• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Michel Temer e Rodrigo Rocha Loures cometeram, em conluio, crime de corrupção passiva. A Polícia Federal chegou a essa conclusão com base nas provas e indícios coletados no caso JBS. E ainda nem está levando plenamente em consideração o áudio da conversa entre o presidente da República e o empresário Joesley Batista. A perícia ainda não concluiu a limpeza dos trechos inaudíveis, o que fez a PF pedir mais cinco dias para entregar o relatório final do inquérito.

A vez de Aécio

Quem busca o mesmo grau de certeza é a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. Marco Aurélio (relator), Luís Fux, Rosa Weber, Luiz Roberto Barroso e Alexandre de Moraes julgam, hoje, o pedido de prisão do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG)

Se a solicitação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, for aceita, caberá ao Senado votar a prisão do par. Bruna Borges conta todas as nuances do julgamento, inclusive o efeito sobre o racha no PSDB quanto a seguir na base de Temer.

O podcast Reunião de Pauta, da equipe de República, discutiu a possível prisão de Aécio - também a viagem de Michel Temer à Europa e a contagem regressiva para a sentença de Lula no caso do tríplex.

A reforma suave

O governo não se cansa de minar a própria proposta de reforma da Previdência para agradar aliados. O relator do projeto, Arthur Maia (PPS-BA), revelou a incorporação de uma regra de transição a servidores públicos que ingressaram na carreira antes de 2003.

Em nosso editorial, apontamos como este privilégio só aumenta a discrepância entre o que será a Previdência para funcionários públicos e para trabalhadores da iniciativa privada. Um prêmio indevido a muitas categorias que não tiveram cerimônia em impor suas propostas à base da força e do vandalismo.

As concessões beneficiam quase que exclusivamente grupos minoritários que já têm condições muito mais vantajosas que o grosso da população. Já a grande massa de trabalhadores, essa não tem quem a defenda, ou pelo menos não com tanta ênfase.

E para quem tem alguma dúvida da disparidade, listamos cinco benefícios fantásticos dos servidores públicos. Tem até bônus por produtividade.

Agente 86

Os mais antigos, digo, vividos devem se lembrar de Maxwell Smart, o atrapalhado agente secreto 86. Pois o Gabinete de Segurança Institucional do governo cometeu uma gafe digna do personagem interpretado por Don Adams. Revelou, em uma agenda oficial, o nome do chefe da CIA no Brasil - a identidade dos agentes da inteligência americana costuma ser um dos segredos mais bem guardados do mundo.

O próximo alvo

A Lava Jato já quebrou alguns tabus. Mandou donos de grandes construtoras para a cadeia. Condenou políticos que delinquiam alegremente. Rompeu o discurso militante de que só atingia o PT. Chegou a hora de avançar sobre o setor financeiro? Temos oito sinais muito claros de que os grandes bancos são a próxima fronteira da Lava Jato.

A tabela do IR

No sínteses, a discussão é a mudança na tabela do Imposto de Renda, movimento estudado pelo governo federal. O economista Caio Augusto de Oliveira Rodrigues diz que a ideia de diminuir a alíquota máxima é ruim, mas a de ampliar a faixa de isenção é positiva.

Não é difícil imaginar quem pagará essa conta. Muito provavelmente, os que menos ganham, por meio de outros tributos indiretos.

O professor de MBA da Universidade Positivo, Marco Aurélio Pitta, diz que a redução da tabela do IR teria de vir acompanhada de ampla reforma tributária e da queda da sonegação e da corrupção.

Necessitamos de uma reforma tributária urgente. Desburocratizar as empresas com excesso de obrigações seria um dos caminhos.

É terrorismo

Ataques terroristas se tornaram uma triste rotina de Londres. A novidade no ataque de domingo à noite é que se tratou de uma vingança contra muçulmanos, como definiu Leandro Narloch.

Local do ato, o Finsbury Park foi, por anos, considerado um reduto de extremismo islâmico na capital londrina. O que ajuda a entender a escolha do bairro como alvo.

A sucessão de ataques terroristas na Europa influencia cada vez mais a relação dos cidadãos locais com imigrantes. Em Lampedusa, na Itália, a prefeita recebeu prêmio da ONU e cumprimentos da Barack Obama por receber imigrantes africanos, mas acabou sendo punida nas urnas com um terceiro lugar na eleição municipal.

Capitalismo do bem

Renata Red visitou o Preto Café, um café de São Paulo em que as pessoas pagam o quanto querem pelo lanche. Um exercício de capitalismo do bem em que a experiência político-cultural-social-gastronômica sai por até R$ 180.

Ninguém merece

Se você está farto de ser bombardeado por ligações de telemarketing, seus problemas acabaram! Bia Kunze ensina como rastrear e, principalmente, bloquear as ligações de telemarketing para seus telefones fixo e móvel. Direto do blog Garota sem fio.

Segunda tentativa

A Câmara de Vereadores se reúne, hoje, para novamente tentar votar o ajuste fiscal proposto por Rafael Greca.

No Caixa Zero, Rogério Galindo e Camila Abrão (com participação especial de João Frey) mostram que os vereadores contam até com o frio e a chuva para aprovar o pacote

O presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), garante ter tomado as providências necessárias para que uma eventual nova manifestação (e mesmo invasão) dos servidores não desemboque em um novo 29 de abril.

Uma breve busca nas redes sociais mostra como, em 2015, Rafael Greca criticou duramente o pacote enviado por Beto Richa à Assembleia Legislativa  e ação do poder público na Batalha do Centro Cívico. O mundo dá voltas.

Ontem, o prefeito sofreu a primeira derrota no pacote ao ver a Justiça derrubar a liminar que permitia ao município sacar R$ 600 milhões da previdência dos servidores da prefeitura de Curitiba.

Por falar em Richa...

Há três inquéritos abertos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador do Paraná. Catarina Scortecci conta em que estágio se encontra cada uma das ações contra Beto Richa.

A batalha no zap

André Pugliesi reconta a selvageria entre torcedores de Coritiba e Corinthians a partir de áudios de WhatsApp. Simplesmente repugnante.

Para atletas

Se você não se intimida com o frio e pula cedo da cama mesmo no inverno, a Marina Mori apresenta uma série de cuidados para o exercício sob baixa temperatura não te mande para o departamento médico.

Para casa

Se a opção for por ficar em casa, nós, homens da região Sul, estamos devendo um pouco em divisão de tarefas. Pesquisa do Instituto Locomotiva indica que apenas 22% dos homens do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul compartilham as missões do lar com as esposas. O número sobe apenas quando o assunto é colocar o lixo pra fora. 

Da minha parte, vou ali na cozinha melhorar um pouco o índice. Uma ótima terça-feira a todos!

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]