• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Cinema, aprendizagem infantil, filosofia, cultura brasileira, urbanismo, línguas estrangeiras. Todos esses assuntos – e muitos outros – integravam o repertório de conhecimentos de Angela Pereira Cecatto, que levou o gosto pela áreas humanas do início ao fim da vida.

Nascida em Curitiba, em 1952, estudou em colégios da região do Batel, onde morava. Da época de escola, levou até a fase adulta as grandes amizades do Colégio Sion e as lembranças dos corredores do Colégio Estadual Júlia Wanderley, local em que iniciou a vida estudantil e cumpria seus deveres cívicos – foi sempre ali seu local de votação, ato que considerava muito importante e que fazia com orgulho.

Depois de se graduar em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, em meados dos anos 70, Angela decidiu aprender francês fluentemente para ler os grandes filósofos na língua original de publicação.

Alguns anos mais tarde, após se casar, foi morar na Alemanha por causa do trabalho do marido. Conseguiu aprender e ser fluente na língua alemã ao longo do ano em que esteve no país. Naquela época, também já falava espanhol e inglês.

O rápido aprendizado, além de ser uma aptidão natural, também ocorria por causa de determinação de Angela: era essa uma de suas principais características. Ela era o tipo de pessoa que planejava e realizava.

Deixou Curitiba em 1989 e foi trabalhar na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cascavel, separando-se do marido. Lá, seu envolvimento com a área cultural se diversificou ainda mais. Supervisionou o Paço das Artes, criou festivais culturais regionais e mostras de artes visuais, como a Bienal de Curitiba, chegando a se tornar secretária de Cultura e Turismo.

Às filhas, Carolina e Juliana, ensinou o respeito pelas pessoas, a generosidade e a importância do convívio familiar. O carinho que tinha pelos três irmãos, que se apoiavam e se ajudavam muito, também se estendeu até os sobrinhos. Com eles, realizava almoços nos fins de semana e encontros sempre que era possível.

Precisou retornar para Curitiba em 2001, quando foi diagnosticada com câncer, condição que conseguiu aplacar com tratamentos.

Não hesitou em continuar trabalhando. Começou a atuar na Secretaria de Estado da Cultura e esteve à frente de projetos pela Lei de Incentivo à Cultura.

Pouco tempo depois, não pensou duas vezes quando a irmã Cecília ficou doente: mudou-se para a casa dela, para ajudar nos cuidados necessários. Fez a mesma coisa com a mãe, trocando novamente de residência quando ela adoeceu. Assim, sempre presente para seus entes queridos, manteve os laços estreitos.

Fazia tratamentos mensais contra o câncer e acabou ficando com algumas funções debilitadas – em especial, a fala. Mas continuava trabalhando. Apesar de ter se aposentado pelo estado, seguia prestando auxílio em projetos culturais.

Na metade de 2016, porém, ficou mal de repente. A partir de então, alguns dias eram muito bons e outros, muito ruins. Descansou em dezembro, no dia em que completou 64 anos. Deixou duas filhas.

Dia 19 de dezembro de 2016, aos 64 anos, de câncer, em Curitiba.

Colaborou: Cecília Tümler.

-

Lista de falecimentos

Alisson de Lima, 25 anos. Profissão: lavador de carros. Filiação: Janecir de Lima. Sepultamento ontem.

Antônio Michalski, 73 anos. Filiação: Inácio Michalski e Francisca Michalski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo da Igreja Quandrugular de Piraquara.

Ari Hortz, 59 anos. Filiação: Vitor Hortz e Durcilia de Lima Hortz. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela São Leopoldo, no bairro CIC.

Ary de Jesus Silva, 88 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Dulcidio Beira da Silva e Francisca Falavinha da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo da capela número 03 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Avani da Silva Mainardes, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Domingues da Silva e Olinda de Jesus e Silva. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da capela da Funerária Fonseca, em Piraí do Sul.

Carina Félix dos Santos, 50 anos. Profissão: costureira. Filiação: Antenor Félix da Silva e Carmelita Amara dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 01.

Cenir Penteado, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Dias Penteado e Clementina Carmélia da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da residência.

Edite Muller Dlugosz, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Muller e Antônia Sem. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Fabiana da Fonseca de Castro, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Valdenir Ribeiro de Castro e Luciana da Fonseca Andreia de Castro. Sepultamento ontem.

Iraci da Luz, 56 anos. Profissão: diarista. Filiação: Darcy Pedro da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

João Arildo dos Santos, 67 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Salvador dos Santos e Maria Luiz. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Mafra (SC).

João Maria Bueno, 60 anos. Filiação: Dinarte Bueno e Aurora dos Santos Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

José Leocádio Pires, 69 anos. Profissão: pintor. Filiação: Bertoldo Pires e Hortência Cardoso Pires. Sepultamento ontem.

Júlia Wasik de Paula, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Wasik e Vitória Wasik. Sepultamento ontem.

Juracy Elizabeth Caldeira Gomes, 87 anos. Filiação: Manoel dos Santos Caldeira e Emma Wolkau Caldeira. Sepultamento ontem.

Leonilia Neves de Mello, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leobino Neves e Albertina Alves de Souza Neves. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.

Leonor Simon da Costa, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Simon e Carmen Coronado Simon. Sepultamento ontem.

Lourival Sampaio, 81 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Francisco Sampaio e Rosa Rocha. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Luciana Ribas Oliveira, 38 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ananias Lopes de Oliveira e Almides Ribas Oliveira. Sepultamento ontem.

Luiz Fernando Chichio de Morais, 65 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Fernado Birgel de Moraes e Cecília Chichio de Morais. Sepultamento ontem.

Maria Cacilda Neves, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Neves e Castorina Dorneles. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, saindo da residência.

Maria Helko Exteketter, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Helko e Cecília Helko. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 02.

Maria de Lourdes Pereira Soares, 54 anos. Filiação: Maximiano Pereira e Enedina Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano, em Fazenda Rio Grande, saindo da Capela Municipal de Fazenda Rio Grande.

Nerci da Costa Rodrigues, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Marques e Gilda da Costa Marques. Sepultamento ontem.

Norma Lunardi Ferreira, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amantino Lunardi e Nelva Madalena Teser Lunardi. Cerimônia hoje, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo, saindo do Cemitério Vertical de Curitiba.

Rojian Gois Franca, 23 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Esmelindro Gonçalves Franca e Rosa Gois Franca. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Santa Mônica, em Campina Grande do Sul.

Ruth de Souza Morais, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Noêmia de Souza. Sepultamento ontem.

Seni Freitas da Silva Muller, 66 anos. Profissão: contador. Filiação: Ari Soares da Silva e Amélia Freitas da Silva. Sepultamento ontem.

Silmare Lacerda Martins, 22 anos. Profissão: do lar. Filiação: Marcos Antônio Alves Martins e Maria Regina Lacerda Martins. Sepultamento ontem.

Teodoro Aquino de Chaves, 83 anos. Profissão: motorista. Filiação: Anacleto Chaves e Faustina Duarte. Sepultamento ontem.

Wendi Juliana da Rosa, 28 anos. Profissão: autônoma. Filiação: Maria Nasarete da Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo de Igreja Evangélica Quadrangular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]