• Carregando...
Nesta foto tirada em 20 de janeiro de 1989, o Presidente dos EUA George H.W. Bush e a primeira-dama, Barbara Bush, acenam para a multidão no Capitólio dos Estados Unidos, depois de George ser empossado como 41º presidente dos Estados Unidos da América. A ex-primeira-dama dos EUA, Barbara Bush, morreu na terça-feira, 17 de abril de 2018, aos 92 anos de idade.  | CARLOS SCHIEBECK/AFP
Nesta foto tirada em 20 de janeiro de 1989, o Presidente dos EUA George H.W. Bush e a primeira-dama, Barbara Bush, acenam para a multidão no Capitólio dos Estados Unidos, depois de George ser empossado como 41º presidente dos Estados Unidos da América. A ex-primeira-dama dos EUA, Barbara Bush, morreu na terça-feira, 17 de abril de 2018, aos 92 anos de idade. | Foto: CARLOS SCHIEBECK/AFP

Morreu nesta terça (17), aos 92 anos, Barbara Bush, mulher do George H.W. Bush, presidente dos Estados entre 1989 e 1993, e mãe de George W. Bush, presidente eleito em 2000 e que governou por dois mandatos. A informação foi confirmada pela família do ex-presidente George H.W. Bush, 93.

A causa da morte não foi divulgada, mas Barbara sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e de insuficiência cardíaca. Ele deixa o marido, cinco filhos e 17 netos. 

No domingo (15), Barbara decidiu abandonar tratamentos médicos, segundo divulgado pelo escritório do ex-presidente. 

À época, um comunicado informou que em vez de tentar novos tratamentos, ela iria “focar em cuidados de conforto”. O texto não indicava a natureza dos problemas de saúde de Barbara, mas mencionava que ela havia passado por diversos episódios de internação hospitalar nas semanas anteriores. 

Ela foi a segunda mulher a ser mulher de um presidente e mãe de outro. A primeira foi Abigail Adams, esposa de John Adams, segundo presidente da história dos EUA (1797–1801), e mãe de John Quincy Adams (1825-1829).

'Raposa prateada'

Enquanto foi primeira-dama, Barbara se tornou uma figura popular no país, conhecida por falar francamente sobre assuntos difíceis e pelo humor autodepreciativo, com pendor para piadas sobre si mesma. 

Apelidada pela imprensa de “raposa prateada” graças à cor branca do cabelo, ela promoveu ações em prol da leitura e da alfabetização. 

Outro filho de Barbara, Jeb Bush, foi governador da Flórida e desistiu das primárias do partido Republicano em 2016, após a ascensão de Donald Trump, que seria o candidato do partido e é o atual presidente dos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]