• Carregando...
Eduardo Lopes de Souza chega para depor ao Ministério Público do Paraná | Reprodução/RPC
Eduardo Lopes de Souza chega para depor ao Ministério Público do Paraná| Foto: Reprodução/RPC

O principal delator da Operação Quadro Negro, Eduardo Lopes de Souza, dono da Valor Construtora, foi ouvido novamente pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) na manhã desta terça-feira (20), segundo informações do G1 . Ainda de acordo com o site, o interrogatório do empresário marcou o início de uma série de depoimentos relacionados às investigações do esquema que desviou cerca de R$ 20 milhões destinados a obras de construção e reforma de escolas pelo Paraná.

O depoimento do empresário seria uma colaboração dele no âmbito de inquéritos cíveis da Quadro Negro, sob responsabilidade do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa, o Gepatria, braço do MP-PR.

E m meados de 2017, o Gepatria já protocolou na Justiça Estadual sete ações civis públicas por improbidade administrativa contra 20 pessoas (17 físicas e 3 jurídicas) envolvidas no desvio de dinheiro da Educação.

No grupo de 17 pessoas físicas, a maioria já foi denunciada no final de 2015 na esfera penal, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), outro braço do MP-PR. Sob responsabilidade do Gaeco, já tramitam três ações penais na Justiça Estadual.

LEIA MAIS: Vai e vem da Justiça liga alerta de prescrição em processos do governo Richa

Segundo informações apuradas pelo G1, outras sete pessoas devem ser ouvidas nesta nova rodada de depoimentos, mas não há informações sobre quem elas são e nem quando irão ao Gepatria.

Deflagrada em meados de 2015, a Quadro Negro revelou um esquema de desvio milionário de dinheiro a partir de contratos para construção ou reforma de escolas firmados entre a Valor Construtora e a Secretaria da Educação, ao longo do primeiro mandato de Beto Richa (PSDB) no governo do Paraná, entre 2011 e 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]