• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O gosto por carros era a marca registrada de Angelo Marchiorato Chede. O jovem curitibano se mudou ainda criança para Paranaguá, no Litoral do Paraná, e lá teve uma juventude tranquila junto com os pais. Sempre muito estudioso, conseguiu realizar o sonho de ser dentista, profissão que exerceu durante a vida inteira.

Seu único período longe do Litoral foi durante a faculdade. Angelo foi aprovado no vestibular para cursar Odontologia na PUCPR, em Curitiba. Para realizar o desejo de se tornar dentista, decidiu, então, morar na capital. Fez muitos amigos durante a graduação e construiu laços que duraram mesmo depois de pouco mais de 20 anos de formatura.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail. obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Com o diploma em mãos, voltou para Paranaguá. Ganhou de seus pais um consultório particular, no qual atendia aos pacientes durante metade de seu tempo. A outra metade do período de trabalho Angelo dedicava ao posto de saúde da cidade. Era conhecido por nunca negar um atendimento, não importava o horário ou o dia. Atendia aos sábados e domingos, se fosse necessário. Fazia suas consultas sempre com muito cuidado e atenção. “Ele gostava de dizer que não tinha clientes ou pacientes, mas, sim, amigos”, conta a tia e madrinha Mariú França. Sempre que era possível, Angelo se reunia com amigos e colegas de turma para jantar e comemorar os anos do término do curso.

Durante a juventude em Paranaguá, conheceu Vanessa, que foi a sua primeira namorada. A paixão se tornou ainda maior com o passar do tempo. Eles casaram e tiveram dois filhos: Angelo Henrique e Maria Fernanda. Angelo acompanhava-os de perto em todos os momentos. A família viajava todos os anos e esse era um período de grande alegria, já que a carga de trabalho do dentista era intensa. Entre todas as viagens, uma das mais marcantes foi aquele em que Angelo esteve acompanhado de Aída, sua mãe, da esposa e dos filhos. Por 20 dias, eles aproveitaram juntos as paisagens dos Estados Unidos.

Angelo sempre se mostrou muito dedicado e ligado aos familiares. No período em que esteve longe de Paranaguá, fazia questão de voltar para a casa dos pais durante os fins de semana. Ele ajudava na loja de tecido. Tinha orgulho de participar da história de mais de cem anos da Casa Chede, antiga loja de tecidos da família, que fechou em 2010. As origens eram muito fortes na vida do curitibano. A descendência era italiana por parte de mãe; e do lado do pai as origens eram árabes. Das duas culturas levava diversos traços físicos e de personalidade. As comidas tradicionais dos dois países, como quibe e nhoque, não podiam faltar no cardápio. Na música, porém, as raízes italianas se sobressaiam. Ele adorava ouvir cantores clássicos, como Andrea Bocelli.

Angelo era muito ligado ao seu pai, Nagib, já falecido, pelo qual tinha uma grande admiração. Dessa relação muito próxima carregava algumas lembranças e manias. A exemplo do pai, desde cedo tinha paixão pelos carros. Trocava de modelo quase todos os anos. Por causa do gosto pelas viagens e da família numerosa, tinha preferência pelos carros grandes e espaçosos. Não importava a quanto tempo estivesse com o novo automóvel, ele estava sempre pensando no próximo que compraria. Assim como seu pai, gostava muito dos modelos importados.

Durante um churrasco, Angelo sofreu um acidente ao acender o fogo. Teve queimaduras, principalmente internas, nas vias respiratórias. Uma bactéria contaminou a queimadura e ele não resistiu. Após duas paradas cardíacas, teve morte cerebral. Deixa esposa, dois filhos, mãe, três irmãos, avó, tios, tias, primos, sobrinhos e os pacientes de Paranaguá.

Dia 24 de março, aos 43 anos, de complicações em decorrência das queimaduras.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 28/04/2015

Abraao Kalebe dos Santos, 11 anos. Profissão: estudante. Filiação: Ailton dos Santos e Luciane Pavilaky dos Santos. Sepultamento ontem.

Alexandre Cordeiro de Almeida, 7 anos. Filiação: Samuel de Almeida e Rosângela Cordeiro de Azevedo. Sepultamento ontem.

Ari da Luz, 55 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Sebastião da Luz e Terezinha Guedes da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará.

Celina Salomão Gomes, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Naggip Salomão Abdala e Maria Salomão. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Deolindo Marin, 67 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Tadeu Marin e Maria Fabretti. Sepultamento ontem.

Dirce Charnescky Ferrari, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Romeu Charnescky e Jardelina Charnescky. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Donatilia Afonso Garcia, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Donatilio Afonso e Joaquina Afonso. Sepultamento ontem.

Edi Terezinha dos Santos Talamini, 75 anos. Profissão: doméstica. Filiação: João Ferreira dos Santos e Marciana Trindade. Sepultamento ontem.

