Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

realidade

Pesquisa elege Brasil como terceiro país mais ignorante do mundo

 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO
/ra/pequena/Pub/GP/p4/2015/12/14/Mundo/Imagens/Vivo/igno-kKJD-U102215233909VlF-1024x715@GP-Web.jpg
Mapa revela a posição de países pesquisados na “Perils of Perception” 2015 Reprodução -- Ipsos Mori

O Brasil está na terceira colocação de um ranking dos países mais ignorantes sobre as suas realidades. A constatação é do instituto de pesquisas Ipsos MORI, que revelou no início deste mês o resultado da pesquisa “Perils of Perception” 2015.

O objetivo do levantamento era descobrir o quanto as pessoas conhecem sobre seu país. Para isso, os pesquisadores enviaram questionários para milhares de participantes em 33 nações (28 delas foram rankeadas). No Brasil, foram mil pesquisados, que deveriam responder a perguntas como “qual porcentagem da população você acredita ter acesso à internet no país?”

Os brasileiros se saíram particularmente mal em questões como “qual a porcentagem de pessoas com menos de 14 anos no país?” -- na média, a resposta foi 39%, quando o número real é 24% -- e “qual a idade média dos habitantes?” -- o palpite mais comum foi 56 anos, quando o dado correto é 31 anos. Nestes dois itens, fomos os piores rankeados.

Na avaliação geral, o Brasil só ficou à frente da Índia e dos campeões, o México.

Os indianos, por exemplo, acham que são menos religiosos do que de fato são. Na pergunta “qual a porcentagem de pessoas não têm religião alguma”, eles apostaram em 33%, quando, na verdade, apenas 0,1% seria a resposta certa. Os mexicanos também erraram feio na mesma questão: disseram 35% (o correto seria 5%).

Na outra ponta, os sul-coreanos mostraram grande conhecimento de sua realidade, seguidos pelo irlandeses e pelos poloneses.

Os questionários foram respondidos, além dos países citados, na Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Hungria, Israel, Itália, Japão, Montenegro, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Rússia, Arábia Saudita, Sérvia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Reino Unido, Turquia e Estados Unidos.

deixe sua opinião

mais lidas de Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais