PUBLICIDADE
Campanha

Unidades de saúde irão aplicar vacinas em atraso nas crianças

Neste sábado (18), dezoito unidades de saúde estarão abertas em Curitiba

  • Atualizado em às

Neste sábado (18), os pais poderão levar os filhos com cinco anos incompletos e com a caderneta de vacinação em atraso para receber as doses faltantes na rede pública de Curitiba. Na capital, 18 unidades de saúde da rede municipal estarão abertas, das 8 às 17 horas, e terão nove vacinas disponíveis: BCG, Hepatite B, Poliomielite, Tetravalente, Rotavírus, Tríplice Viral, Dupla Bacteriana, Pneumocócica e Meningocócica "C".

O objetivo da ação é manter o esquema de imunização em dia. A Campanha de Atualização Vacinal será retomada na segunda-feira (20) e se estenderá até sexta-feira (24). Durante esses dias, os pais podem levar as crianças a uma das 109 unidades básicas durante o horário normal de funcionamento.

Substituições

Durante a campanha, o Ministério da Saúde vai incluir duas novas apresentações de vacinas já disponíveis na rede pública. A pentavalente é uma associação da tetravalente (contra tétano, difteria, coqueluche e demais infecções por Haemophilus influenzae do tipo B) com a que protege do hepatite B. Já a injetável contra a paralisia será usada no lugar das três gotinhas para os bebês que estão completando 2 meses e forem iniciar o processo de imunização. As crianças que já começaram a imunização com as três gotinhas continuarão recebendo este tipo de vacina até que completem a terceira dose.

Adolescentes, adultos e idosos com doses em atraso devem procurar as suas unidades de saúde nos dias normais de atendimento.

Saiba mais sobre as vacinas:

BCG: A BCG tem dose única, que deve ser dada quando a criança estiver com idade entre 0 e 30 dias. Protege contra tuberculose.

Hepatite B: São três doses oferecidas com o seguinte intervalo: uma ao nascer, uma aos 30 dias de vida e uma aos 6 meses. Protege contra hepatite B.

Poliomielite: Três doses, sendo uma aos 2 meses, outra aos 4 e a última aos 6 meses. Protege contra paralisia infantil.

Tetravalente: São três doses, sendo uma aos 2 meses, outra aos 4 e a última aos 6 meses. Também há um reforço da última dose, que deve ser dado aos 15 meses. Protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e demais infecções por Haemophilus influenzae tipo B.

Rotavírus: São duas doses, uma aos 2 e outra aos 4 meses. Protege contra o rotavírus.

Tríplice Viral: Duas doses. Uma deve ser dada aos 12 meses e a outra deve ser dada quando a criança tiver entre 4 e 6 anos. Protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Dupla Bacteriana: Três doses que devem ser dadas a partir dos 7 anos. Protege contra difteria e tétano.

Pneumocócica: A quantidade de doses depende da idade do bebê. Em bebês de até seis meses: três doses com intervalos de dois meses e reforço após 1 ano. Em bebês de 7 a 9 meses: duas doses e reforço após 1 ano de vida. Em crianças com idades entre 10 e 11 meses: duas doses. Em crianças de 12 a 23 meses: dose única. A vacina protege contra meningites, pneumonias, sinusites e otites.

Meningocócica "C": A quantidade de doses depende da idade do bebê. São duas doses para crianças até 1 ano (aos 3 meses e aos 5 meses + reforço aos 15 meses) e dose única para os que já fizeram 1 ano. Protege contra meningite meningocócica.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO