• Carregando...
Francisco e Enrique Peña Nieto: México é um país devoto, mas com uma larga tradição laica . | Yuri Cortez/AFP
Francisco e Enrique Peña Nieto: México é um país devoto, mas com uma larga tradição laica .| Foto: Yuri Cortez/AFP

O papa Francisco se encontrou, neste sábado (13), com o presidente mexicano Enrique Peña Nieto no Palácio Nacional, na primeira visita de um pontífice ao local - para abordar sua preocupação com a violência, corrupção e pobreza que assolam o país.

Papa inicia visita ao México com inédita recepção oficial

Leia a matéria completa

O papa foi recebido por milhares de fiéis no Zócalo, uma praça construída sobre as ruínas de templos pré-hispânicos e onde estão a catedral e o Palácio Nacional.

Peña Nieto esperava Francisco na porta do Palácio, junto a membros de seu gabinete e do episcopado.

“Espero que o papa nos traga consciência sobre esses problemas” de corrupção, pobreza e discriminação, disse à AFP Adán González, um empreiteiro industrial aposentado de 68 anos, que chegou à Praça da Constituição ainda de madrugada para ser um dos primeiros na fila ante a catedral.

Ao sair com seu papamóvel da Nunciatura Apostólica, o pontífice se aproximou para cumprimentar os fiéis, entre eles anciãos e um grupo de homens e mulheres em cadeiras de rodas.

“Sua visita nos enche de esperança, reforça nosso espírito. É um país com muita dor devido a este problema tão grande que temos com a violência”, disse Ema Torres, uma dona de casa de 70 anos que esperava pelo papa desde o amanhecer, em frente à Nunciatura.

O encontro deste sábado constitui a primeira vez que um presidente mexicano recebe, no Palácio, um chefe da Igreja Católica, um gesto simbólico em um país devoto, mas com uma larga tradição laica e que, apenas em 1992, restabeleceu relações diplomáticas com o Vaticano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]