• Carregando...
Poste de energia elétrica e escola destruídos pela tempestade em Santa Rosa, localidade mais atingida pelos ventos na província de Misiones | Misiones On Line
Poste de energia elétrica e escola destruídos pela tempestade em Santa Rosa, localidade mais atingida pelos ventos na província de Misiones| Foto: Misiones On Line
  • Casa em que moravam duas crianças mortas ficou totalmente destruída
  • Tormenta prejudicou a pecuária de vários municípios da região
  • Confira onde fica a província Misiones, na Argentina

Buenos Aires - Um tornado arrasou ontem parte da Argentina, deixando dez mortos na província de Misiones, que faz fronteira com o Brasil. Entre as vítimas, sete são crianças, segundo o diretor da Defesa Civil argentina, Ricardo Veselka Corrales. Mais de 50 pessoas ficaram feridas.

"Casas foram totalmente destruídas, e postes e árvores foram derrubados", frisou Veselka.

A localidade mais atingida pela tempestade foi Santa Rosa, no departamento de San Pedro, a 1.300 km ao norte de Buenos Aires. O povoado tem casas precárias, na maioria de madeira, e está em uma área de floresta. Outras cidades argentinas, como Tobuna e Pozo Azul, também foram afetadas.

"Percorri a área, e o cenário é incrível. Nunca vi nada igual. As casas desapareceram. Um centro de saúde inaugurado há apenas três anos também sumiu", relatou o prefeito de San Pedro, Orlando Wolfart. Segundo o prefeito, os fortes ventos arrancaram um bebê dos braços de sua mãe. Tes­temunhas disseram que o tornado carregou animais.

Vinte e quatro pessoas estavam hospitalizadas ontem à noite em San Pedro, informou a diretora do hospital desta cidade, Alicia Pujato. Onze feridos foram internados em outras localidades.

"Foi um fenômeno que não é habitual nessa região. Aqui sempre temos ventos mais fortes e chuvas torrenciais, mas esse foi um fenômeno que não acontece", disse o ministro de governo da província, Daniel Franco.

O ministro argentino da Saúde, Juan Manzur, anunciou sua ida ao local. No Brasil, quatro pessoas morreram e 64 foram feridas no estado de Santa Catarina, no sul do país.

Paraguai

O tornado também atingiu cidades do Paraguai, onde mais de 700 pessoas tiveram suas casas danificadas. Os danos ocorreram nos departamentos de Neembucu, San Pedro, Paraguari, Cordillera, Canindeyu e Caaguazu, de acordo com relato de Aldo Saldivar, chefe dos socorristas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]