• Carregando...
O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator das 10 medidas contra a corrupção, está na lista de Edson Fachin | Antonio Cruz/Agência Brasil
O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator das 10 medidas contra a corrupção, está na lista de Edson Fachin| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Parte dos deputados federais que faz parte das frentes anticorrupção na Câmara também está na lista de políticos que serão investigados no âmbito da Lava Jato pelo Sopremo Tribunal Federal, após o ministro Edson Fachin autorizar a abertura dos inquéritos. A lista de Fachin tem 39 deputados federais, sendo que vinte deles assinam a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção e as 10 Medidas Contra a Corrupção. Seis desses parlamentares – inclusive o Rodrigo Maia (DEM-RN), presidente da Casa e alvo de dois inquéritos – fazem parte dos dois movimentos anticorrupção.

O ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago Ferreira (PSOL-PE), que já coordenou a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, é um deles. Sem conferir a lista divulgada, onde aparece suspeito de receber R$ 76 mil para sua candidatura à deputado federal, em 2010, foi às redes sociais exaltar o momento de investigações e ironizar adversários políticos. Foi confrontado pela resposta de um seguidor: “Paulo, seu nome está na lista”.

Por ser ex-deputado e não mais gozar de foro com prerrogativa de função, o inquérito de Santiago Ferreira foi enviado pelo ministro do STF à Seção Judiciária de Pernambuco.

Outro exemplo é o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator das 10 medidas contra a corrupção. Segundo o inquérito, o delator Alexandrino de Alencar disse a Lorenzoni que “estavam percebendo o desempenho e a conduta [de Lorenzoni], e que gostariam de te-lô como um parceiro futuro nas atividades [dele] como deputado federal”. O parlamentar é suspeito de receber repasse de R$ 175 mil, a pretexto de auxílio para a campanha eleitoral de 2006 – operação que foi registrada no sistema Drousys e não contabilizada.

Dentre os deputados federais envolvidos com ações de combate à corrupção e presentes na listagem do ministro Fachin, metade é suspeita de caixa dois e a outra, por receberem propina. No caso de Zeca Dirceu (PT-PR) e Heráclito Fortes (PSB-PI), a suspeita é para ambos os crimes.

Confira os deputados signatários das ações anticorrupção, que aparecem na lista de Fachin:

Frente Parlamentar de Combate à Corrupção:

Antônio Brito (PSD-BA)

Arthur Oliveira Maia (PPS-BA)

Cacá Leão (PP-BA)

Celso Russomano (PRB-SP)

João Paulo Papa (PSDB-SP)

Jutahy Junior (PSDB-BA)

Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA)

Marco Maia (PT-SP)

Milton Monti (PR-SP)

Onyx Lorenzoni (DEM-RS)

Rodrigo Garcia (DEM-SP)

Rodrigo Maia (DEM-RN)

Vicente Cândido (PT-SP)

Vicente Paulo da Silva, Vicentinho (PT-SP)

Zeca Dirceu (PT-PR)

10 Medidas Contra a Corrupção

Betinho Gomes (PSDB-PE)

Beto Mansur (PRB-SP)

Cacá Leão (PP-BA)

Celso Russomano (PRB-SP)

Daniel Almeida (PCdoB-BA)

Daniel Vilela (PMDB-GO)

Heráclito Fortes (PSB-PI)

Jutahy Junior (PSDB-BA)

Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA)

Paulo Henrique Lustosa (PP-CE)

Rodrigo Maia (DEM-RN)

Vicente Paulo da Silva, Vicentinho (PT-SP)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]