• Carregando...
Obama e Putin , que  mantêm posições diferentes sobre conflito na Síria, conversaram sobre a derrubada de jato russo na Turquia | SPUTNIK/REUTERS
Obama e Putin , que mantêm posições diferentes sobre conflito na Síria, conversaram sobre a derrubada de jato russo na Turquia| Foto: SPUTNIK/REUTERS

Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta segunda-feira (30) em Paris num esforço para diminuir as tensões de Moscou com a Turquia, infladas desde que esta derrubou um avião russo após alegar que invasão de espaço aéreo.

Os dois líderes se encontraram por 30 minutos durante o dia de abertura da COP 21, conferência do clima das Nações Unidas realizada em Le Bourget, subúrbio da capital francesa.

Turquia não se desculpará por derrubar avião russo, diz premiê

Leia a matéria completa

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse a repórteres que Obama lamentou, durante o encontro, o fato de jato de guerra russo ter sido derrubado por caças turcos na semana passada.

Peskov também disse que ambos os líderes falaram favoravelmente sobre a busca por uma solução política para a crise síria.

Do lado americano, a Casa Branca disse que Obama pediu à Rússia que concentre sua ação na Síria para combater a milícia radical Estado Islâmico (EI) e reforçou a posição de que a resolução do conflito passa pela saída do ditador Bashar al-Assad do poder -- a Rússia apoia sua permanência.

Tensão

A derrubada do jato SU-24 perto da fronteira turco-síria, na semana passada, aumentou os temores de uma escalada militar na região.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse a jornalistas na sede da Otan (aliança militar ocidental, da qual a Turquia é membro), em Bruxelas, que seu país não pedirá desculpas por abater o avião russo, reiterando que as Forças Armadas do país estava fazendo seu trabalho ao defender o espaço aéreo.

Uma autoridade do Pentágono, falando sob condição de anonimato à agência de notícias Reuters, corroborou a versão turca do incidente, de que a aeronave russa invadiu de fato o espaço aéreo turco enquanto realizava missão na Síria.

A Rússia nega a violação do espaço aéreo.

Na semana passada, Putin rejeitou o convite do presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, para conversar durante a conferência sobre a derrubada do avião.

Emissões

Em Paris, Putin afirmou que Moscou pode cortar suas emissões de gases do efeito-estufa em quase um terço nos próximos 15 anos, em comparação com as medições de 1990.

A promessa de corte, no entanto, pode significar um aumento nas emissões, já que, devido à redução do tamanho da economia do país, o país polui muito menos do que a então União Soviética o fazia 25 anos atrás.

O presidente russo disse também que um futuro acordo climático deve incluir compromissos tanto de países em desenvolvimento quanto das nações ricas.

Putin foi um dos líderes mundiais a discursar na abertura da COP21.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]