• Carregando...
 | Arquivo da  família
| Foto: Arquivo da família

Desde muito jovem, Anna Maria de Toledo Coelho foi estimulada a dedicar-se aos estudos. Não seria incomum se ela não tivesse nascido na década de 1930, quando a educação continuada ainda não era a realidade de grande parcela do mundo feminino. Era para poucas. A primogênita do casal Lourdes e Francisco, nascida na pequena cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, no entanto, abraçou a oportunidade e percebeu a chance como uma missão. O irmão Guilherme recorda-se da vez que ficou em segunda época na escola e, em uma semana estudando três horas seguidas, diariamente, a irmã o fez aprender o conteúdo e ainda tirar 8,5.

De mudança para Campinas, e mais próxima de São Paulo, Anna não titubeou em ir mais longe. Fez os exames para a Faculdade de Direito da USP, localizada no Largo São Francisco, na capital, reconhecida nacionalmente por sua excelência. Por ser mulher, muitos amigos a desaconselharam a seguir os passos do Direito. Não somente passou, como foi uma das melhores alunas da turma, conta o filho Ricardo. O primeiro emprego na Companhia de Gás de São Paulo foi preterido, anos depois, para continuar a sua jornada de estudos.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Corajosa, Anna Maria resolveu aventurar-se em terras distantes: conquistou bolsa de estudos para um curso de Direito Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suiça, durante dois anos. Não foi fácil. Sempre contava ter chorado todas as noites, durante as primeiras semanas longe de casa. A telefonia era precária e uma simples ligação para o Brasil precisava ser encomendada com dias de antecedência. Mas, aos poucos, foi se encantando pela Europa.

Além dos amigos, mantidos até então, conheceu o homem da sua vida, o jurista e filósofo do Direito, Luiz Fernando Coelho que, na época, estudava na Alemanha. O encontro foi durante uma das aulas de um curso complementar em que tinha se escrito, em Estrasburgo, no leste da França, em 1966. Anna Maria e Luiz Fernando se tornaram amigos. Ficaram tão próximos que, durante os almoços nos restaurantes conveniados com a bolsa de estudo, ela dividia o seu almoço com Luiz Fernando que sempre ficava com fome, recorda-se o filho da história que tantas vezes ouviu ao longo dos anos. Nesse momento, surgiu uma paixão platônica.

Na segunda etapa do curso, no ano seguinte, se reencontraram na Faculdade de Coimbra, em Portugal, e começaram finalmente a namorar. Sem concluir a última etapa – que deveria ocorrer no próximo ano, por ser um curso de férias – e com a bolsa de estudos prestes a vencer , arrumaram as malas e os livros e voltaram para o Brasil com o desejo de nunca mais se afastarem. O casamento se deu em 1968, em Curitiba. Para cumprir os créditos, o casal precisava terminar a etapa iniciada quatro anos antes. Já com dois filhos pequenos, Anna Maria e Luiz Fernando, finalmente, retornaram à Europa e concluíram a última etapa na mesma cidade do primeiro encontro, em Estrasburgo, na França, em 1972.

Após muitos anos morando em São Paulo e na Europa, Anna Maria estranhou, inicialmente, o provincianismo curitibano. Mas foi se adaptando conforme ia conhecendo as pessoas e se integrando aos grupos. O primeiro emprego foi na Aliança Francesa, após um convite da Madame Garfunkel. Das aulas de francês passou às aulas de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) e, por concurso, assumiu a disciplina de Direito do Trabalho na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em 1975, quando foi instalado em Curitiba o Tribunal Regional do Trabalho, Anna Maria foi convidada para ser assessora do juiz Dr. Wagner Giglio. Durante o dia permanecia no TRT, à noite dava aulas e cuidava dos filhos. Ela ainda encontrou tempo para cursar Mestrado na USP, na área em Direito do Trabalho.

Diante de tantos compromissos, lembra o filho, Anna Maria não era poupada de pequenas gafes. Certa vez, lembra o filho, a mãe saiu para trabalhar com sapatos diferentes em cada pé.

Mas o fôlego foi reduzindo e o sonho de se tornar juíza do trabalho foi ficando distante. Para sua alegria, décadas depois, ajudou o filho mais velho, Luciano, nos estudos para o concurso e o viu se tornar juiz do Trabalho – o título tão almejado desde os idos tempos. “No mesmo TRT que ela ajudou a fundar”, diz Ricardo, orgulhoso.

Em família, só com a aposentadoria é que Anna Maria conseguiu cuidar melhor do seu tempo. Mantinha também o lado “Caxias” como lembra a neta Maria Cecília: “quando eu dormia na casa deles, ela sempre me botava para estudar, mesmo que fosse feriado”. Pôde ainda viajar pelo mundo, sempre com o amor de sua vida descoberto no além-mar. Deixa o marido, três filhos e cinco netos.

Dia 12 de abril, aos 77 anos, de parada cardiorrespiratória, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 21/04/2015

Airton Lopes Duarte, 71 anos. Profissão: caldeireiro. Filiação: Manoel Anatil Lopes Duarte e Ernestina Cardoso Duarte. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Santo Antônio Jardim, em Ponta Grossa.

Albertina Tanner Plombon, 94 anos. Profissão: impressora. Filiação: Jorge Tanner e Elza Tanner. Sepultamento ontem.

Alzira Francisca da Glória, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Francisco dos Santos e Avelina Francisca dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal da Fazenda Rio Grande.

Alzira Justina de Salles, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Justino e Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Amari Mirtez Straioto, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Greca Filho e Maria Biss Greca. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches.

