• Carregando...
Tremores afetaram cidades da região central do país | Filippo Monteforte/AFP
Tremores afetaram cidades da região central do país| Foto: Filippo Monteforte/AFP

Os lucros dos museus públicos em toda a Itália registrados no próximo domingo (28) serão destinados a ajudar a restaurar edifícios danificados pelo terremoto de quarta-feira (24) no centro do país, informou nesta quinta-feira (25) o Ministério de Cultura da Itália.

Veja as cidades mais afetadas pelos tremores
Vídeo: cidades viram montanhas de escombros


Várias igrejas e edifícios medievais foram danificadas ou destruídos pelo terremoto de magnitude 6.

O ministro da Cultura, Dario Franceschini, fez um pedido aos italianos para irem em grande número no domingo aos museus e sítios arqueológicos do país “num sinal concreto de solidariedade” às vítimas do terremoto.

Menina de oito anos é resgatada de escombros 17 horas após terremoto

Leia a matéria completa

Mortos

Na tarde desta quinta, o número de mortos confirmados já somava 250 - nove a mais do que a lista oficial apontava no início da manhã. Outras 365 pessoas ficaram feridas na região. Equipes de socorristas mantêm ininterruptas as buscas nesta quinta, conscientes de que correm contra o tempo para encontrar e resgatar com vida pessoas presas sob os escombros.

“É possível que o número de vítimas cresça”, advertiu durante a tarde de quarta o chefe de governo italiano, Mateo Renzi, que percorreu a zona afetada e prometeu ajuda para as famílias afetadas.

Segundo fontes da imprensa, dezenas de pessoas continuam desaparecidas e, provavelmente, estão sepultadas vivas.

O tremor foi descrito como “severo” pelas autoridades italianas. Diversos vilarejos foram afetados, alguns deles com parte de suas construções desmoronadas. A zona em questão, porém, não é densamente povoada.

“Metade da cidade não existe mais”, afirmou Sergio Pirozzi, prefeito de Amatrice. Vivem ali menos de 3 mil habitantes. O acesso foi bloqueado por um deslizamento de terra e pela queda de uma ponte. A cidade sediaria, em três dias, um já tradicional festival gastronômico, e muitos visitantes já estavam em Amatrice.

Cerca de 70 hóspedes estavam registrados no Hotel Roma. De lá, foram retirados sete corpos, até o momento em que as operações de resgate foram suspensas na noite desta quarta. Não há informações sobre a situação dos demais hóspedes.

O serviço geológico dos EUA registrou que o terremoto, às 3h30 locais (22h30 em Brasília) teve magnitude de 6,2, a dez quilômetros de profundidade, com epicentro em Norcia. Houve réplicas pela região, com tremores sentidos até em Roma. O instituto italiano para terremotos contou 60 réplicas durante quatro horas.

Buscas por sobreviventes continuam na Itália

Número de mortos já passa dos 250. Segundo imprensa local, ainda há dezenas de desaparecidos

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]