• Carregando...
 | Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
| Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

O prazo para regularizar a situação eleitoral para votar nas eleições de 2018 termina nesta quarta-feira (9). Essa é a data-limite para emitir a primeira via do título de eleitor, fazer alterações nos dados, regularizar a situação, transferir o local de votação e realizar o cadastramento de biometria. O eleitor que não estiver em dia com suas obrigações pode sofrer restrições.

Leia também: Servidor que não regularizou título de eleitor pode ficar sem salário

Para verificar a situação eleitoral, qualquer pessoa pode entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acessar a área de serviços ao eleitor. No campo da situação eleitoral, bastar digitar o nome completo e data de nascimento ou o número do título de eleitor para checar se está em situação regular ou irregular.

A primeira restrição para quem estiver irregular com a situação eleitoral é de que não poderá votar nas eleições em outubro deste ano. Encerrado o período eleitoral, essa pessoa precisará regularizar seu caso junto à Justiça Eleitoral – em 2018 isso ocorrerá em novembro. Nestes casos, é cobrada uma multa para cada turno em que o eleitor deixou de votar. Essa multa é de R$ 3,51 e pode ser até decuplicada, a depender da situação socioeconômica do eleitor.

LEIA MAIS:Tudo o que você precisa saber para votar em 2018

Enquanto essa pessoa estiver com pendências com a Justiça Eleitoral, acabará sofrendo com algumas restrições porque não vai obter a certidão de quitação eleitoral. Essa pessoa não poderá obter passaporte ou nova carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino público, inscrever-se para concurso público, tomar posse em cargo público, receber vencimentos de função pública, participar de concorrência pública e obter empréstimo de órgão público.

O eleitor que não realizou o cadastramento biométrico em sua cidade dentro do prazo terá seu título cancelado. Neste caso, a pessoa também vai precisar regularizar a situação a partir de novembro, com o pagamento de multa, e sofrerá as mesmas restrições anteriores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]