Depois de me aposentar, passei a utilizar o transporte coletivo como primeira opção, pois em Curitiba não há prazer em dirigir um automóvel. Prefiro a comodidade de me deslocar com motorista "particular" num belo Mercedes-Benz vermelho ou às vezes azulão, com ar condicionado e música. Recentemente, fui para os lados do norte da cidade, passei por dois túneis extensos, de mais de 300 ou 400 metros, por baixo de diversas ruas. O trânsito flui tranquilo e você atravessa uma área sem entreveros. Como utilizo bastante o trajeto Portão-Rui Barbosa, fiquei analisando alguns locais onde se poderiam fazer túneis e liberar a canaleta somente para ônibus. Um exemplo é na Rua Augusto de Mari, local propício para um túnel, Outro, na Engenheiro Niepce da Silva, na transposição da Getúlio Vargas, Iguaçu e Silva Jardim, onde poderia haver uma ponte elevada; e na Ângelo Sampaio, que poderia receber um túnel para agilizar nosso transporte coletivo, e evitar os problemas causados pela falta de sincronização dos semáforos.
Luiz Fanchin Jr.
Resposta: A prefeitura agradece a sugestão do leitor. Também informa que, com a implantação do metrô sob as avenidas República Argentina e Sete de Setembro, as vias transversais terão passagem livre sobre as vias por onde hoje passam as linhas expressas de ônibus, não havendo a necessidade de implantação de transposições em desnível.
Buraco
Quero fazer um alerta à prefeitura de Curitiba. Um buraco está se formando na Rua Desembargador Westphalen, bem na frente da UTFPR. Passo pelo local há dez anos e vejo como a rua é tratada. Nunca resolvem o problema, causado por uma galeria subterrânea que está minando a terra embaixo do asfalto e fazendo o buraco. Estão esperando acontecer um acidente?
Edson Lincoln Florscuk
Resposta: A prefeitura fez serviços de reposição de massa asfáltica para melhorar o pavimento da rua, nos locais onde a pista de rolamento, que está sobre a rede coletora de esgoto, apresentou pontos de rebaixamento.
Galerias
Há muitos anos isso não é um problema que iniciou agora convivo com os desníveis das tampas de galerias existentes em todas as ruas de Curitiba. Os caminhos são revestidos com novos pavimentos em alguns poucos locais, mas esquecem de fazer a devida correção dos desníveis, que prejudicam os carros e fazem com que motoristas menos avisados façam manobras bruscas tentando evitá-los, com grandes riscos de acidentes e de problemas nas suspensões dos automóveis. Gostaria de saber qual é a dificuldade para fazer esses consertos. Até imagino a resposta da prefeitura, que certamente dirá que o problema é das empresas que detêm os controles dessas galerias. No entanto, pergunto qual o problema em se acordar com essas empresas que façam as correções no momento da pavimentação e, mesmo agora, onde a pavimentação já está pronta. Penso ser obrigação do poder público fiscalizar esses procedimentos. Os desníveis ocorrem pela cidade toda e, além das crateras existentes em muitas ruas, assim como o asfalto em péssimas condições, ainda temos de conviver com os desníveis. Mesmo aqueles que aparentemente já foram corrigidos mantêm pelo menos 5 a 7 centímetros de profundidade em relação ao pavimento.
Antonio Carlos Monteiro Ribas
Resposta: A prefeitura fiscaliza a nivelação do asfalto em locais onde existem tampas de galerias e, quando há problemas, aciona a empresa responsável para complementar o serviço. A população pode ajudar a fiscalizar e, sempre que verificar esse tipo de situação, deve informar o endereço ao serviço 156 para que a prefeitura tome providências.
* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
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