• Carregando...
Ministro do STF Edson Fachin determinou a abertura de inquérito contra pelo menos 100 pessoas. | Lula Marques/Agência PT
Ministro do STF Edson Fachin determinou a abertura de inquérito contra pelo menos 100 pessoas.| Foto: Lula Marques/Agência PT

Quase metade dos 108 citados no Supremo Tribunal Federal (STF) é acusada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de ter cometido o crime de caixa 2. O procurador-geral, Rodrigo Janot, usou o artigo 350 do Código Eleitoral (fazer declaração falsa à Justiça Eleitoral) para pedir ao ministro Edson Fachin a abertura de inquérito no Supremo contra 42 pessoas, entre as quais 21 deputados federais, 12 senadores, um ministro - Roberto Freire (PPS) - e um governador, o petista Tião Viana, do Acre.

Ao todo, 37,8% dos investigados terão de se defender dessa acusação. Só dois dos 108 acusados terão de enfrentar, além da acusação de crime eleitoral, a de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. São o deputado federal Marco Maia (PT-RS) e o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE).

VEJA: A lista completa com os 76 inquéritos abertos no STF

Lula, Dilma, Cunha... Quem Fachin mandou para as mãos de Sergio Moro

“Essa manifestação da PGR vem ao encontro do que eu pessoalmente e muitos outros criminalistas defendíamos: a necessidade de uma diferenciação técnica do crime constante do Código Eleitoral, o caixa 2, daqueles que constituem outro delitos do Código Penal, especialmente os relacionados à corrupção”, diz o criminalista Antônio Claudio Mariz de Oliveira. Mariz tem entre os clientes o vice-presidente da Camargo Corrêa Eduardo Hermelino Leite, investigado na Lava Jato.

O crime de caixa 2 é menos grave do que a lavagem de dinheiro e a corrupção. Sua pena atinge até cinco anos - e tende a prescrever, segundo o advogado criminalista Celso Vilardi. “É praticamente impossível alguém ser preso por esse tipo de crime.” Além da prescrição, os acusados podem fazer acordo para suspender o processo. Já as penas por corrupção passiva e lavagem de dinheiro juntas podem chegar a 22 anos de prisão.

Além dos citados por crimes eleitorais, 67 pessoas também serão alvo de acusações com base nas delações da Odebrecht que os ligam a casos de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Nesse grupo estão 15 senadores, 22 deputados federais, sete ministros do governo Temer, um ministro do Tribunal de Contas da União e dois governadores - Robson Faria (PSD), do Rio Grande do Norte, e Renan Filho (PMDB), de Alagoas.

Casos diferentes

Há ainda dois casos tratados de forma diferente por Janot e Fachin. Um deles envolve o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Antônio Pereira (PRB), na qual o procurador e o ministro relatam que sua conduta pode ser enquadrada em vários ilícitos, no entanto, sem especificá-los. O outro é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que, além de corrupção e lavagem de dinheiro, é acusado em um de seus cinco casos do crime de fraude à licitação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]