Edmara de Jesus Cunha Braga, 63 anos. Profissão: advogada. Filiação: Edmur Cantinho Braga e Luíza Cunha Braga. Sepultamento ontem.

Edmundo Soczek, 75 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Vicente Soczek e Rosa Vafolvski. Sepultamento ontem.

Eneovaldo Neves Soares, 87 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Eugênio Neves Soares e Maria Luíza Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ezequiel Vieira, 58 anos. Profissão: auxiliar de seção. Filiação: José Manoel Vieira e Maria Gonçalves de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Projeto Piá, no Campo Comprido.

Fernando Janjob Forkevitz de Castro, 7 anos. Filiação: Claudinei de Castro e Camila Janjob Forkevitz Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

Fernando de Lima Paula Assis dos Santos, 23 anos. Filiação: Jeferson Assis dos Santos e Marli de Lima Paula. Sepultamento ontem.

Francisca Nunes de Araújo, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Nenes de Souza e Lazara da Conceição. Sepultamento ontem.

Gabriele Miranda de Oliveira, 1 mês. Filiação: Cleiton Soares de Oliveira e Magali de Barros Miranda. Sepultamento ontem.

Ivette Franco da Silva, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Antônio da Cruz e Margarida Tozo da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela da Igreja de São Miguel, na Vila Fanny.

Jocemar dos Santos Lima, 41 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Juvelino dos Santos Lima e Maria Alves Lopes Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

José Aparecido de Almeida, 74 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: José Lemes de Almeida e Antônia Santos de Almeida. Sepultamento ontem.

José Luiz Franzak, 57 anos. Profissão: intérprete. Filiação: José Franzak e Maria Carlota Franzak. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 2.

José Pedro da Silveira, 88 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Marceliano Pedro da Silveira e Laurinda Maria Correia. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

Júlio Celio da Silva, 24 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Jorge da Silva e Célia Regina Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Pinhais.

Leonilda Pedroso, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Nunes e Maria Emília da Silva Nunes. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Maria Ana de Souza, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio de Jesus Travao e Eulália de Jesus Tavao. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Maria Aparecida das Gracas Silva Cedecari, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião da Silva e Maria Aparecida Teodoro da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Maria Lourdes Borges, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Miranda da Silva e Maria Ramos Miranda. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Maria Lúcia Miranda de Bonfim, 34 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Adão Miranda de Bonfim e Josefa Maria de Bonfim. Sepultamento ontem.

Maria Tereza de Lima Cartes, 67 anos. Profissão: confeiteira. Filiação: Alcídio Alves de Lima e Maria de Jesus Carvalho de Lima. Sepultamento hoje, em local a definir.

Maria de Lourdes Machado, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Antônio de Moura e Maria Aurora da Rocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Agudos do Sul.

Marlon da Silva Martins Neto, 19 anos. Profissão: estudante. Filiação: Carlos Martins Neto e Tatiane da Silva. Sepultamento ontem.

Maurinei dos Santos Cardoso, 43 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Odocha Cardoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Cerro Azul, saindo de residência.

Neuza Antônia da Silva, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Roberto Astrogildo da Silva e Jesuína Rodrigues da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Ordalia Bueno da Silva, 70 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Arlindo Bueno e Francisca Henrique. Sepultamento ontem.

Reinaldo Ely Trauer, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: Fritz Conrad Trauer e Joanna Machado de Souza Trauer. Sepultamento ontem.

Romão Klimczuk, 71 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Waldomiro Klimczuk e Anastácia Chudoblak Klimczuk. Sepultamento ontem.

Roque Ribas, 71 anos. Profissão: contador. Filiação: Durval Ribas e Otília Silva Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Samuel de Almeida, 36 anos. Filiação: João Emílio de Almeida e Maria Trindade de Almeida. Sepultamento ontem.

Sirlei Terezinha da Silva, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Pires dos Santos e Angelina Portes Pires. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Tereza Correa, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nicolau Miretzki e Ana Staroseles. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Thiago Augusto Ribeiro, 22 anos. Profissão: servente. Filiação: Sidnei Ribeiro e Salete Aparecida Nunes Ribeiro. Sepultamento ontem.

Valentim Pasda, 82 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Donato José Pasda e Elisa Pasda. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Igreja Assembleia de Deus, na Vila São Pedro.

Valério Hoerner Júnior, 72 anos. Profissão: professor. Filiação: Valério Hoerner e Maria de Lourdes Correia Hoerner. Sepultamento ontem.

Vanderlei Ribeiro, 34 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Olívio Alves Ribeiro e Roseli Carvalho Ribeiro. Sepultamento ontem.

Vilmar Carlos de Gois, 59 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Sebastião Lúcio de Gois e Maria Domingos de Gois. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

Wilian dos Santos, 37 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Rosário dos Santos e Rosalina Madalena dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal, em Londrina.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]