• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Uma pesquisa conduzida na Alemanha conseguiu estabelecer os dados que a direita alemã já intuía: o alto fluxo de imigrantes provocou um aumento dos crimes violentos na região pesquisada, a Baixa Saxônia.

Mas isso não significa que as soluções propostas pela direita nacionalista para a questão migratória sejam corretas, como o próprio estudo aponta.

Pai e mãe

Juízes alemães decidiram que uma mulher transexual, nascida com o sexo biológico masculino, não pode ser considerada mãe do filho concebido a partir do seu sêmen, congelado antes da mudança de gênero. Para o tribunal, a lei é clara ao prever que apenas o sexo biológico e a correspondente “contribuição específica” de cada sexo seriam relevantes para determinar quem é o pai e quem é a mãe.

Presidentes

O presidente dos Estados Unidos quer processar a editora que vai publicar um livro com os bastidores do seu primeiro ano de governo. O livro, que será lançado na próxima semana e está em primeiro na lista dos mais vendidos da Amazon, já está levantando polêmicas pelas declarações do ex-estrategista-chefe do governo, Steve Bannon.

Donald Trump também quer endurecer no combate à maconha. A ideia é que os promotores federais voltem a processar cidadãos por crimes relacionados à maconha nos estados onde ela foi legalizada.

Michel Temer até quer um ministério de notáveis, mas o produto está em falta. Evandro Éboli explica.

Emprego

E por falar em notáveis, a nova Ministra do Trabalho, Cristiane Brasil (PTB-RJ), citada em delação, filha de mensaleiro condenada, tem mais uma para o currículo: já foi condenada em uma ação trabalhista movida por um motorista que trabalhava até 15 horas por dia

O emprego ainda patina no Brasil. O editorial da Gazeta do Povo analisa a timidez da retomada, sob a perspectiva dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em novembro, foram 12,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada fechadas, interrompendo um ciclo positivo de sete meses:

E, diante disso, não há outra solução a não ser insistir nas reformas: a tributária, que tornará mais racional o pagamento de impostos e pode desonerar a folha de pagamento; e a da Previdência, necessária para que o setor público tenha a chance de ajeitar suas contas, condição imprescindível para a manutenção (ou até mesmo novas quedas) da Selic.

Help!

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), pediu ajuda do Exército e da Força Nacional de Segurança para “proteger o cidadão e o patrimônio público” em face da “invasão” que algumas lideranças políticas prometem em 24 de janeiro, dia do julgamento do ex-presidente Lula no TRF-4. A PM está em greve?

O presidente Michel Temer pediu aos Ministérios da Defesa e da Justiça que avaliem o pedido de Marchezan. Já tem ministro dizendo: desnecessário.

Lava Jato

A Lava Jato agora investiga o financiamento dessa pérola do cinema nacional que é “Lula, o filho do Brasil”. Marcelo Odebrecht e Antonio Palocci já foram ouvidos.

E o comando da Polícia Federal dobrou a equipe da operação. Querem acelerar as 273 investigações em curso no Supremo Tribunal Federal. A meta: encerrar as investigações antes do início do período eleitoral.

Desaparecido

Na terra do socialismo do século XXI, um brasileiro segue desaparecido. Jonatan Diniz trabalhava em uma ONG que ajuda crianças e estava no país quando foi preso: segundo lideranças bolivarianas, a CIA estaria por trás de seu trabalho. O Itamaraty vem tentando localizá-lo. Em vão. 

Quem manda

As negociações entre a Boeing e a Embraer continuam. A empresa brasileira afirmou que um eventual acordo vai respeitar os interesses da segurança nacional e obedecer “incondicionalmente” a “golden share” do governo brasileiro – ação que dá poder de veto ao governo em empresas privatizadas.

Mas Guido Orguis opina que o governo deveria abrir mão de sua golden share e deixar que empresas privatizadas sigam seu curso com menos intervenção estatal:

Quase duas décadas depois das privatizações, a golden share se tornou um anacronismo. É sempre possível dizer que os acionistas aceitaram essa condição quando investiram na empresa, mas isso não significa que é o melhor para a companhia ou para o país. O melhor seria uma Embraer maior, com mais capacidade de investimento e gerando ainda mais inovação. A amarra imposta pelo governo se tornou um fator limitador.

Contas públicas

O governo quer derrubar a liminar do STF que suspendeu o adiamento do reajuste para 373 mil servidores públicos federais. Ministros da corte já se preocupam com os efeitos nas contas.

A equipe econômica quer amenizar a “regra de ouro”, que impede a União de emitir dívida em volume superior a investimentos e custeio. Vem pedalada aí?

Um ato administrativo do CNJ tenta barrar os penduricalhos nos salários de juízes. Tem desembargador recebendo até R$ 245 mil. Mas a decisão tem brechas: Lucio Vaz explica.

Os brasileiros estão vivendo mais e  o processo de envelhecimento populacional no Brasil é como rápido e intenso. Fernanda Trisotto explica estudo do IPEA que analisou os dados da Previdência em 1992 e 2015.

Maioridade Penal

Para 84% dos brasileiros, a maioridade penal deve diminuir de 18 para 16 anos. Há uma proposta no Senado para reduzi-la apenas para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Janaina Paschoal, porém, é contrária à medida. A autora do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi ouvida pelo blog A Protagonista.

Perigo

Falhas graves foram reveladas nos processadores da Intel, AMD e ARM. Elas podem vazar dados sensíveis dos usuários, mas ainda há muitas dúvidas sobre a natureza e a extensão do problema.

Rodrigo Ghedin, do Manual do Usário, dá dicas do que já é possível fazer para se proteger.

Mais um

Ricardo Barros (PP-PR) vai mesmo deixar o Ministério da Saúde até 7 de abril, para poder concorrer novamente a uma vaga de deputado federal. Vários ministros já debandaram para cuidar do pleito em 2018.

Tudo como está

Uma liminar da ministra Cármen Lúcia suspendeu os efeitos da lei estadual que reduz a gratificação paga a professores estaduais que lecionam em presídios e centros de socioeducação.

Prós e contras

Vinicius Cordeiro analisa as perspectivas do Atlético com seu novo técnico, Fernando Diniz.

Urbanismo

Em Curitiba, terminais de ônibus matam as praças, segregam usuários e talvez nem favoreçam o comércio.

Vou de Uber

Acabou o prazo. Carros que prestam serviços para aplicativos de transporte, como Uber e Cabify, devem circular em Curitiba com adesivo de identificação da empresa para a qual operam. Muito motorista não quer colar a identificação.

Também, pudera. A hostilidade dos taxistas continua grande. Xingamentos, pontapés e até pedradas entre motoristas já teriam ocorrido em ponto de táxi de um Shopping da capital. Um vídeo mostra que os motoristas fizeram uma barreira com os carros para impedir que os usuários peguem carros de aplicativos.

Na dúvida, melhor não perder a benção dos capuchinhos.

Um anjo

Falando nisso, um bombeiro de folga salvou uma família inteira do afogamento no primeiro dia de 2018. Ele teve ajuda de surfistas.

Sextou

Pra todos os gostos. Cinco pubs para curtir o verão em Curitiba.

Criançada. Programação de férias no zoológico. A criançada vai adorar.

Vai viajar? Saiba quais são as companhias áreas mais seguras do mundo.

Black Friday. Aproveite se quiser fazer umas compras antes. As lojas abrem nesta sexta-feira com até 70% de descontos.

Um ótimo primeiro final de semana do ano para todo mundo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]