• Carregando...

Compartilhamento e gestão participativa são ideias bem difundidas e valorizadas no mundo todo hoje, especialmente pelas novas gerações. No mais das vezes, porém, a prática ainda perde para a intenção, deixando o grau de influência sobre produtos e serviços aquém do anseio de participação que cada um de nós carrega consigo. Nessa jornada em busca de modelos cada vez menos verticais, a Unicred chega ao Paraná como uma boa nova: traz o espírito gregário consigo. Foi, afinal, em uma assembleia geral que os cooperados decidiram que era hora de planejar o futuro com um plano de aposentadoria.

A preocupação com a renda futura sempre fez todo o sentido para profissionais liberais. Hoje, diante da iminente reforma da Previdência Social, o tema merece ser analisado por todos os brasileiros. De acordo com o governo, o déficit da Previdência deve atingir R$ 150 bilhões (2,3% do Produto Interno Bruto) este ano, razão pela qual a mudança do modelo de aposentadoria apresenta-se como um tema urgente para o governo federal. Os gastos com a Previdência saltaram de 0,3% do PIB em 1997 para projetados 2,7% em 2017.

A preocupação com a renda futura sempre fez todo o sentido para profissionais liberais

No modelo proposto pelo governo, quem tem até 50 anos terá de seguir as novas regras integralmente, cumprindo a idade mínima de 65 anos e o tempo mínimo de 20 anos de contribuição para ter direito a algum benefício. A partir dessa idade, as regras serão flexibilizadas. Os debates sobre o assunto seguem acalorados e a aprovação da reforma, discutida há muitos anos, não deve ser simples. O certo é que será preciso contribuir por mais tempo com carteira assinada. Além disso, podemos antever uma redução significativa nos benefícios, dada a desvinculação do piso da Previdência do salário mínimo.

Diante desse cenário, a adesão aos planos de previdência privada faz cada vez mais sentido. São o produto ideal para o empreendedor que trabalha por conta própria, figura cada vez mais presente na nossa economia, ou para aqueles que têm carteira assinada e buscam complementar sua renda partindo da premissa de que a previdência pública foi criada para dar garantias mínimas, tendo a renda futura limitada por um teto.

Além de construir o hábito de poupar e de gerar renda futura, um dos grandes atrativos da previdência privada é o socorro imediato de cônjuges e filhos, pois os planos de previdência não entram em inventários e não pagam impostos sobre transmissão de bens. O poupador também tem a liberdade de comparar modelos, taxas de rentabilidade e de administração na hora de escolher seu plano.

A previdência complementar oferecida pela Quanta, um dos serviços mais valorizados da Unicred, encerrou o ano de 2015 com um patrimônio de R$ 1,4 bilhão, um crescimento de 47% em relação ao fechamento de 2014. Maior que esses números é o orgulho cooperativista da Unicred em compartilhar os bons resultados financeiros com cada um de seus participantes. Conta muito para a empresa saber que contribui para o propósito de ir além da riqueza financeira, gerando para a sociedade os intangíveis valores da estabilidade e da segurança.

Armando Arruda é economista-chefe da Unicred.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]