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Depois de me aposentar, passei a utilizar o transporte coletivo como primeira opção, pois em Curitiba não há prazer em dirigir um automóvel. Prefiro a comodidade de me deslocar com motorista "particular" num belo Mercedes-Benz vermelho ou às vezes azulão, com ar condicionado e música. Recentemente, fui para os lados do norte da cidade, passei por dois túneis extensos, de mais de 300 ou 400 metros, por baixo de diversas ruas. O trânsito flui tranquilo e você atravessa uma área sem entreveros. Como utilizo bastante o trajeto Portão-Rui Barbosa, fiquei analisando alguns locais onde se poderiam fazer túneis e liberar a canaleta somente para ônibus. Um exemplo é na Rua Augusto de Mari, local propício para um túnel, Outro, na Engenheiro Niepce da Silva, na transposição da Getúlio Vargas, Iguaçu e Silva Jardim, onde poderia haver uma ponte elevada; e na Ângelo Sampaio, que poderia receber um túnel para agilizar nosso transporte coletivo, e evitar os problemas causados pela falta de sincronização dos semáforos.

Luiz Fanchin Jr.

Resposta: A prefeitura agradece a sugestão do leitor. Também informa que, com a implantação do metrô sob as avenidas República Argentina e Sete de Setembro, as vias transversais terão passagem livre sobre as vias por onde hoje passam as linhas expressas de ônibus, não havendo a necessidade de implantação de transposições em desnível.

Buraco

Quero fazer um alerta à prefeitura de Curitiba. Um buraco está se formando na Rua Desembargador Westphalen, bem na frente da UTFPR. Passo pelo local há dez anos e vejo como a rua é tratada. Nunca resolvem o problema, causado por uma galeria subterrânea que está minando a terra embaixo do asfalto e fazendo o buraco. Estão esperando acontecer um acidente?

Edson Lincoln Florscuk

Resposta: A prefeitura fez serviços de reposição de massa asfáltica para melhorar o pavimento da rua, nos locais onde a pista de rolamento, que está sobre a rede coletora de esgoto, apresentou pontos de rebaixamento.

Galerias

Há muitos anos – isso não é um problema que iniciou agora – convivo com os desníveis das tampas de galerias existentes em todas as ruas de Curitiba. Os caminhos são revestidos com novos pavimentos em alguns poucos locais, mas esquecem de fazer a devida correção dos desníveis, que prejudicam os carros e fazem com que motoristas menos avisados façam manobras bruscas tentando evitá-los, com grandes riscos de acidentes e de problemas nas suspensões dos automóveis. Gostaria de saber qual é a dificuldade para fazer esses consertos. Até imagino a resposta da prefeitura, que certamente dirá que o problema é das empresas que detêm os controles dessas galerias. No entanto, pergunto qual o problema em se acordar com essas empresas que façam as correções no momento da pavimentação e, mesmo agora, onde a pavimentação já está pronta. Penso ser obrigação do poder público fiscalizar esses procedimentos. Os desníveis ocorrem pela cidade toda e, além das crateras existentes em muitas ruas, assim como o asfalto em péssimas condições, ainda temos de conviver com os desníveis. Mesmo aqueles que aparentemente já foram corrigidos mantêm pelo menos 5 a 7 centímetros de profundidade em relação ao pavimento.

Antonio Carlos Monteiro Ribas

Resposta: A prefeitura fiscaliza a nivelação do asfalto em locais onde existem tampas de galerias e, quando há problemas, aciona a empresa responsável para complementar o serviço. A população pode ajudar a fiscalizar e, sempre que verificar esse tipo de situação, deve informar o endereço ao serviço 156 para que a prefeitura tome providências.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

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