• Carregando...
Donald Trump se dirigindo ao embarque em direção a Miami, Flórida | MANDEL NGANAFP
Donald Trump se dirigindo ao embarque em direção a Miami, Flórida| Foto: MANDEL NGANAFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou nesta sexta-feira (16) que está sendo investigado pela demissão do ex-diretor do FBI James Comey.

Na quarta-feira (14), os jornais "Washington Post" e "New York Times" informaram que o conselheiro jurídico especial da Casa Branca, Robert Mueller, está liderando um inquérito contra Trump, aberto alguns dias depois da demissão de Comey, em 9 de maio.

"Estou sendo investigado por demitir o diretor do FBI pelo homem que me disse que deveria demitir o diretor do FBI. Caça às bruxas!", publicou Trump na rede social Twitter, sem citar nomes.

Também na rede social, o presidente norte-americano já havia dito que a versão sobre a suposta obstrução da Justiça é falsa.

"Eles inventaram uma história falsa sobre o conluio com a Rússia, não encontraram nenhuma prova, e agora falam em obstrução da Justiça sobre uma história falsa. Bacana", disse o presidente, referindo-se também a suspeitas de coordenação entre sua campanha e Kremlin.

O presidente tem usado o termo "caça às bruxas" com frequência para se referir ao trabalho de investigadores, promotores e jornalistas que questionam medidas adotadas pelo governo.

Investigação

A investigação do FBI durou quase um ano e se concentrou em saber se havia alguma coordenação entre a campanha de Trump e a Rússia durante as eleições de 2016. Os investigadores de Mueller planejam falar com Daniel Coats, o diretor de inteligência nacional, e Mike Rogers, chefe da NSA, de acordo com cinco pessoas informadas sobre os pedidos de interrogatório.

Citando fontes anônimas, os jornais americanos dizem que importantes oficiais de inteligência concordaram em ser entrevistados sobre o tema por investigadores que estão trabalhando com Mueller.

A tese de que Trump agiu para obstruir a Justiça já havia ganhado força na semana passada, após Comey dizer em depoimento no Senado que acredita ter sido demitido por Trump para minar a investigação do FBI sobre a Rússia.

Embora seja improvável que a investigação conduzida por Mueller leve o presidente a enfrentar alguma acusação criminal, a obstrução da Justiça pode constituir a base de um processo de impeachment.

Qualquer passo desse tipo, porém, enfrentaria enorme obstáculo, uma vez que exigiria a aprovação da Câmara dos Deputados, controlada por republicanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]