• Carregando...
 | NELSON ALMEIDA/AFP
| Foto: NELSON ALMEIDA/AFP

Com Lula e sem Lula. Esses são os cenários que a maioria dos líderes políticos, analistas e especialistas tentam desenhar no momento. Mas as figuras desse quadro ainda estão muito confusas e a previsão é que as indefinições permaneçam até bem próximo das eleições.

LEIA MAIS: Tensão pré-julgamento: Lula pede prescrição da pena no caso tríplex

O que existe de consenso até o momento é que com Lula candidato haveria uma grande aglutinação de forças da esquerda e também no campo adversário. Por outro lado, com Lula de fora aumentaria o número de candidatos a presidente tanto na esquerda quanto no centro e na direita, além de ocorrer uma fragmentação das alianças regionais.

“A única chance de ter uma chapa unificada da esquerda é com o Lula candidato”, diz o cientista político Wagner Parente, diretor da consultoria Barral M Jorge. Para ele, muitos partidos que historicamente estiveram com o PT, no caso de Lula ser impedido, arriscariam candidatos próprios. “Se o Lula estiver na disputa ele pode mudar isso e unificar o campo”, acrescenta.

LEIA MAIS: 5 pontos que Lula questiona na sentença de Moro – e o que diz a Lava Jato

A proliferação de candidatos também pode ocorrer no campo que hoje dá sustentação ao governo. Com Lula no páreo, os adversários tenderiam a se unir para sustentar candidaturas em condições de disputar com o petista. Já na situação de Lula ficar de fora, o PSDB pode buscar um caminho sem o PMDB de Temer e o DEM, que já ensaiou lançar Rodrigo Maia, tem maior chance de arriscar um voo com nome na cabeça de chapa.

O professor Carlos Manhanelli, especialista em marketing político, também vê uma grande proliferação de candidatos caso Lula não possa concorrer. “Teremos um cenário próximo do que ocorreu em 1989, quando tivemos 11 candidatos à Presidência da República”, prevê. Ele discorda, no entanto, que a saída ou não de Lula possa mudar muito o quadro das disputas estaduais. “A disputa regional independe da nacional. Um exemplo é aqui em São Paulo. Em quatro eleições o PT ganhou a Presidência da República e nunca conseguiu vencer o pleito para o governo do estado.”

LEIA MAIS: Se Lula for condenado à prisão, quem manda prender e onde ele vai cumprir a pena?

O diretor presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, reforça o time dos que veem uma grande fragmentação do quadro eleitoral sem a participação de Lula. “Surgiriam novos candidatos, as coligações seriam totalmente diferentes. Mudaria tudo”, avalia.

Para Hildalgo, o placar do julgamento do TRF4 também terá forte influência na composição do quadro eleitoral a partir do dia 24. “Se o Lula for condenado por 3 a 0 vão surgir outros candidatos da esquerda, o Ciro deve crescer na disputa. Se for 2 a 1 fica a possibilidade de o ex-presidente Lula chegar até o dia da votação como candidato e aí o quadro de candidatos e das coligações será outro”, observa.

E as intenções de voto, como ficam após o julgamento?

Independentemente do resultado do dia 24, não deverá haver grande mudança na intenção de voto dos eleitores a curto prazo, segundo a avaliação de Murilo Hidalgo. “O eleitor do Lula já conhece as denúncias, não vai mudar de voto agora. A mudança só virá daqui a uns dois meses, isso se o Lula for condenado por 3 a 0 no TFR4. Aí o eleitor começaria a perceber que a candidatura do Lula não chegaria ao final e mudaria”, diz o pesquisador.

LEIA MAIS: Entorno do Tribunal da Lava Jato terá bloqueio aéreo, terrestre e naval, diz secretário

Wagner Parente vê o poder de transferência de voto de Lula como um fator decisivo. “O Lula já mostrou que tem condições de transferir voto. Nem todo candidato consegue isso. Dos 20% que ele consegue historicamente, é possível que ele consiga transferir grande parte para outro nome que tiver algum apelo de urna. E nesse caso, o candidato que ele indicar chegaria ao segundo turno”.

Na avaliação de Parente, o que está em jogo não é somente a candidatura de Lula. “O que está em jogo é manter a relevância do PT como força eleitoral e força política”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]