• Carregando...
 | Wenderson Araujo/Gazeta do Povo
| Foto: Wenderson Araujo/Gazeta do Povo

O recém-lançado Podemos, partido liderado pelo senador paranaense Alvaro Dias, pré-candidato à presidência da República em 2018, tem um homônimo na Espanha. Por lá, o Podemos defende ideais de esquerda – inclusive, representantes do partido espanhol se reuniram recentemente com o presidente do MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos. Foi ele que compartilhou um vídeo com críticas ao Podemos brasileiro.

Na gravação, o deputado espanhol Rafa Mayoral disse que o Podemos não tem ligações com a legenda de Alvaro Dias. Mayoral também chamou os integrantes brasileiros de “amigos do Temer”. “Uma coisa que nos surpreendeu é que nos disseram que alguns amigos do Temer estão usando um nome parecido com o nosso. Nós queremos dizer muito claramente que aqueles que defendem Temer não têm nada a ver com a gente. Nenhum amigo do Temer é amigo do Podemos da Espanha. O Podemos está ao lado dos setores populares na luta pelo resgate da democracia”, disse Mayoral.

Leia também: No Podemos, Alvaro Dias tenta aproveitar a onda do partido-movimento

Ao falar em “amigos do Temer”, o deputado espanhol se refere ao fato de o Podemos ter surgido de outro partido, o PTN (Partido Trabalhista Nacional), que já teve entre seus integrantes o ex-presidente Fernando Collor de Melo. Mas a legenda de Alvaro Dias não tem apoiado o presidente Michel Temer. O partido surgiu com uma proposta de independência, nem alinhado à direita e nem à esquerda.

A presidente nacional da sigla, a deputada federal Renata Abreu, lançou uma enquete para a população decidir como ela deve votar na denúncia contra Michel Temer. Até o momento, 94% dos participantes querem que a deputada vote pelo processamento do presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]