• Carregando...

A semana foi marcada pelo anúncio do governador Beto Richa (PSDB) de que está de saída do governo do Paraná. Veja a seguir cinco perguntas e respostas sobre a decisão:

1 – O que acontece agora?

Richa deixará o cargo no próximo dia 6 de abril. A renúncia será para concorrer a uma das duas vagas do estado ao Senado. A atual vice-governadora, Cida Borghetti (PP), assume o cargo a partir do dia 7 e fica até o fim do mandato. “Deixo o cargo com a plena convicção de que Cida tem mão firme para tocar o governo, ao mesmo tempo com muita ternura e sensibilidade. Nunca tivemos uma rusga ao longo destes anos de mandato”, disse o governador.

2 – Richa perde o foro?

Ao renunciar à cadeira de governador do Paraná no próximo dia 6, Beto Richa (PSDB) imediatamente perde o foro privilegiado. A partir daí, todos os processos envolvendo o tucano que hoje estão sob o guarda-chuva do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, devem ser encaminhados para o primeiro grau. Veja aqui quais são as investigações e em qual estágio elas estão, na reportagem de Catarina Scortecci.

3 – Como será o governo Cida?

Primeira mulher a governar o Paraná em caráter permanente, Cida Borghetti pretende permanecer no cargo até o final de 2022. Para isso, incumbiu o cunhado Silvio Barros de percorrer o estado e elencar as principais demandas do Paraná que possam ser colocadas em prática nos nove meses em que, por enquanto, estão garantidos a ela na chefia do Executivo estadual. O conteúdo é mantido em sigilo.Saiba mais detalhes na reportagem de Euclides Lucas Garcia.

4 – Qual o impacto na eleição?

A renúncia de Beto Richa tem várias consequências possíveis na política local. Uma delas é a ideia da criação de uma “frente” dos demais candidatos para combater o grupo de Cida Borghetti e Ricardo Barros, que de uma hora para outra se viu no comando da máquina pública, como mostra Rogerio Galindo no blog Caixa Zero.

5 – Quem Richa apoiará?

Na entrevista coletiva que concedeu após anunciar que deixa o cargo no dia 6 de abril, o governador Beto Richa não disse por qual chapa será candidato ao Senado nem qual candidato ao governo vai apoiar. Nos bastidores, entretanto, ficou clara a preferência do governador e de seus aliados pelo grupo político Borghetti/Barros, registra João Frey.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]