• Carregando...
Uma ilustração mostra o bloqueio de luz na estrela KIC 8462852, parecida com nossos sol | /Nasa
Uma ilustração mostra o bloqueio de luz na estrela KIC 8462852, parecida com nossos sol| Foto: /Nasa

Após semanas de investigação, a Nasa colocou fim à especulação sobre por que uma estrela, a 1.500 anos-luz do Sistema Solar, tem a sua luz bloqueada em um padrão anormal. O mistério chegou a ser atribuído por alguns cientistas a uma possível megaestrutura alienígena.

Mas, de acordo com os astrônomos, não há nada de anormal. A luz da estrela KIC 8462852 provavelmente esteja sendo bloqueada por uma família de cometas viajando em uma órbita longa e rara em torno dela. Os bloqueios ocorreram em 2011 e 2013.

Os cientistas utilizaram luz infravermelha para detectar movimento de calor em torno do corpo espacial e chegar a esta conclusão, disse a Nasa em nota.

Investigações

Ao analisar o sistema espacial onde se encontra a estrela batizada de KIC 8462852 -- que teria a função semelhante à do nosso Sol --, em busca de planetas, os astrônomos observaram interrupções na sua emissão de luz. Porém, esses “apagões” fugiam do padrão comum, como quando um planeta passa na frente do astro e causa uma leve obstrução.

Marte ganhará anéis comparáveis aos de Saturno, mostra estudo

Leia a matéria completa

A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade Yale, uma das pesquisadoras dos dados enviados pelo espacial de Kepler, aponta que em pelo menos dois momentos houve redução drástica na emissão luminosa: na ordem de 15% e 22%. A passagem de um planeta na frente do astro reduziria apenas 1% essa luminosidade.

Para tentar descobrir o que estava ocorrendo, segundo o Washington Post, Tabetha recorreu à ajuda do astrônomo Jason Wright, pesquisador da Penn State University. “Nós estávamos coçando a cabeça. Para toda ideia que surgia, havia sempre algo para contra-argumentar”, relatou Tabetha.

A partir do encontro, grupos chefiados pelos cientistas passaram a discutir hipóteses que teriam levado a estas obstruções. Um documento com possíveis explicações foi registrado na Royals Astronomical Society.

Segundo o Washington Post, com base em observações de estrelas relativamente próximas a KIC 8462852, descartou-se a possibilidade de falha no equipamento. Também não era algo inerente à estrela, já que pela idade ela deveria ser “estável” em relação à variação de luz.

Uma das explicações que levaram em conta era a de um cometa fragmentado que teria espalhado detritos em um grande volume de espaço -- embora pequenos, ao se aproximar da estrela estes pedaços podem ter evaporado formando uma nuvem que bloqueou a passagem da luz.

Apesar das análises mais céticas (em relação à vida inteligente fora da Terra), uma hipótese curiosa foi levantada pelos pesquisadores: a de que uma civilização avançada tenha construído uma megaestrutura. Eles se baseiam na aposta de que tal civilização teria capacidade de aproveitar a energia de seu sol.

Para Tabetha e Wright, esta grande obra de engenharia alien seria algo como a esfera Dyson, proposta pela primeira vez pelo físico Freeman Dyson. Seria uma megaestrutura orbitando ou envolvendo uma estrela, capaz de capturar sua energia para o uso em algum planeta.

Uma esfera Dyson nunca foi vista na vida real, obviamente, mas, de acordo com o jornal norte-americano, seria parecida com uma bola de metal em torno do sol e teria provavelmente uma cadeia de satélites menores ou habitats espaciais -- algo que iria bloquear a luz da sua estrela, da forma que se observou na KIC 8462852.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]