• Carregando...

As cooperativas do Paraná se preparam para o “Dia C” – Dia de Cooperar –, que em 2015 é realizado neste dia 4 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, com um grande evento no Parque São Lourenço, em Curitiba, com o apoio da prefeitura e do Centro de Ação Voluntária (CAV). A campanha mobiliza, em todo o país, centenas de cooperativas; no Paraná, contará com 52 ações realizadas por 99 cooperativas em 57 municípios e que reunirá cerca de 4 mil voluntários, beneficiando aproximadamente 35 mil pessoas.

Desta vez, além de buscar transformar ações isoladas das cooperativas locais em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista em nível nacional, o Dia C pretende divulgar para milhões de brasileiros a importância e o comprometimento das cooperativas com a viabilização das atividades e negócios de milhares de pessoas e de seu comprometimento com o desenvolvimento da sociedade. A essência do cooperativismo é a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, com equilíbrio de diversas forças sociais. Estamos cada vez mais convencidos de que esta é a alternativa mais viável de transformação social de uma realidade na qual a desigualdade e a injustiça social, infelizmente, crescem a cada dia.

O cooperativismo tem contribuído imensamente para o desenvolvimento econômico e a inclusão social

O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais. Desde 2013, o Sistema OCB vem incentivando e apoiando para que cooperativas de todo o país se juntem a essa grande campanha. No ano de 2015, já somos um país inteiro envolvido pelo mesmo espírito de cooperação e ajuda mútua que faz do Dia C uma iniciativa transformadora.

O cooperativismo tem forte presença no cenário nacional e tem contribuído imensamente para o desenvolvimento econômico e a inclusão social. Só para dar um exemplo, no ramo agropecuário, 48% da produção agrícola do país passa, em algum estágio da cadeia produtiva, pelas mãos de cooperativas; no Paraná, este indicador é de 56%. No ramo do crédito, as cooperativas ocupam a sexta posição no mercado e, no setor de saúde, elas estão em mais de 80% das cidades brasileiras. Mas o importante é o fato de que, nas regiões nas quais o movimento cooperativista é mais forte, os indicadores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), são bem melhores.

No ano passado, o Dia C reuniu no país cerca de 65 mil voluntários de 900 cooperativas, que se mobilizaram para ações de cidadania como consultas e orientações médicas e odontológicas, higiene pessoal, orientação nutricional, doação de sangue, visitas a orfanatos e creches, iniciativas culturais, esportivas, de lazer e de educação. Em todos estes anos, o Dia C procurou transformar ações cooperativas, que muitas vezes ocorriam de Norte a Sul do país, de forma isolada e por tempo determinado, em programas estruturados e permanentes de solidariedade das cooperativas, com ênfase no desenvolvimento social.

Estamos certos de que o Dia C será um marco na história do cooperativismo. A maior visibilidade do movimento cooperativista certamente mostrará que existe um caminho exequível e já em curso para tornarmos o Brasil e o Paraná mais prósperos e, principalmente, muito mais justos e solidários.

João Paulo Koslovski é presidente do sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná).
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]