• Carregando...
 | Gabriela Korossy/Agência Câmara
| Foto: Gabriela Korossy/Agência Câmara

O deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) desembarcou na tarde desta sexta-feira (23) em Tóquio, onde iniciou seu segundo giro internacional. A comitiva integrada por três filhos do pré-candidato, além de dois deputados federais, passará três dias no Japão e seguirá depois para a Coreia do Sul e para Taiwan. 

Segundo o deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), a viagem é financiada com recursos próprios. Como presidente da Liga Parlamentar Brasil-Japão, Nishimori viaja anualmente ao país em Missão Econômica e de Amizade. 

Desta vez é diferente. A missão parlamentar é fruto da solicitação do deputado Jair Bolsonaro a Nishimori por estar à frente da Liga. O pré-candidato diz que o objetivo da missão é conhecer e estudar o sistema do governo japonês, principalmente na área da educação e da tecnologia.

A viagem prevê também encontro com a comunidade brasileira, assim como foi feito nos Estados Unidos, onde Bolsonaro esteve em outubro passado. Através das redes sociais e com a ajuda de voluntários locais, a equipe do deputado agendou encontros em dois locais para este domingo (25). O primeiro será em Hamamatsu (260 km a sudoeste de Tóquio), cidade onde vive o maior número de brasileiros, cerca de 8 mil.

Há 30 anos residente no Japão, João Masuko abriu as portas de seu restaurante para receber até 200 interessados em conhecer Bolsonaro. Em menos de 24 horas, o empresário conseguiu preencher todas as vagas gratuitas e ainda fazer uma lista dupla. Para esse público excedente, haverá um telão instalado no estacionamento que fica no terceiro andar do mesmo prédio.

O promotor de eventos Mário Makuda diz estar impressionado com a repercussão. Ele está responsável pela organização dos encontros do deputado Bolsonaro com a comunidade brasileira. “Não sou filiado a nenhum partido nem tenho preferência por ninguém. Só resolvi ajudar porque acho importante sabermos o que os políticos têm a nos dizer”, afirma o neto de japoneses que vive há 27 anos no Japão.

Para o segundo encontro, foram reservados 300 lugares em um prédio onde funcionou o primeiro shopping brasileiro do Japão. Ele fica na cidade de Oizumi (90 km a noroeste de Tóquio), conhecida como “Brazilian Town” devido à estrutura e à concentração de brasileiros. Cerca de 10% do total de 40 mil habitantes é formada por gente que veio do Brasil.

O deslocamento da comitiva será feito de trem-bala shinkansen, mas para chegar até Oizumi, será preciso recorrer ao carro. Para essa tarefa, Makuda terá a ajuda de motoristas voluntários em cinco vans. Por orientação da polícia local e a fim de evitar confusão devido à aglomeração de pessoas, em cada local haverá dez seguranças que atuarão de graça.

Agenda

Na segunda-feira, os compromissos serão todos em Tóquio. De manhã, Bolsonaro e comitiva irão ao Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, onde técnicos da pasta deverão explicar como é o sistema de ensino do Japão.

Depois do almoço na residência oficial do embaixador do Brasil, André Corrêa do Lago, a comitiva conhecerá o setor de inovação da empresa NEC e, no fim do dia, Bolsonaro fará palestra fechada a executivos da Keidanren, a federação da indústria do Japão.

A viagem de três dias no Japão deverá se encerrar em uma churrascaria brasileira de Tóquio. Essa recepção para a comitiva de parlamentares está sendo organizada por empresários e deverá contar com cerca de 150 convidados pagantes. Somente esta parte da programação está sendo divulgada também em japonês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]