• Carregando...
Complexo Turístico Gruta do Arcanjo
Complexo Turístico Gruta do Arcanjo| Foto: Divulgação/Basílica de São Miguel Arcanjo

Com presença marcante nos bastidores e com um coração generoso, o advogado André Murad, irmão de Beto Carrero, decidiu investir na construção da estátua de 70 metros de altura de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo. Com forte devoção ao santo e participando desde o começo do projeto, Murad não conseguiu ver o avanço das obras antes de falecer. Mas a esposa dele, Maria Aparecida Murad, continua o sonho do marido de construir o Complexo Turístico Gruta do Arcanjo.

“O artista da família era o Beto. O André ficava nos bastidores, nunca gostou de aparecer. O André era uma pessoa iluminada. Se eu fosse escrever o tanto que ele ajudou, não daria para escrever em dois cadernos. Mas ele sempre foi bem discreto nas suas doações”, conta Maria Aparecida. Beto Carrero é o nome artístico de João Batista Sérgio Murad, idealizador do parque Beto Carrero World, na cidade da Penha (SC).

O advogado Andre Murad faleceu em 19 de março de 2023. De 2020 até poucos dias antes de sua morte, participou ativamente do projeto para a construção do Complexo Turístico Gruta do Arcanjo, na cidade de São Miguel Arcanjo, distante 180 quilômetros da capital paulista.

Segundo Maria Aparecida, tudo começou com o interesse do marido em conhecer mais sobre a aparição de São Miguel Arcanjo durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Como a fazenda da família fica próxima à Basílica de São Miguel Arcanjo, o padre Márcio Almeida, reitor da igreja, participava das conversas sobre o santo. “A gente ficava horas conversando. O projeto da estátua estava correndo em paralelo. Uma família quis doar o terreno. Um dia, o André me chamou e contou que ia fazer a doação para a construção da estátua”, conta o padre.

Além do recurso, Murad se envolveu na parte burocrática do empreendimento. “Ele pediu para um sobrinho fazer o projeto e orientou na documentação. O André se envolveu desde o começo até quando ele estava no hospital”, diz a esposa, que continua acompanhando o desenvolvimento. “Continuar um sonho que o André ajudou a idealizar, assim como quando o André ajudou o Beto a construir o parque. Eu me sinto muito bem indo lá e vendo o quanto foi construído e o quanto vai ficar bonito. A cidade vai melhorar”, acrescenta ela.

A família também contribuiu para os vitrais da igreja e investiu em equipamentos de comunicação. “A experiência dele fez com que tivesse um coração sensível à necessidade e dor do outro”, complementa o sacerdote.

Imagem de São Miguel Arcanjo será maior que Cristo Redentor 

A Basílica de São Miguel Arcanjo e iniciou as obras do Complexo Turístico Gruta do Arcanjo em maio de 2023. O espaço, com a estátua de 70 metros de altura, fica a 1,5 quilômetro da basílica, em uma área de 30 mil m². A estátua será maior que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura, e que a Estátua da Liberdade da Havan, em Barra Velha (SC), com 57 metros.

O complexo é composto por dois prédios, praça campal, estacionamento, espaço comercial e uma igreja. Um dos prédios terá banheiros, lanchonete, uma capela para 80 pessoas e um auditório com capacidade para 250 pessoas. A previsão é que as obras sejam finalizadas em 2026.

O custo do projeto total foi estimado em R$ 26 milhões, a partir de doações de benfeitores da igreja. A primeira fase das obras deve custar em torno de R$ 12 milhões. Uma campanha de doações destinada somente à obra do complexo foi organizada. É possível contribuir com o projeto, que agrega informações pelo site da Basílica de São Miguel Arcanjo. 

Confira o vídeo do projeto Complexo Turístico Gruta do Arcanjo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]