• Carregando...

Foi no Norte Pioneiro, na cidade de Ribeirão Claro, que nasceu Maria Claudiano dos Santos. Ainda na cidade natal, conheceu o mineiro que se tornaria seu esposo. Depois do casamento, mudaram-se para Cornélio Procópio, onde tiveram um casal de filhos.

O caçula era ainda bebê quando a família se mudou para Londrina. Alguns anos depois, Maria foi abandonada pelo marido e, de repente, se viu sozinha para criar um filho de nove anos. A filha mais velha já estava casada e Maria teve no caçula seu grande companheiro até o fim da vida. Para sustentá-lo, trabalhou como doméstica durante muitos anos.

Com a idade, vieram os problemas com a saúde e, nesse momento, ela teve a retribuição de toda a dedicação que teve com o filho. Ele nunca se casou para poder cuidar da mãe. O desgaste nos ossos e uma veia entupida na perna prejudicaram sua locomoção e ela passou a ter um novo companheiro, o andador. O medo fez com que Maria desistisse da cirurgia na perna por três vezes, até que se tornasse arriscado demais o procedimento. Religiosa e devota de Nossa Senhora Aparecida, Maria já não podia ir à missa com a mesma freqüência de antes. Como distrações restaram as novelas de que ela tanto gostava. Deixa dois filhos, dois netos e quatro bisnetos.

Dia 25 de julho, de infecção hospitalar, aos 79 anos.

* * * * *

CURITIBA

Adenil de Paula, 55 anos, motorista, filho de Waldomiro Pereira de Paula e Maria Alves Pereira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Joinville, SC.

Alice Barbosa da Silva Barros, 75 anos, do lar, filha de José Barbosa e Maria Faria da Silva. Sep. ontem.

Altair de Souza, 69 anos, contador, filho de Thimoteo de Souza e Zelita Costa de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Alvarinda Romão, 69 anos, comerciante, filha de João Romão e Izaura Cecília Peres. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

América Aparecida Lopes, 61 anos, do lar, filha de Sebastião Fernandes e Maria do Carmo Fernandes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação de Moradores – Santa Luzia – Tatuquara.

Anna Schellin, 95 anos, do lar, filha de João Harder e Helena Harder. Sep. ontem.

Antolin Torres Hermida, 78 anos, pedreiro, filho de Antônio Torres e Aurora Hermida. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela da Paz – Boqueirão.

Antôny Diocarly Franco de Godoy, 34 anos, corretor, filho de Antônio Franco de Godoy e Maria Rosi Knopk. Sep. ontem.

Armando Sebastião, 68 anos, funcionário público estadual, filho de Jorge Sebastião e Ana Luiza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo).

Áurea Pinto, 63 anos, do lar, filha de Luiz Antônio Pinto e Maria Benedita de Jesus. Sep. às 17 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.

Bento Belmiro Rebelo, 74 anos, encarregado, filho de Belmiro Alexandre Rebelo e Alice Couto. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde.

Campos e Suely Teixeira da Silva. Sep. ontem.

Carmo Rene Martins, 61 anos, filho de Fidencio Martins e Arlinda Gonçalves Martins. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Batista – Sítio Cercado.

Claudemir de Oliveira, 42 anos, filho de Jorge Alves de Oliveira e Maria Elza Prateze de Oliveira. Sep. ontem.

Dalberto Ricardo de Carvalho, 81 anos, pintor, filho de José Ricardo de Carvalho e Maria Roas de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Edith Wilhelmine Seidler, 97 anos, do lar, filha de Albert Hermann Niemeyer e Kathe Helene Niemeyer. Sep. ontem.

Eny Thereza Noal, 82 anos, secretária, filha de Celestino Noal e Hilda Helena Noal. Sep. ontem.

Evelin Eriete Guther, 47 anos, bancária, filha de Erico Guther e Maria Cristina Guther. Sep. ontem.

Florinda Melo de Meneses, 64 anos, do lar, filha de Francisco Costa de Melo e Estelina Alves de Melo. Viúva de João Figueira de Meneses. Sep. ontem.

Hercília Alves dos Santos, 76 anos, auxiliar de produção, filha de Antônio Alves de Oliveira e Maria E. de Oliveira. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal do Boqueirão.

Hiram Dias do Nascimento, 73 anos, administrador, filho de Fioravante D. do Nascimento e Maria F. do Nascimento. Sep. ontem.

Ibanor Teixeira da Silva, 53 anos, instalador, filho de Firmino da Silva

Ivone Felippe, 84 anos, professora, filha de Francisco Carlos Felippe Filho e Maria Emilia Gebert Felippe. Sep. ontem.

Jair Branco, 65 anos, motorista, filho de Paulo Branco e Maria Augusta Branco. Sep. ontem.

João Cândido de Lara, 82 anos, servente, filho de Durval Cândido Batista e Rita Cordeiro de Lara. Sep. ontem.

José Carlos Kannink, 55 anos, pedreiro, filho de Edegar Kannink e Hilda Zilli Kannink. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

José Carlos Marques, 62 anos, pintor, filho de Idalina Marques. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro.

Laurindo Palu, 88 anos, comerciante, filho de Pedro Palu e Maria Palu. Sep. ontem.

Lucas Silva de Quadros, 21 anos, atendente, filho de Clovis Ery Pacheco de Quadros e Maria Rosi Ferreira da Silva. Sep. ontem.

