• Carregando...

Membros da liderança do Taliban decidiram manter a morte de seu líder em segredo durante mais de dois anos porque a guerra no Afeganistão estava entrando em uma fase crítica e a maioria das tropas estrangeiras se preparava para se retirar na ocasião, declarou o grupo militante nesta segunda-feira (31).

A notícia da morte do mulá Omar vazou no mês passado, em meio a uma confusão sobre onde e quando o líder militante perdeu a vida, mas, nesta segunda-feira, o Taliban reconheceu pela primeira vez o dia 23 de abril de 2013 como a data de sua morte.

O anúncio foi feito em um documento de quase 5 mil palavras publicado no site oficial da facção como uma “apresentação” de seu sucessor, o mulá Mansour, que foi vice do líder morto durante muito tempo. Sua escolha foi questionada por membros veteranos do grupo.

O Taliban, que até então não havia detalhado a razão de sua decisão de ocultar a morte de Omar, não informou quem referendou o acordo.

“Uma das principais razões foi o fato de que 2013 foi considerado o ano final do teste de poder entre os mujahidin (combatentes) e os invasores estrangeiros”, disse o Taliban no documento.

A facção insurgente foi expulsa do comando do país por uma coalizão militar encabeçada pelos Estados Unidos em 2001, e está envolvida em uma guerra cada vez mais violenta contra o governo do Afeganistão, que tem o apoio do exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]