• Carregando...
Pagamento da conta de luz está suspenso nas casas lotéricas. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/ Arquivo
Pagamento da conta de luz está suspenso nas casas lotéricas.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/ Arquivo

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, na segunda-feira (12), um requerimento que pede a continuidade do pagamento de conta de luz em casas lotéricas no Paraná. O pagamento está suspenso após rompimento do convênio entre a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Caixa Econômica Federal, que administra as casas lotéricas.

O pedido partiu do deputado estadual Cobra Repórter (PSD). “A população paranaense não pode perder o principal canal de pagamento de faturas de energia elétrica no Paraná. Muitos consumidores sequer têm conta bancária, sendo que a facilidade de acesso às lotéricas, presentes em quase toda a totalidade das cidades paranaenses, oportuniza, além de conforto, segurança aos consumidores”, afirma o deputado.

O requerimento será entregue para o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e os conselhos gestores da Copel e da Caixa.

Não recebe mais a conta de luz da Copel impressa? Saiba o porquê

De acordo com o parlamentar, o texto deve chegar às autoridades em até três dias. “Vou tentar falar com o governador ainda hoje sobre isso. O intuito é dar agilidade a esse assunto. Causou um transtorno muito grande na população. Já recebi inúmeros e-mails de paranaenses indignados que não sabem como vão pagar as contas. Pegou todo mundo de surpresa”, afirmou.

Imbróglio

O rompimento do contrato entre a Copel e Caixa Econômica Federal foi anunciado na segunda-feira (12). Segundo a Copel, a decisão unilateral foi do banco.

O contrato foi renovado em janeiro deste ano com reajuste previsto com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e teria validade até janeiro de 2019. No entanto, de acordo com a Copel, em fevereiro a Caixa reivindicou um reajuste de 47% na taxa.

“Para a Copel analisar este aumento na taxa exigido pela Caixa Econômica é essencial que o banco forneça documentos que comprovem esta necessidade. No entanto, a Caixa Econômica ainda não os forneceu. Assim, visando a defesa dos seus clientes, a Copel está adotando as medidas possíveis para resolver este impasse”, informa a empresa. A Copel vai recorrer da decisão na Justiça.

Em nota, a Caixa informou que, em função do aumento dos custos nas unidades lotéricas, iniciou em 2017 negociações com diversos clientes arrecadadores, dentre os quais a Copel. “Apesar de todos os esforços empreendidos pela CAIXA para a manutenção do serviço, a COPEL não consentiu com a proposta de realinhamento das tarifas e optou pela via judicial para tentar compelir a manutenção dos serviços, no que não logrou êxito”, afirma o banco.

“Em respeito à população paranaense, a CAIXA torna pública a interrupção da prestação do serviço de arrecadação das faturas da COPEL por meio dos Canais Lotéricos e de seus Correspondentes Bancários, em razão da inviabilidade econômica da sua manutenção. Esclarece ainda que seus clientes seguem realizando o pagamento das faturas nas salas de autoatendimento, no internet banking e por débito em conta”.

E agora?

Ainda é possível efetuar o pagamento da fatura pelos aplicativos de celular das instituições financeiras, pelo internet banking, autorizar o débito automático, nas agências bancárias ou ainda em mercados, farmácias e grandes lojas varejistas credenciados pela Copel. São 2.181 lugares em todo o estado – 55 em Curitiba, espalhados em 32 bairros da cidade. A lista completa pode ser encontrada aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]