• Carregando...
O site Ônibus de Curitiba após a invasão de ontem: “Hackeado pelo Estado Islâmico”. | Reprodução
O site Ônibus de Curitiba após a invasão de ontem: “Hackeado pelo Estado Islâmico”.| Foto: Reprodução

O site Ônibus de Curitiba, que traz informações sobre o transporte coletivo da cidade, foi hackeado ontem à tarde e passou a exibir uma mensagem atribuída ao grupo radical Estado Islâmico, que domina partes dos territórios da Síria e do Iraque. Um site não oficial do XV de Jaú, clube de futebol do interior paulista, também foi invadido e mostrou a mesma mensagem.

EUA no ataque

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry. pediu ontem no Congresso que seja aprovada uma base legal para o uso de força militar contra o Estado Islâmico. Há seis meses os EUA vêm fazendo operações no Iraque e na Síria, nas quais já foram feitos mais de 2 mil ataques, com base em uma autorização para o uso de força militar proferida em 2001 e em outra norma, de 2002, para declarar a “Guerra ao Terror”.

No topo da página era exibida em vermelho a mensagem “Hacked by Islamic State” (hackeado pelo Estado Islâmico). Abaixo, o símbolo do grupo aparecia sobre um fundo negro, junto com um escrito em árabe e outra mensagem em inglês: “We are everywhere” (nós estamos em todo lugar). Os sites traziam uma música árabe. A mensagem em árabe dizia “Deus soberano, Maomé é o mensageiro de Deus”.

Disparo em massa

O site Ônibus de Curitiba traz informações sobre horários, linhas e empresas de transporte coletivo, mas está desativado desde o final de 2013. O administrador da página, que pediu para não ter o nome divulgado, disse não saber o motivo da invasão. “Tudo indica que foi um disparo em massa contra diversos sites, explorando alguma falha de segurança de algum plugin ou sites em versões antigas, com possíveis falhas”, afirmou.

Ele acredita que, como não vinha trabalhando no site, ele estava desatualizado e, consequentemente, desprotegido. “No momento estou procurando tirar a página do ar para poder avaliar com calma a situação”, afirmou. Ele disse tem planos para reativar a página, mas ainda não tem uma previsão para voltar a atualizá-la.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]