional de Modoc.

A seca afeta o estado há quatro anos e levou o governo local a impor fortes restrições ao consumo de água. Até 15 de julho foram registrados mais de 3.400 incêndios no estado, 900 a mais que no mesmo período em 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]