• Carregando...
 | Jonathan Campos     /     Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Metade dos brasileiros deixaria o país, se tivesse a oportunidade. Esse é o resultado de um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo e que reflete o nível de insatisfação da população após forte recessão, alta do desemprego e crise política.

O Paraná Pesquisas ouviu 2.432 brasileiros em 168 municípios das 27 unidades da federação, entre 12 e 14 de dezembro. Desses, 49% disseram que, se tivessem chance ou oportunidade, deixariam o Brasil para morar em outro país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa de opinião, qualidade de vida e segurança encabeçam a lista de motivos de quem deseja uma oportunidade no exterior. Além disso, a vontade de deixar o Brasil é maior entre os mais jovens e os mais escolarizados – justamente o perfil mais importante para o mercado de trabalho.

GRÁFICO: Veja os números da pesquisa

Dos entrevistados, 26% declararam que sair do Brasil seria uma opção para buscar mais qualidade de vida. O total ainda é mais expressivo entre jovens de 16 a 24 anos: pouco mais de 39% manifestam esse desejo.

Para 30% dos entrevistados, a ideia de deixar o país já passou pelos planos em algum momento da vida. Entre jovens de 16 a 25 anos, a porcentagem sobe para 38,5%.

Além dos jovens, a vontade de sair do país é maior entre os mais escolarizados – justamente o perfil mais importante para o mercado de trabalho. Uma pesquisa recente do Instituto Locomotiva – O Consumidor Brasileiro e a Crise - Perspectiva de Futuro – aponta que o nível de insegurança e a falta de confiança do brasileiro em relação ao país está em alta.

LEIA MAIS: Quais as consequências da fuga de brasileiros para o exterior?

Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, a região que mais tem jovens com disposição para deixar o país é o Sudeste (52,4% do total desejam morar no exterior). Em seguida vem a região Sul (49,3%), Norte e Centro-Oeste (46,0%) e Nordeste (45,1%).

Dados da Receita Federal confirmam o desejo do brasileiro de deixar o país

Segundo dados da Receita Federal, entre 2014 e 2016 foram entregues 55 mil Declarações de Saída Definitiva do País, um crescimento de 81,61% na comparação com o triênio imediatamente anterior. De 2011 a 2013, mais de 30 mil pessoas entregaram o mesmo documento.

Em 2016, ainda de acordo com dados da Receita Federal, o número de brasileiros que deixaram o país em busca de novas oportunidades de emprego foi de 18,5 mil.

“Se penso em voltar pro Brasil? Por enquanto, não”

O auxiliar de serviços gerais, Júlio Nunes, mudou-se para a Europa e, depois, para os Estados Unidos. E nem pensa em voltar para o Brasil. “Primeiro, vendi tudo: carro, moto, alguns bens. Somei com o dinheiro que recebi quando perdi o emprego e acabei indo passar um tempo para estudar na Irlanda. Consegui trabalhos de freelancer e depois parti para Nova York (EUA), onde estou até hoje. Se penso em voltar pro Brasil? Por enquanto, não”, resume.

“A desilusão com a situação política, o desemprego e a falta de perspectiva me levaram a ter essa vontade de sair do Brasil. Sinto falta da família, mas me sinto mais bem atendido no exterior que no próprio Brasil”, diz Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]