• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Um duelo de iguais entre Sergio Moro e Lula, em que o juiz usa sua função para perseguir o réu. É dessa maneira que o PT construiu sua narrativa própria em torno dos processos da Lava Jato contra o ex-presidente. Uma tese que conquistou poucas mentes fora da militância do partido, segundo indica levantamento da Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo.

Para 61,1% dos brasileiros, Moro não persegue Lula. Um contingente um pouco maior, de 71,1%, acredita que o juiz condenará o petista.

A pesquisa e sua análise marcam a reestreia do blog Conexão Brasília, do editor de República, André Gonçalves. Para ter um atalho permanente na tela do celular.

Os advogados de Lula recorreram até ao nazismo para defender a narrativa da perseguição nas alegações finais da defesa. Patético.

Mas, afinal, qual a chance real de condenação - e mesmo prisão - de Lula no caso do tríplex do Guarujá? Kelli Kadanus mergulhou nas 30 sentenças proferidas por Sergio Moro na Lava Jato para indicar o caminho mais provável.

Efeito colateral

A caça a corruptos na Operação Lava Jato tem cobrado um preço alto do Brasil em segurança. Relatório da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), obtido em primeira mão pela repórter Flávia Pierry, mostra que para combater crimes de colarinho branco, a PF acabou descuidando no controle do tráfico de drogas. Mais um prejuízo para a conta da corrupção sistêmica.

Sobrevivendo no inferno

A derrota do governo na discussão sobre a reforma trabalhista, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, foi apenas a rachadura em um dique prestes a explodir. A oposição se articula para um corpo a corpo que atraia mais dissidentes na base aliada e derrube o projeto também na CCJ, semana que vem. Estão à frente do processo a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros. #duplaexplosiva

O esvaziamento das reformas deixa o Brasil à beira de um colapso, na avaliação de Rodrigo Constantino.

Ricardo Amorim aponta a combinação das reformas previdenciária, trabalhista e tributária com o combate implacável à corrupção via Lava Jato são o caminho único para o Brasil voltar a crescer e gerar empregos.

Mesmo que sejam aprovadas, as reformas não devem ser suficientes para proteger Michel Temer, como analisa Guido Orgis.

Temer diz que as denúncias contra ele são fatos desprezíveis e desprezáveis. São para ele e para seus assessores palacianos com estômago para esse tipo de declaração. As reformas são cada vez menos um argumento para que esse discurso seja tolerado pelo resto da sociedade.

O mais novo “fato” para Temer e sua claque desprezarem são a conclusão da Polícia Federal de que o deputado da mala, Rodrigo Rocha Loures, tinha acesso livre ao presidente, de quem foi assessor. As aspas do início do parágrafo se justificam porque cadê a novidade, né?

Se as reformas apenas não bastam, então que se lance um pacote de bondades. Temer tem o seu saindo do forno, com de tabela nova do Imposto de Renda a ampliação do Bolsa Família.

Sincericídio

Evandro Éboli foi à Câmara dos Deputados ontem, dia útil, e encontrou um plenário vazio. Os parlamentares viajaram em massa para suas bases, movimento migratório normal em época de festa junina - inabalado mesmo com um país em crise. Um dos poucos presentes, o deputado Silas Freire (PR-PI) cometeu um sincericídio raro nos tempos atuais.

Temos 14 milhões de brasileiros rezando a São João por um emprego, e esta Casa está parada. Com que moral nós podemos enfrentar este povo brasileiro? Nós não temos essa moral.

Equilíbrio entre poderes

Embora a frase de Freire seja de lavar a alma, a crise moral dos políticos não deve servir de pretexto para que se rompa o equilíbrio entre os poderes. Um risco a que a democracia brasileira está exposta no caso do afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG). 

No nosso editorial, mostramos como o afastamento do senador consiste em um desrespeito à Constituição e em perigosa interferência entre os poderes. E não, não é a mesma coisa que o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara.

A causa nobre do combate à corrupção se desvirtua quando se torna pretexto para tolerar o desrespeito à Constituição e a interferência entre poderes.

Educação

A boa Listamos 15 prêmios vencidos por cientistas brasileiros no exterior. Para aplaudir de pé.

A má O Tribunal de Contas da União determinou que a UFPR devolva R$ 16,4 milhões gastos em convênios irregulares com o Dnit e a Antaq. Resultado da série Universidades S/A, da Gazeta do Povo.

A viciada Seguir carreira política é caminho comum aos presidentes da UNE nos últimos 25 anos. Será também para a recém-eleita Marianna Dias?

Great again

Vergonha É o que parte dos americanos, orgulhosos de serem de um país virtuoso, líder e de moral ilibada, sente diante de um presidente como Donald Trump.

História Por que a Coreia do Norte odeia os Estados Unidos? Vamos viajar até os anos 1950 para descobrir.

Tecnologia

Futuro Projetar o futuro está no DNA das empresas de tecnologia, mas aqui estão quatro conceitos que passaram um pouco do ponto. (Mas renderam belos vídeos)

Hands on Bia Kunze está há três meses usando o Moto G5 Plus e conta no Garota Sem Fio como tem sido a experiência.

Atualização instalada O CEO Travis Kalanick renunciou ao cargo por tempo indeterminado, mas, acredite, esta não é a maior novidade do Uber para você.

Política Paraná

Medo A vereadora Julieta Reis (DEM) relatou a Camila Abrão o medo que sentiu durante a invasão à Câmara, na terça-feira.

Acusação O vereador Professor Euler (PSD) disse ter recebido a oferta de cargos comissionados no município em troca de apoio ao ajuste fiscal. A gestão Greca nega.

Carniça Ney Leprevost, Requião Filho, Gustavo Fruet e Tadeu Veneri, todos derrotados na eleição municipal de 2016, aproveitaram a dificuldade de aprovação do ajuste fiscal para bater na gestão Rafael Greca. Mas nem todos caíram nos braços do povo.

Está por vir O alerta vem de um aliado de Beto Richa: o pacote de austeridade que o governador enviará à Assembleia quando voltar de Londres vai desagradar os servidores estaduais.

Estilo de vida

A que matou o guarda Duas marcas paranaenses de cachaça voltaram com medalhas de um dos maiores concursos do setor, em Minas Gerais.

Dica do Anacreon O supermercado Festval, de Curitiba, fez importação direta e pôs no chão o preço de vinhos portugueses, chilenos, italianos e argentinos.

Puro êxtase O Barão Vermelha toca amanhã em Curitiba com formação nova, sem Frejat nos vocais, e a banda não está nada preocupada com isso.

Aqueça-se Quer combater o inverno com um fogão à lenha? Aqui estão as melhores opções

Futebol

Zoeira never ends Cristiano Ronaldo está para sair do Real Madrid e o Paraná usou as redes sociais para fazer “uma proposta” ao melhor do mundo. Tem carne de onça e barreado no pacote.

Freguês Atlético-PR e São Paulo se enfrentaram na Arena da Baixada. É claro que você sabe quem ganhou.

Tabela Confira a classificação do Brasileirão após os seis jogos de ontem.

Não acabou a rodada Hoje tem mais quatro jogos, com destaque para Grêmio x Coritiba e o líder Corinthians em campo.

Mas acabou o “Bom Dia”. #partiu

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]