• Carregando...
 | Ricardo Stuckert/PT
| Foto: Ricardo Stuckert/PT

Enquanto a Polícia Federal (PF) investiga, em Curitiba, a produção do filme que conta a vida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os advogados do petista anunciaram nesta semana que preparam um documentário sobre o processo envolvendo o tríplex no Guarujá. O material deve ser divulgado nas redes sociais ainda antes do julgamento do ex-presidente pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), que vai analisar no próximo dia 24 a sentença do juiz federal Sergio Moro que condenou o petista a 9 anos e seis meses de prisão.

Moro, inclusive, parece ser uma das figuras centrais do documentário preparado pela defesa. Em uma página do Facebook chamada “A Verdade de Lula”, usada pelos advogados do ex-presidente para se manifestar sobre os processos envolvendo o petista, a defesa publicou um vídeo com uma prévia do documentário. Os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) também são alvos de crítica.

“A tentativa constante de induzir a população a uma presunção de culpa é inacreditável”, diz a advogada Valeska Teixeira Martins no início do vídeo divulgado nesta semana.

A defesa promete mostrar no documentário “os erros e contradições do juiz Sergio Moro” na sentença que condenou Lula por corrupção e lavagem de dinheiro. O advogado Cristiano Zanin Martins acusa o magistrado de “inventar” e “recriar” fatos na sentença do tríplex. Os advogados afirmam, ainda, que Lula não está tendo direito a um processo justo na Lava Jato.

Lula foi condenado em julho do ano passado a 9 anos e seis meses de prisão no processo envolvendo o tríplex no Guarujá. O MPF acusava o ex-presidente de receber benesses da OAS através da compra e reforma do imóvel no Edifício Solaris. A defesa, porém, nega que o petista seja o dono do apartamento.

Os desembargadores do TRF-4 vão analisar a sentença de Moro no dia 24 de janeiro, em Porto Alegre. O julgamento pode ser decisivo para a candidatura de Lula à presidência da República neste ano. Se o petista for condenado em segunda instância, pode ficar inelegível pela Lei Ficha Limpa. De acordo com o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), após a condenação em segunda instância Lula também pode ter a prisão decretada para começar a cumprir a pena imposta pela Justiça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]