• Carregando...

Para combater o consumo e o tráfico de cocaína - considerada pelas autoridades um dos maiores flagelos do país -, o governo uruguaio vai impulsionar um projeto para legalizar a venda da maconha, que seria regulada e controlada pelo Estado, informou nesta terça-feira (19) o jornal uruguaio "Subrayado". A iniciativa, que será promovida pelo Poder Executivo, ainda requer uma discussão e aprovação parlamentar.

A lei desenvolvida pelo presidente José Mujica, junto a ministros do gabinete de segurança e de um grupo interdisciplinar de técnicos, vai criar um registro de consumidores, que seriam devidamente identificados. Eles teriam acesso a uma quantidade de 40 cigarros de maconha mensais para consumo individual - limite estabelecido por médicos. A droga também passaria por controles de qualidade e rastreamento.

O preço dos cigarros controlados será acessível ao público, de acordo com o projeto, e conterá um imposto adicional destinado à reabilitação de viciados em drogas.

Ao ser perguntado sobre a legalização do cultivo de maconha para consumo próprio, durante uma entrevista em maio deste ano, Mujica disse que não era a favor da medida: "Não sou a favor, mas não tenho autoridade moral para impedir que se cultive, já que fumei tabaco por toda a minha vida. Vou passar uma imagem de velho conservador? Mas, como tudo na vida, é preciso haver limites".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]