• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Ausdrei Amaro Rosa não era um cidadão conhecido em Paranaguá, no Litoral, mas o “Deco” era, garantem os familiares. Das carreiras como salva-vidas e, mais tarde, como guarda portuário colecionava uma legião de amigos. A família só soube que muitos deles existiam na despedida de Deco.

Por ser salva-vidas, desenvolveu uma incrível habilidade para a natação. “O grupo dos bombeiros do Litoral sempre dizia que ele era o melhor”, orgulha-se a esposa Neuci Korsanke Rosa. Deco já trabalhava no porto e houve uma competição entre os portuários no Rio Itiberê. Ele foi inscrito pelos colegas para concorrer na natação. Fazia alguns anos que estava parado e, ansioso, pensou em desistir da disputa. “Ele falou que os outros nadadores tinham treinado bastante, enquanto ele estava magrinho”, explicou a esposa. Decidiu sair de casa “só pra dar uma olhadinha” no evento, mas os amigos insistiram para que participasse. E ele foi. “Começou lá trás, estava em último. Mas tinha as técnicas e deslizava na água. Foi ultrapassando um por um até chegar em primeiro lugar”. Depois disso, outras competições e outras vitórias também vieram.

Deco e Neuci tiveram um casal de filhos: Ausdrei Korsanke Rosa, 33 anos, e Vanessa Korsanke Rosa, 31 anos. Foram 34 anos de união. Superprotetor, mesmo depois que os filhos já estavam crescidos e casados, ainda eram alvo de preocupação constante do pai. Os sogros também recebiam a atenção de Deco. “Já tinha perdido os pais e então adotou os meus”, conta Neuci. Os pais dela tiveram nove filhas, nenhum menino.

Quando o primogênito de Ausdrei e Neuci nasceu, o guarda portuário chegou ao quarto, ainda sem saber o sexo do bebê, e perguntou “o que era?”. A esposa contou que era menino; num impulso, o marido correu para contar aos sogros que o primeiro guri da família havia nascido. “Ele vivia pedindo desculpa por não ter entrado no quarto primeiro”. Vanessa nasceu dois anos depois – no mesmo dia em que ele venceu a competição de nado.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

“A mão esquerda dele nunca soube o que a direita fazia”, afirma a esposa. A família sabia que ele gostava de ajudar os mais necessitados, mas não tinha ideia do quanto ele fazia pelos que precisavam. O portuário não costumava contar as “aventuras”, pois não queria chamar a atenção. Esse ensinamento sempre esteve presente na educação que passou aos filhos. “Você não sabe o porquê a pessoa está naquela situação”, fazia questão de lembrar sempre. “Eu gosto de estar perto daqueles que ninguém vê, eles precisam de atenção”, afirmava Deco. Com essa filosofia de vida, doava alimentos sempre que podia. “As vezes ele passava por alguém e, ao chegar em casa, dizia que ia voltar até aquela pessoa. Então ele levava as doações”, conta Neuci.

Às margens do Rio Itiberê, no Centro Histórico, também ajudou muita gente também. As pessoas em situação de rua que vivem na região foram ajudadas por Deco incontáveis vezes. “Um sábado antes de ele passar mal, chegou ao Mercado do Peixe, na barraca de uma conhecida nossa e comprou café e salgados para todos os cuidadores de carro que ficam por ali”, descobriu a esposa alguns dias depois.

Gostava também de parar no trapiche com a mulher para apreciar a vista do rio. “Como pode as pessoas duvidarem da existência de Deus? Olhe tudo isso”, refletia. Do outro lado do Itiberê, na Ilha dos Valadares, também tinha muitos amigos. Gostava do local porque era simples e tinha contato com a natureza.

Deco estava em casa quando se sentiu mal e chamou a esposa. Foi levado ao hospital em Paranaguá e precisou ser transferido para Curitiba, onde deveria passar por uma cirurgia. Durante a operação, ele não resistiu. Os familiares optaram por sepultá-lo no cemitério da Ilha dos Valadares. Quando o cortejo passou pela Praça Ciro Abalem, na entrada da localidade, o guarda portuário, que até então passava despercebido, foi aplaudido por centenas de pessoas. Deixa a esposa, dois filhos, genro, nora, três netas, três irmãos, sogros, cunhadas e amigos.

Dia 8 de junho, aos 56 anos, por hemorragia após o rompimento de uma artéria, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 27/06/2015

Adão Almeida Ferreira, 56 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Francisco José Ferreira e Verdelina de Almeida Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

Adão Alves da Silva, 83 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: João Pereira da Silva e Angelina Alves da Rosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Antônio Gonçalves de Souza, 55 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Gonçalves de Souza e Maria Pereira de Passos. Sepultamento ontem.

Braz Gil do Nascimento, 78 anos. Profissão: empresário. Filiação: Anacleto do Nascimento e Lúcia do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti.

Cláudio Kaminski, 84 anos. Profissão: técnico telecomunicações. Filiação: Miguel Kaminski e Joana Kaminski. Sepultamento ontem.

