• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Inocentada pelo juiz Sergio Moro, Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, continua na mira da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal. Os procuradores recorreram da sentença e pedem a condenação dela, em segunda instância, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Na sentença de Moro, Cabral foi condenado a 14 anos e dois meses de prisão. Mas o MPF também pede revisão desta pena. 

Acusado Dentre os procuradores da Lava Jato o nome de Deltan Dallagnol ganhou o noticiário nacional não somente por sua atuação na força-tarefa. Ele está sendo acusado pelo jornalista Reinaldo Azevedo de estar usando a Lava Jato como palco para uma eventual candidatura ao Senado pelo Podemos, partido liderado pelo senador paranaense Alvaro Dias. 

Azevedo engrossou as críticas à Lava Jato desde que teve divulgados trechos de telefonemas seus para a irmã de Aécio Neves, Andréa Neves, logo após a prisão dela no âmbito da delação da JBS. 

Leitoa Outro crítico da Lava Jato que tem ocupado espaço cada vez maior no teatro político brasileiro é o deputado mineiro Fábio Ramalho, do PMDB, o Fabinho Liderança. De Brasília, Evandro Éboli conta como Fabinho ganhou a admiração de seus pares: oferecendo lautos jantares aos colegas, onde o prato principal costuma ser leitoa assada

Diga-me com quem andas 

No Foro de São Paulo, entidade que reúne grupos de esquerda latino-americanos, a presidente do PT, a senadora paranaense Gleisi Hoffmann, defendeu publicamente o regime ditatorial de Nicolás Maduro. O editorial da Gazeta desta quarta mostra como a propalada defesa de “valores democráticos” por lideranças petistas é distorcida

“Violenta ofensiva” quem tem promovido é justamente a ditadura bolivariana que levou a Venezuela aos caos econômico, social e político com seu “socialismo do século 21”. O país que tem “excesso de democracia”, nas palavras de Lula, mantém presos políticos, incluindo líderes oposicionistas. 

O Brasil não é para amadores 

As incongruências do sistema previdenciário brasileiro fazem com que o país gaste a absurda quantia de 2,2% do PIB com aposentadorias precoces. Isso quer dizer: aposentadoria de gente que tem plenas condições de trabalhar, com menos de 60 anos, e que, não raro, continua na ativa mesmo recebendo o benefício. 

O gasto proporcional brasileiro é exatamente o dobro dos países da União Europeia, que destinam apenas 1,1% de sua riqueza neste tipo de aposentadoria. A quem esse desequilíbrio favorece? Basta olhar para o topo da pirâmide social. 

A ameaça fantasma 

A liminar judicial que barrou o aumento da PIS/Cofins sobre o preço dos combustíveis não deve ser suficiente para deter o aumento de impostos no país, seja agora, seja nos próximos anos. Na opinião do âncora da Gazeta Teco Medina, o fantasma da tributação continuará assombrando o contribuinte brasileiro enquanto o país não encarar as reformas de frente

O autor Mas se estiver curioso para saber como o aumento da gasolina foi barrado agora, conheça o autor da ação que ajudou a suspender a alta dos combustíveis

Quem quer dinheiro? 

Estamos perto do prazo final para o saque das contas inativas do FGTS. Segunda-feira, 31, é o último dia em que será possível realizar o saque. Não há indicativo de que o prazo seja prorrogado. 

A injeção de dinheiro no mercado interno, entretanto, não deve parar por aí. A partir de 15 de agosto é esperado o depósito da distribuição de 50% dos lucros do FGTS, uma novidade introduzida pela Lei 13.446/2017. Fabiane Ziolla Menezes explica como esse depósito deve acontecer nas contas dos brasileiros. 

Perseguição? 

O diretor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que implementou um novo sistema de seleção para alunos cotistas, Dennys Xavier, foi demitido nesta terça-feira pelo reitor da entidade. A simples exigência de uma entrevista presencial fez com que quase 70% dos aprovados por cotas raciais no vestibular fossem eliminados. Veja qual foi a razão alegada para a demissão do agora ex-diretor

O fim do Flash 

Tecnologia que dominou a internet nos anos 2000, o plugin para navegadores Flash – muito usado para criar joguinhos casuais na rede – será descontinuado por sua fabricante, a Adobe, até 2020. Rodrigo Ghedin mostra que quase ninguém mais, entretanto, continuava usando o dispositivo, cuja previsão de morte remonta ao lançamento do primeiro iPhone. 

Fogo contra fogo 

No Paraná, a troca de acusações entre membros da atual e da antiga gestão da prefeitura de Curitiba ganhou novos contornos com as declarações do ex-secretário de Urbanismo da capital, Reginaldo Cordeiro, que rebateu a denúncia de irregularidades na expedição de licenciamentos urbanísticos durante seu tempo frente à pasta. 

“Infelizmente, a gente fica imaginando que só pode ser motivação política. Não tem outra explicação”, disparou Cordeiro. 

Na mira Outro secretário do Urbanismo de Curitiba, este da atual gestão, está com a cabeça a prêmio no Palácio 29 de Março. Marcelo Ferraz seria o alvo prioritário de vereadores situacionistas que, prestigiados após a aprovação do pacotaço fiscal de Rafael Greca na Câmara, querem a saída do gestor. Motivo? Ele aplica multas demais. 

Reciclagem urbana 

Um escritório de arquitetura curitibano está propondo seis mudanças de fácil aplicabilidade para pontos subaproveitados de Curitiba, como parques e praças esquecidos ou abandonados. São soluções que não dependem de mudanças estruturais, mas de deques, pintura ou mobiliário urbano. Veja na Haus quais são os locais propostos para receber essas melhorias. 

Ataque de DJ 

Sabe quem pode ser a próxima celebridade a “atacar de DJ”? Sim, você mesmo. Essa, ao menos, é a promessa da Quarta Rock, uma das atrações da noite desta quarta em Curitiba. Curioso para saber como funciona? Veja essas e outras atrações sugeridas pelo Guia Gazeta do Povo para uma quarta-feira divertida

Homenagem esclarecida 

Depois que um líder religioso hindu pediu que a AB InBev, fabricante da cerveja Brahma, mudasse o nome da bebida em respeito à divindade religiosa homônima, a companhia veio a público esclarecer que o nome da cerveja não é relacionado ao deus hindu, mas... ao inventor da válvula do chope? Entenda melhor a história no Bom Gourmet. 

Assim começamos esta quarta-feira. Que a leitura lhe seja agradável. Até amanhã!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]