• Carregando...
 |
| Foto:

Uma casa na Rua Desembargador Antônio de Barros Jr., no bairro Xaxim, foi invadida por uma árvore durante uma das fortes tempestades dos últimos dias. No momento, a outra parte da árvore está prestes a cair em sua casa. Os serviços da prefeitura e do Corpo de Bombeiros não resolveram a situação ainda; há a possibilidade de que a a burocratização gere mais um problema. A residência localiza-se às margens do Ribeirão dos Padilhas, e existe alto risco de desmoronamento. Além da estrutura comprometida, o imóvel alaga constantemente. É de total urgência a retirada da árvore por parte da Prefeitura de Curitiba.

Valéria Mendes do Espírito Santo

Resposta: A operação de retirada da árvore não é simples, pois a situação requer o uso de escavadeira hidráulica. Esse tipo de equipamento nem sempre pode ser usado em áreas com solo instável, como o do local onde está a casa. Ela foi construída irregularmente em Área de Preservação Permanente, na margem do Ribeirão dos Padilhas. Foi feita a verificação técnica para uso de equipamentos adequados, e a árvore deverá ser retirada nos próximos dias.

Agentes de Trânsito

Achei exemplar a atitude da Guarda Municipal durante o salvamento da vida de um bebê de apenas 15 dias, nos últimos dias. Isso ocorreu, provavelmente, graças aos treinamentos que são feitos de forma constante. Deixo uma dica para a prefeitura: treinar também os fiscais e guardas de trânsito da Setran para esse tipo de atendimento à população. Em 7 de fevereiro, vi dois agentes na Rua Buenos Aires, entre as avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava procurando carros para multar. Inclusive, um tinha um banquinho para ficar à espera de carros para efetuar a multa.

Luiz Jovany Cassales

Resposta: A função do agente de trânsito é cumprir e fazer cumprir a Lei Federal 9503/97, de acordo com as competências estabelecidas no artigo 24 da Lei. O banquinho mencionado pelo leitor é um material de trabalho e é usado pelo operador do radar estático. Esse tipo de fiscalização visa inibir o excesso de velocidade e evitar acidentes nas ruas da cidade.

Entulho

A prefeitura demoliu uma casa em terreno público na Rua Antenor Pereira, ao lado do número 411, no bairro Pilarzinho. Deixou todo o entulho jogado, e não há cerca no terreno para coibir a invasão. Os moradores da região não sabem qual o destino que será dado ao imóvel. Esperamos que a prefeitura tome providências imediatas para limpeza e segurança do terreno.

Wilson Teigão Junior

Resposta: A área onde houve a demolição de imóvel faz parte do projeto de ampliação do Parque Tingüi. A prefeitura fará a limpeza do terreno nos próximos dias.

Árvore "pé de chulé"

Arquivo pessoal

Dezenas de pares de tênis foram colocados numa árvore localizada na Praça Soldado Wagner Alves Sampaio, na Rua Milton Devrich, 193, no bairro Tatuquara. Em todos os galhos há tênis enroscados. Seria interessante que a prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizasse a retirada desses calçados, para não prejudicar a saúde da arvore. Se os calçados estiverem em bom estado, poderiam ser enviados para doação.

Célio Borba

Resposta: O ato cometido caracteriza-se como prática de vandalismo em bem público. Apesar de não ser um serviço previsto nas funções da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a equipe de manutenção que atua na praça Soldado Wagner Alves Sampaio retirará os calçados da árvore. A população pode ajudar a fiscalizar atos de vandalismo e denunciar ao telefone 153, no momento em que presenciar a ocorrência. A Guarda Municipal será acionada e tomará as providências previstas em lei.

Telefonia

Desde o dia 5, estamos sem o funcionamento de telefonia no bairro Hauer. Um caminhão de carga arrebentou os fios da operadora Oi. O acidente ocorreu na esquina da Pádua Fleury com a Francisco F. de Souza. Centenas de casas estão com o telefone mudo e sem internet. Do celular, liguei inúmeras vezes para reclamar do descaso da empresa. Havia vários fios caídos no chão.

Roberto Peixoto

Resposta: A Oi informou no dia 10 de fevereiro que enviará uma equipe técnica ao endereço indicado pela reportagem. Em caso de danos à rede da companhia, a readequação dos cabos e o restabelecimento dos serviços serão realizados o mais brevemente possível. A empresa acrescenta que recebe solicitações de reparo realizadas por consumidores e entidades públicas por meio do canal de atendimento telefônico 103 14.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]