• Carregando...
 | Marcelo AndradeGazeta do Povo
| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

Bom dia!

Começamos muitas das nossas conversas matinais falando sobre reformas e como elas são fundamentais para o Brasil ter uma recuperação econômica sustentável. Hoje, falaremos sobre como o país sabota as reformas - e, por consequência, o próprio futuro. 

 

A nova legislação trabalhista entra em vigor dia 11 de novembro com a segurança jurídica, um dos seus maiores ganhos teóricos, seriamente ameaçada. A associação dos juízes do Trabalho (Anamatra) divulgou 125 recomendações que, se seguidas nos tribunais, lançarão sobre uma roleta pontos fundamentais da reforma. Fernanda Trisotto explica os cinco mais críticos: negociado x legislado, jornada intermitente, horas in itinere, terceirização e justiça gratuita

 

O governo federal não tomará nenhuma preventiva extra para evitar qualquer confusão. Irá esperar a reação do mercado para fazer ajustes via decretos e regulamentações

*** 

Mesmo com as incertezas quanto à sua aplicação, a reforma trabalhista está anos-luz à frente das demais. Foi discutida, aprovada e tem data para entrar em vigor. Na da Previdência, a classe política ainda vive a fase da negação do déficit e da fantasia de que há orçamento para subir o teto, produtos finais do irresponsável relatório final da CPI da Previdência. O editorial da Gazeta do Povo comenta o tema. 

Se a realidade é dura demais e atesta a necessidade de reformar a Previdência, ignore-se a realidade e prefira-se a ideologia. O teatro em que se transformou essa CPI é fatal para o país. Se houvesse sensatez no Congresso, já deveríamos estar discutindo como fazer a reforma da Previdência. 

*** 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admite colocar uma terceira reforma na pista ainda em 2017: a tributária. Porém, com um alerta. Quer uma versão mais enxuta do que a proposta pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que trate apenas da simplificação, não da redistribuição entre os entes federativos. 

A prioridade deles 

As três reformas descritas acima são prioridade para o Brasil. Mas o Congresso quer é acelerar o projeto de abuso de autoridade, estaca afiada para fincar no peito da Lava Jato. O projeto ganhou regime de urgência, concessão de Maia ao corporativismo parlamentar, como apontamos em editorial. 

Há uma 'bancada da Lava Jato' com força para aprovar medidas que dificultem a vida dos que trabalham contra a corrupção, seguindo o roteiro da Itália pós-Mãos Limpas. 

 

O que acontece se a "bancada da Lava Jato" vencer? Alexandre Borges ouviu dois ex-integrantes da Mãos Limpas e compartilha conosco a resposta sombria

Corrupções e corrupções 

Em outro editorial, analisamos recente pesquisa em que o brasileiro aponta a corrupção como mais forte cultura nacional, mas não vê a corrupção como sua característica individual mais marcante. 

Um equívoco a evitar, quando falamos das 'pequenas corrupções', é o de igualá-las às grandes roubalheiras – há, sim, enorme diferença moral entre um 'gatonet' e o petrolão. 

 

A resposta por essa questão passa, inevitavelmente, pela nossa cultura democrática. Ou pela falta dela. No podcast Ideias, Alexandre Borges, Jones Rossi, Leandro Narloch e Rodrigo Constantino discutem se os brasileiros perderam a fé na democracia

Torneira fechada 

A necessidade de conter os gastos públicos e o crescente custo da Previdência fizeram o governo Temer fechar as torneiras em programas xodó da era PT. Ao todo, 13 ações sociais sofreram cortes de 2015 a 2017, incluindo a maior de todas, o Bolsa Família. 

Legislação dinâmica 

O Senado vota amanhã, em regime de urgência, projeto de lei que altera as regras para aplicativos de transporte de passageiro no Brasil. Uber, Cabify e 99 estão fazendo um "corpo a corpo virtual" com os seus usuários, para que eles pressionem seus senadores a não "estatizarem" os serviços. 

 

Célio Martins explica a guerra entre aplicativos e taxistas. E indica: o desfecho deve ser apenas no STF. 

 

Em Curitiba, motoristas do Uber organizam um protesto para hoje que pode deixar a cidade sem o serviço durante parte do dia

Por desafio e autonomia 

Você deixaria uma posição de destaque em uma grande empresa para trabalhar em outra menor? Rafael Lauand fez isso. Duas vezes. Em nome de desafio, autonomia e possibilidade de tomar decisão. 

Trabalho e família 

Carlos Wizard Martins chegou ao seu primeiro bilhão aos 26 anos de idade. Mas nem por isso deixa de lado a real base do seu sucesso. Em entrevista a Reinaldo Bessa, ele conta como concilia de uma maneira especial família e trabalho justo no dia mais associado à vida profissional

Não tenho qualquer problema com as segundas-feiras. Com o início de uma nova semana, temos oportunidade de recomeçar e retomar projetos, dar sequência aos nossos sonhos. Reservo as noites de segunda para realizar uma reunião familiar, onde tratamos de assuntos para fortalecer os laços familiares. 

Entre os melhores 

Harvard, Stanford e MIT estão entre as dez melhores universidades do mundo e alguns brasileiros estão lá. Eles contam como percorreram o concorrido caminho até as cadeiras mais cobiçadas do meio acadêmico. 

Unidos pela educação 

Dez municípios do interior do Paraná se uniram para contratar um secretário regional de Educação. A um custo baixo, o profissional terá a missão de alavancar a educação infantil na região. 

Sementes lançadas 

O Laboratório de Reação Urbana do Vale do Pinhão chegou ao fim ontem, lançando as próximas diretrizes do projeto de revitalização do bairro Rebouças, em Curitiba. Ao longo de 2018 será formatado um plano preliminar de recuperação da área, a ser entregue à prefeitura. Paralelamente, UFPR, PUC, UTFPR e Universidade Positivo fecharam parceria para um curso de especialização conjunto em Reação Urbana. 

 

O próximo passo será preparar será apresentar os resultados do primeiro laboratório no Smart City Expo 2018, principal encontro sobre cidades inteligentes do país. 

Simplificação 

Cervejarias artesanais são uma febre em Curitiba, mas fabricá-las exige pagar "imposto de gente grande". Naiady Piva explica como a possibilidade de adesão ao Simples a partir de janeiro deve desafogar o setor

 

As dificuldades de ter uma microcervejaria no Brasil também foram tema do podcast Vida Financeira. 

Tabelinha de sucesso 

Se no futebol o PSG foi buscar Neymar para subir de patamar, na produção de sementes o caminho é inverso. O Grupo Guerra, de Pato Branco, fechou uma joint-venture com o francês RAGT. Marcos Tosi conta até onde a parceria pode chegar. 

Overbooking 

Nos últimos meses ficou mais difícil o tráfego aéreo direto entre Curitiba e interior do Paraná. Recessão, tributação elevada e falta de concorrência deixaram essas rotas com menos voos, invariavelmente muito mais caros, explica Rosana Felix. 

Na espera 

A briga política em torno da Hemobras é um drama real para cerca de 1,5 mil paranaenses. Com algum tipo de "coagulopatia hereditária", eles dependem do "mercado de sangue" para ter acesso permamente aos remédios que os mantém vivos. 

Colheita 

No podcast Pequeno Expediente, Rogerio Galindo e Euclides Lucas Garcia comentam que, após dois anos de ajuste fiscal, Beto Richa começa a investir em obras pelo Paraná. O melhor que estava por vir, veio? 

Wiiiilssssonnnn! 

O goleiro Wilson foi o herói da não menos heroica vitória do Coritiba por 4 a 3 sobre o Sport, no Recife. Wilson pegou dois pênaltis batidos por Diego Souza - e o rebote do segundo. O jogo teve duas viradas e o gol da vitória coxa saiu aos 45 do segundo tempo, com Yan Sasse. 

 

O Coritiba deixou a zona de rebaixamento, com 35 pontos. No topo da classificação, o Corinthians pode ver, hoje, a vantagem sobre o Palmeiras cair para três pontos. 

 

No meio da tabela, o Atlético lamenta o empate por 0 a 0 com a Chapecoense e os efeitos sobre o time da briga entre torcida e diretoria

 

Na Série B, o Paraná fechou a rodada em quarto, cinco pontos à frente do Oeste, o quinto. Amanhã os dois times se enfrentam na Vila Capanema. 

É tetra! 

Na Fórmula 1, Lewis Hamilton conquistou o quarto título mundial com um nono lugar no GP do México. 

Doce ou travessura? 

O Halloween definitivamente foi incorporado à cultura brasileira. Aqui estão dicas de como fazer fantasias inspiradas em séries de sucesso. Bares e restaurantes montaram programações especiais para amanhã à noite, em Curitiba. 

Mais uma chance 

Roberto Carlos fará um show extra na Ópera de Arame, no dia 2 de dezembro. A sessão adicional foi aberta no sábado. Para o primeiro show, do dia 1º, há ingressos apenas de camarote. Por isso corra demais para ver o Rei. Ah! Quem é do Clube da Gazeta do Povo tem 50% de desconto. 

 

Ótima semana a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]