Luiz Ferreira do Vale, 57 anos, segurança, filho de Martiniano Ferreira do Vale e Lúcia Langner. Sep. às 9 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Luzia Cosenza Lavagnoli, 90 anos, do lar, filha de Theodoro Cosenza e Ângela Pataro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Luzia Ribeiro de Oliveira, 90 anos, do lar, filha de Antônio José Ribeiro e Helena Maria de Jesus. Viúva de Pedro Maximiano de Oliveira. Sep. às 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Adventista do Sétimo Dia – CIC.

Manoel Marcelino Matias, 68 anos, filho de Ortolino Matias Silva e Maria Marcelino Gonçalves. Sep. ontem.

Marcelino Lemes da Silva, 67 anos, madeireiro, filho de Guilherme Lemes da Silva e Ana Ferreira Martins. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela da Igreja Batista – Maria Antonieta, em Pinhais.

Marcos Henning, 66 anos, mestre de obras, filho de Emilio Henning e Maria Artner Henning. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Paz – Boqueirão.

Maria de Lourdes Pacheco Ribas, 85 anos, professora, filha de José Danguy Pacheco e Jandyra Machado Pacheco. Viúva de João Barbosa Ribas. Sep. ontem.

Maria Macedo, 81 anos, do lar, filha de Rosalina da Silva. Sep. ontem.

Marli Kosiski, 58 anos, professora, filha de Aristides dos Anjos e Alice Maria dos Anjos. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Martinho José Ignácio, 74 anos, lavrador, filho de José Luiz Ignácio e Joana Carolina Ignácio. Sep. ontem.

Maurício Fraidenraich, 77 anos, advogado, filho de Paulina Goldwag. Sep. ontem.

Neisa Hackenberg de Souza, 71 anos, do lar, filha de Alfredo Henrique Hackenberg e Florentina Hackenberg. Sep. ontem.

Oberdan Façanha Henriques, 65 anos, motorista, filho de Carlos Henriques de Almeida e Aldir Façanha Henriques. Sep. ontem.

Olívia da Aparecida Machado, 63 anos, do lar, filha de Carmo Luiz Machado e Maria Senhorinha Paula Rosa Machado. Sep. ontem.

Osvaldo de Freitas, 75 anos, lavrador, filho de Antônio Cordeiro de Freitas e Mercedes Alves de Freitas. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Paula Cristina de Oliveira Barros, 35 anos, autônoma, filha de Manoelino Marques de Barros e Efigênia Maria de Oliveira. Sep. às 10h30, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Napoleão Bonaparte, 2.074 – Bairro Alto.

Paulo Graf, 80 anos, funcionário público estadual, filho de Edvino Graf e Eduvirges Graf. Sep. ontem.

Pietro Teodoro Chott da Silva, 16 dias, filho de Pedro Ferreira da Silva Filho e Regiane Fátima Chott da Silva. Sep. ontem.

Rose Mari Fernandes Oroski, 64 anos, do lar, filha de Alcindo Fernandes de Oliveira e Julieta Galdino Fernandes. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans.

Rute Mari Moro, 71 anos, comerciante, filha de Milquíades Mulhenhoff e Onorena Mulhenhoff. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Sebastião Appel Beira, 81 anos, auxiliar, filho de Joaquim Beira e Emma Appel Beira. Viúvo de Natália Beira. Sep. às 10 h, no Paroquial Santa Cândida.

Shirley Rachel Tosta da Silva, 75 anos, do lar, filha de Lúcia Banzatto. Sep. ontem.

Sylvia Pilotto, 88 anos, funcionária pública federal, filha de Hercindo Mpilotto e Carmen Macedo Pilotto. Sep. ontem.

MARINGÁ

Aline Cristina da Silva de Souza, 28 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Amélio Pinto da Silva, 81 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Anna Nartimiano Costa, 82 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da Rua Rio Paranapanema, 581 – Conjunto Record – Maringá.

Auzenir Alves Galvão, 71 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Cláudio Trevisan, 58 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Ederson Antônio Holanda, 27 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 1 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Sarandi.

Francielen Arantes de Sales, 24 anos. Sep. ontem em Sarandi.

João Cícero Monteiro, 92 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Quinta do Sol.

João Rodrigues Monteiro, 66 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Jocemarcio Higidio da Silva, 25 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Luzia Fenille, 57 anos. Sep. às 9 h. no cemitério municipal de Tupassi.

Maria de Lourdes Vernil Ferreira, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Umuarama, saindo da capela 1 da Prever. Av. Governador Parigot de Souza – Zona VII – Umuarama.

Nélson Miranda, 42 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Orozimbo Ferreira Martins, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Umuarama, saindo da capela 2 da Prever. Av. Governador Parigot de Souza – Zona VII – Umuarama.

Sérgio José dos Santos, 41 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

FOZ DO IGUAÇU

Antônio da Chaga, 59 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Antônio Pedro da Silva, 94 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São João Batista, saindo da Rua Couto Pereira, 179 – Morumbi I – Foz do Iguaçu.

Evaldo Nascimento dos Santos, 69 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Lindomar Antunes Rodrigues, 20 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Rua Porto Alegre, 193 – Jardim Laranjeiras – Foz do Iguaçu.

Salete Bogado, 34 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São João Batista, saindo da capela 2 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Sebastiana Nunes de Farias, 93 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Tereza Klauk, 72 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São João Batista, saindo da capela da Igreja Congregação Cristã no Brasil – Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]