Dejahir Dias, 79 anos. Filiação: Cezarina Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Dioulir Batista dos Santos, 32 anos. Profissão: servente. Filiação: Durival Batista dos Santos e Maria de Fátima Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Erich Entschev, 70 anos. Profissão: representante. Filiação: Andreas Entschev e Erna Emmy Maria Entschev. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Everton do Nascimento Gomes, 28 anos. Profissão: encanador. Filiação: Valdeci Aparecido Gomes e Nilzete do Nascimento Gomes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Guilherme Antoniacomi, 23 anos. Profissão: garçom. Filiação: Gerson Antoniacomi e Márcia de Fátima Machado. Sepultamento ontem.

Ivone Vladcovski, 37 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adão Vladcovski e Cecília Pecharki Vladcovski. Sepultamento ontem.

Ivone de Oliveira, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ernestina Dias. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Frei Miguel, na Cidade Industrial.

João Cândido Pereira, 69 anos. Profissão: vigilante. Filiação: João Teodoro Pereira e Geralda Cândida Pereira. Sepultamento ontem.

João Kozo Itice, 71 anos. Profissão: motorista. Filiação: Jinciti Itice e Sumi Itice. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.

José João da Rosa, 68 anos. Profissão: contador. Filiação: João Teodoro da Rosa e Erotildes Firmina da Rosa. Sepultamento ontem.

José Wilson da Silva Bretas, 61 anos. Filiação: Dario Dias Bretas e Dirce da Silva Bretas. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Josephina Benato Budel, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Benato e Elizia Tulhio. Sepultamento ontem.

Júlio Rosa da Silva, 71 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Alberto Correia da Silva e Alexandrina Rosa da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Juris Ferreira Santos, 77 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Isaias Maximiliano dos Santos e Otília Ferreira Danguy. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Leonardo Gaglianone Filho, 66 anos. Profissão: geológo. Filiação: Leonardo Gaglianone e Maria Thereza Gaglianone. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Leonor Gabardo Ribeiro, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Emenegildo Gabardo e Conceição Gabardo. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Leonor Oliveira Arcuri, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eloy Rodrigues Oliveira e Durcilia Nery Oliveira. Sepultamento ontem.

Leopoldo Alves de Abreu, 72 anos. Filiação: Angelino Alves de Abreu e Gertrudes Maria de Franca. Sepultamento hoje, em local a definir.

Lourdes Ana Dambros, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Santo Guerra e Clementina Angelina Guerra. Sepultamento domingo, 28 de junho, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Lourdes da Silva, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio da Silva e Daluz Rosa da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela da Matriz, em Almirante Tamandaré.

Lucas Vinícius de Faria, 20 anos. Filiação: Lourival Aires de Faria e Lindamir Aires de Faria. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Luiz Culau Dobler, 65 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Fredolin Dobler e Armelinda Culau Dobler. Sepultamento ontem.

Luiz Ribeiro, 74 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Atanagildo Ribeiro e Maria Antônia Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Manoel Frederico Lopes Carstens, 74 anos. Filiação: Carlos Bompeixe Carstens e Altair Lopes Carstens. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Maria Terezinha Cordeiro Padilha, 50 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Benedito Rodrigues Cordeiro e Tereza Joceli Cadena de Castro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de Cemitério Municipal da Lapa.

Maria da Silva Manelli, 92 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Canuto da Silva e Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Mário Ernesto Montrucchio, 74 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Mário Montruccio Filho e Zulmira Marconcin Montrucchio. Sepultamento ontem.

Mercilda Pereira de Lima Silva, 70 anos. Profissão: enfermeiro. Filiação: Pedro de Lima e Clementina Martins. Sepultamento ontem.

Nair Borghi Perassoli, 86 anos. Filiação: Ivo Borghi e Victória Trovan. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de residência.

Nair Maria de Jesus Vicaria, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Michilin e Palma Tamborini. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Nazira Maria de Souza Brito, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Rosa de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Nelton Noel Gonçalves, 76 anos. Profissão: supervisor de produção. Filiação: José Benedito Gonçalves e Geraldina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Osvaldo da Silva, 69 anos. Filiação: Ana Inácio Pereira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Paulo Sérgio Fabrício Ribas, 50 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: João Maria Fabrício Ribas e Maria Madalena Moreira Ribas. Sepultamento ontem.

Pedro Beltrão, 63 anos. Profissão: manobrista. Filiação: Antônio Beltrão e Ana Mendes Coutinho. Sepultamento ontem.

Ricardo Stacholski, 57 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Frederico Olto Stacholski e Hildegard Stacholski. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Rodolfo Prudlo, 69 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Valentim Prudlo e Anastácia Gbur Prudlo. Sepultamento ontem.

Rosa Schneider, 79 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Júlio Schneider e Cecília Schneider. Sepultamento ontem.

Rudi Rodrigues Voigt, 66 anos. Profissão: servente. Filiação: Balduino Voigt e Olivia Rodrigues Voigt. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Sebastião Antunes de Oliveira, 83 anos. Filiação: Almiro Soares Ramos e Júlia Antunes Wolf. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Tereza Romero Dias, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Cândido de Oliveira e Isabel Romero Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida.

Terezinha Santos Paschoal, 79 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Laudilio Santos e Natália Padilha de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Theresa Schena Ferrarini, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Rosalino Schena e Antônia Taverna Schena. Sepultamento hoje, no Cemitério Colônia Faria, em Colombo.

Wilma Naumann Weissheimer, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Laurival Naumann e Anísia Gomes Naumann. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]