• Carregando...
Ricardo Stuckert acompanha Lula desde 2003, primeiro ano  do primeiro mandato do petista como presidente do Brasil | Ricardo Stuckert/Fotos Publicas
Ricardo Stuckert acompanha Lula desde 2003, primeiro ano do primeiro mandato do petista como presidente do Brasil| Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Publicas

Uma das primeiras lições que qualquer candidato a político recebe é a de cuidar da sua imagem. No marketing político, existe até a brincadeira do ‘azul candidato’ – a cor plácida escolhida por aqueles que não tem um vínculo ideológico forte, como é o vermelho para os partidos de esquerda, e querem parecer mais neutros. Ex-presidente e escolado com atuação política de décadas, Luiz Inácio Lula da Silva tem um staff que cuida meticulosamente de sua imagem e a passagem por Curitiba, onde prestou depoimento ao juiz Sergio Moro na quarta-feira (10), é só mais um exemplo disso.

Não é que haja um script pronto para seguir, mas há uma expertise a ser replicada. A gravata escolhida por Lula, com as cores da bandeira do Brasil, já havia sido usada em 2008 e 2009, quando ele ainda era presidente, conforme lembrou o colunista da Folha Pedro Diniz. Já a caminhada ‘nos braços do povo’ na chegada à Justiça Federal entra na conta de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial de Lula há mais de uma década.

Slideshow: Veja como é o estilo Stuckert, o fotógrafo oficial de Lula

Foi em 2002, na quarta vez em que disputava a presidência da república, que os caminhos de Lula e Stuckert se cruzaram. À época, Stuckinha trabalhava em uma revista e precisava produzir um ensaio com o então candidato. As fotos conquistaram Lula e garantiram um convite para ser o fotógrafo da presidência. De 2003 para cá, é ele quem assina praticamente todos os registros oficiais do petista, agora pelo Instituto Lula.

Em Curitiba, não foi diferente: Stuckert praticamente organizou a caminhada de Lula entre militantes que prestavam apoio nas imediações da Justiça Federal. Foi tudo muito rápido: o ex-presidente desceu, cumprimentou as pessoas e logo voltou para o carro que o levou para dentro do bloqueio policial.

As fotos de Lula caminhando entre a multidão instantes antes de iniciar o depoimento rodaram o mundo. Ponto para Stuckert, que ao longo desses anos conseguiu imprimir seu estilo às fotos oficiais, a começar pela primeira: a foto oficial de Lula como presidente, que foi remetida a todas as repartições públicas, tem um sorriso estampado no rosto do petista.

  • Lula caminha entre senadores e militantes antes de prestar seu depoimento ao juiz Sergio Moro, em Curitiba
  • Lula participa de ato em defesa do polo naval, em abril de 2017, no Rio Grande do Sul
  • Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff viajam para Monteiro, na Paraíba, em março de 2017
  • Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff viajam para Monteiro, na Paraíba, em março de 2017
  • Lula participa de caminhada cem Campinas, em setembro de 2016
  • Lula no meio do povo, durante caminhada na cidade de Ipojuca, Pernambuco, em setembro de 2016
  • Lula é abraçado por militantes em Barbalha, no Ceará
  • Comício em Iguatu, no Ceará, também tem registro de Lula entre o povo
  • Evento político em Natal, no Rio Grande do Norte: Lula sorri enquanto caminha próximo a militantes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]