• Carregando...
 | /
| Foto: /

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva despertou dois movimentos opostos. O apoio a Lula está construído sobre sua histórica relação com movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No outro lado, entidades mais novas, muitas delas emergidas na onda de protestos de 2013 e alimentadas pelo crescimento da Lava Jato a Partir de 2014, como o Movimento Brasil Livre (MBL), enxergam no depoimento um marco na luta contra a corrupção.

A Gazeta do Povo conversou com líderes desses dois movimentos para entender suas visões opostas sobre a Lava Jato e o depoimento de Lula. Roberto Baggio, um dos principais líderes do MST, defende a tese de que há um golpe no Brasil. Já Kim Kataguiri, coordenador nacional do MBL, vê um avanço em uma investigação que tem indícios fortes de que Lula está envolvido com o desvios de recursos da Petrobras.

ACOMPANHE Em tempo real a cobertura do depoimento de Lula

Kataguiri ressalta que o andamento da ação contra Lula segue o processo legal e tem indícios suficientes para seguir em frente. “É um marco histórico, um ex-presidente estará prestando depoimento, sendo submetido à lei como qualquer cidadão brasileiro”, disse.

Leia aqui a entrevista completa de Kataguiri

Para Baggio, a Lava Jato é um instrumento do que chama de classes dominantes contra os direitos da classe trabalhadora. “Moro é uma peça que atende os interesses do capital. Ele atende os interesses da classe dominante, atendendo esses interesses, ele vai perseguir todos os que lutam contra a classe dominante”, defendeu.

Leia aqui a entrevista completa de Baggio.

Acho que ele [Lula] já está destruído. Ele não consegue mais vencer uma eleição presidencial. Ele já está inviável politicamente e a Lava Jato, dependendo de onde chegar, pode sim enterrar a carreira política de Lula de vez, pois se ele for condenado perderá os direitos políticos.

Kim Kataguiri Coordenador nacional do MBL

Como parte da estratégia do golpe, há uma ofensiva de tentar de criminalizar todos os que lutam: as organizações políticas e as organizações sindicais. Por isso, não tenho dúvida nenhuma que a grande mídia, articulada com o capital, está tentando criminalizar o Lula.

Roberto Baggio Militante do MST
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]