Anadyr Rodrigues Bertolussi, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Rodrigues e Filomena Ariano. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Anna Izaura Bianchini Sottomaior, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Afonso Adolfo Bianchini e Anna Strougal Bianchini. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Antônio Freitas Menezes, 71 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Manoel Vitorino de Menezes e Iraide Lima de Freitas. Sepultamento ontem.

Antônio Oliveira Couto, 62 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Geraldo Onorio de Oliveira e Geralda Cândida Couto. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Apolonio Liceski, 58 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Ignácio Liceski e Luíza Liceski. Sepultamento hoje, Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Aracy de Jesus Zanona, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Zanona e Bianca Zanona. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Arthur Vilacio Cunha Wierzbicki, 1 mês. Filiação: Rodrigo Alberto Lima Amaral Wierzbicki e Júlia Izabel Cunha Wierzbicki. Sepultamento ontem.

Brasileiro Dias do Rosário, 77 anos. Filiação: Lauro Dias do Rosário e Anita Ximenes Dias. Sepultamento ontem.

Diamantina Fernandes de Melo, 100 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Fernandes da Silva e Elizia Antoni. Sepultamento ontem.

Dircelia Kuceki da Silva, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vadeco Kuceki e Maria Bruginski Kuceki. Sepultamento ontem.

Eduardo Roberth de Godói Gonçalves Pires, 22 anos. Profissão: operador de caixa. Filiação: Luiz Vanderlei Gonçalves Pires e Marlene Machado de Godói. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Elídio Aparecido de Oliveira, 59 anos. Profissão: empresário. Filiação: José Nunes de Oliveira e Maria Benedita Galdino de Oliveira. Sepultamento ontem.

Etelvina Possobon, 88 anos. Profissão: religiosa. Filiação: Luiz Possobon e Joanna Moro. Sepultamento ontem.

Eva de Souza, 66 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Alcindo de Oliveira Ferreira e Rosa Alves Ferreira. Sepultamento ontem.

Gentil Cardoso, 74 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Inácio Cardoso e Damiana Fernandes Cardoso. Sepultamento ontem.

Germano Blitzkow Filho, 79 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Germano Blitzkow e Tercilia Blitzkow. Sepultamento ontem.

Gustavo Ferreira Maueler, 13 anos. Profissão: estudante. Filiação: Eduardo Alexandre Maueler e Zenilda de Fátima Ferreira Maueler. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Igreja Luterana, na Lapa.

Hermínio Duarte Dias, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Hermínio Duarte e Maria de Jesus Dias Duarte. Sepultamento ontem.

Izadora Zacharow de Paula, 23 horas. Filiação: Alexandre Gonçalves de Paula e Raquel Zacharow. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Izaura Muller Preveda, 78 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Teodora Reis e Teodora Reis. Sepultamento ontem.

Jackson Schimerski da Silva, 48 anos. Profissão: impressor. Filiação: Jair Pereira da Silva e Alice Schimerski da Silva. Sepultamento ontem.

Jonatas dos Santos Pereira, 36 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Sérgio Pereira e Ruth dos Santos Pereira. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

José Antônio Chasko, 79 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Chasko e Etelvina Chasko. Sepultamento ontem.

José Arlindo da Silva Filho, 38 anos. Profissão: pintor. Filiação: José Arlindo da Silva e Valdete de Oliveira. Sepultamento ontem.

José Francisco da Silva, 83 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Sebastião Francisco da Silva e Maria Deolinda de Jesus. Sepultamento ontem.

Leonardo de Oliveira Santos da Silva, 1 dia. Filiação: Leandro Santos da Silva e Rosilaine de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Leonilda Alves Ramires, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Alves Correa e Elisa Alves Correa. Sepultamento ontem.

Lídia Groncoski, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardo Machuchek e Martha Rogovski. Sepultamento ontem.

Lorenzo Pereira Carvalho Zanao, 1 dia. Filiação: Luiz Antônio Zanao Júnior e Maristela Pereira Carvalho Zanao. Sepultamento ontem.

Luciano Castanheira, 39 anos. Profissão: auxiliar de motorista. Filiação: João Orli Castanheira e Almira Castanheira. Sepultamento ontem.

Lúcio Fogaça Koenig, 69 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: Carlos da Silva Koenig e Zilda Fogaça Koenig. Sepultamento ontem.

Luiz Felipe Carvalho de Franca, 20 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Amaral de Franca e Sueli Teresinha Carvalho. Sepultamento ontem.

Luiz Renato Camargo Essenfelder, 66 anos. Profissão: dentista. Filiação: Alceu Frederico Essenfelder e Henriqueta Camargo Essenfelder. Sepultamento ontem.

Mário Tadao Yamaguchi, 66 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Tadaumi Yamaguchi e Angelina Mitose Goshima Yamaguchi. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Milena de Paula Rabelo, 37 anos. Profissão: tecnólogo. Filiação: Ady Neves de Paula e Maria Raimunda Cantanhede. Sepultamento ontem.

Moisaniel da Silva, 49 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Joana da Silva. Sepultamento ontem.

Nair da Rosa, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Mariano da Rosa e Vergília de Melo Nogueira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Nilson Mauro Marinho, 69 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Mauro Marinho e Mauro Marinho. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Capela Berti.

Sandra Mara da Silva, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Correia da Silva e Helena Mendes da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Matinhos PR.

Sebastião Braz Sertorio, 73 anos. Filiação: Luiz Sertorio e Alzira Braz. Sepultamento ontem.

Telma Etelvina de Oliveira, 51 anos. Profissão: costureiro(a). Filiação: Geroncio Germano de Oliveira e Etelvina Antônia D Oliveira. Sepultamento ontem.

Terezinha Grande, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Irto Grande e Maria Zanotto Grande. Sepultamento ontem.

William Christian Siebra dos Santos, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Ronaldo José dos Santos e Joraci Siebra. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]