• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Tcheco, Ricardinho, Rodrigo Batata, Marcelo Lipatin. Rafinha, Miranda, Lúcio Flávio, Pachequinho, Pedrinho. Em comum: todos treinados nas categorias de base por Carlos Deodoro de Sá Chiuratto, mais conhecido no mundo do futsal como Carlão.

Carlão foi proprietário do Cancun, tradicional praça esportiva da capital, vinculada intimamente ao Coritiba e ao Paraná Clube. Despertava medo na rapaziada, que via em seu vaticínio a possibilidade de uma carreira no trio de ferro da capital. Não era conhecido pela primazia tática, mas tinha aquilo que os torcedores relacionam com um técnico ideal de futebol e futsal: sabia encontrar jogador bom e mexer no time.

De suas cancheiras saíram diversas gerações de jogadores com capacidade técnica acima da média e reconhecida disciplina. Eram armadores e finalizadores que chutavam bem com ambas as pernas e, no jargão do meio, corriam certo. Suas melhores equipes giravam ao redor de jogadores com capacidades técnicas descomunais e sistema tático simples, descomplicado.

O castrense Carlão tinha 73 anos, trinta deles vividos dentro das quadras. Começou no Pinheiros, em 1977. Nunca foi unânime entre os colegas treinadores que, em alguns casos, o acusavam de peneirar os principais jogadores de equipes do interior com categoria de base forte e montar supertimes. Foi técnico de diversas seleções de futsal do Estado, onde ficou conhecido pelo caráter franco, de palavras sem cortes.

Se o seu modelo de jogo dos anos 1980 e 1990 revelou grandes jogadores, o início dos anos 2000 apresentou outro panorama. O futsal trazia uma série de inovações táticas, com potências europeias radicando comissões técnicas brasileiras e técnicos locais mais metódicos, menos intuitivos. O modelo de quadrado com pivô fixo já não era mais suficiente. Aos poucos, Carlão foi se desligando da beira da quadra. A partir de 2007, passou a se concentrar no gerenciamento administrativo do Cancun e a conferir apenas de soslaio as peladas de fim de semana.

Explodia com jogadores egoístas, desgostava de comemorações efusivas, reclamava com omissos na limpeza do alojamento ou com quem simplesmente sentia a pressão em partidas decisivas. Tinha um humor peculiar e fugia da cultura aduladora de dirigentes.

Com as suas quadras localizadas no coração duro do Parolin, não era raro que chamasse mendigos e catadores de lixo para almoçarem no refeitório da escolinha. Jovens de origem humilde e das mais diversas regiões do Paraná vinham com os habituais sonhos de grandeza e de conquista na cidade grande. Entretanto, Carlão tinha uma exigência: quem não estudasse não jogava. Repetentes pegavam ganchos dentro e fora de quadra. Também não era incomum que desencantasse jovens atletas e sugerisse estudar mais ao invés de correr atrás da bola.

Carlão morreu em 5 de janeiro. De problemas pulmonares e cardiovasculares. A certidão de óbito também conta a obesidade. Quando soube, ocorreram-me memórias dos tempos em que fui treinado por ele, no Paraná Clube, de 2000 a 2002, categorias juvenis. Com ele e com o técnico José Roulien de Andrade Junior, fomos campeões dos Jogos da Juventude de 2001 pela seleção de Curitiba. Reserva do reserva na final contra São Miguel do Iguaçu, Carlão me chama para entrar nos últimos três minutos da partida. Diz-me que só estou ali pra chutar uma única vez na bola. Foi o que fiz.

No dia seguinte à notícia de sua morte, lembrei-me do seu jeito carregado de falar, da barriga proeminente e do dia em que reclamou do meu asseio pessoal. Só daria ouvidos a uma reclamação minha se eu cortasse as unhas com mais regularidade.

------------

Lista de falecimentos de 29/07/2017

Alfredo Leandro da Fonseca, 85 anos. Profissão: garçom. Filiação: Miguel Leandro da Fonseca e Rita Alves Fernandes. Sepultamento ontem.

Amelina Maia de Carvalho, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Idalino da Silva Maia e Floripa Gonçalves de Moraes. Sepultamento hoje, saindo do Cemitério de Siqueira Campos (PR).

Anderson Matheus Leite, 19 anos. Profissão: pintor. Filiação: Clecio Leite e Deiseluce Aparecida Meira. Sepultamento ontem.

Antonietta de Conto Micheletto, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo de Conto e Maria Tortato de Conto. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo do Cemitério Paroquial Umbará.

Antônio Vasconcelos, 73 anos. Filiação: João Vasconcelos e Amélia Piovisani. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo do mesmo cemitério.

Arnoldo Goltz, 87 anos. Filiação: Rodolfo Goltz e Amália Goltz. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo do mesmo cemitério.

Carlinda Souza Carneiro Leão, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Souza e Helena Lima Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo do mesmo cemitério.

Catharina Barcik Schlichting, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Barcik e Francisca Barcik. Sepultamento hoje, saindo do Cemitério Paroquial do Abranches.

Cidival Martins Gomes, 49 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Joaquim Martins Gomes e Joana Marques Avelino Gomes. Sepultamento ontem.

Edinaldo da Silva, 62 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Maria Clara da Silva. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Elizete Borges Pancini, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Izaias da Silva Borges e Doraci Zacarias Borges. Sepultamento ontem.

Eloísa Saidler de Moraes. Filiação: José Miguel de Moraes e Janete Saidler. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Lindoia.

Ely Marques Ferreira, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Godofredo Marques e Lilia de Carvalho Marques. Sepultamento hoje, saindo do Cemitério de São Mateus do Sul (PR).

Félix da Silva, 69 anos. Profissão: militar. Filiação: Cidronia da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Municipal do Boqueirão , capela 02.

Francisco João de Sousa, 93 anos. Filiação: João Carlos de Sousa e Juvina Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Geraldo Pereira de Matos, 89 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Francisco Pereira de Matos e Sebastiana Pereira Andrades. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo do Cemitério Municipal do Água Verde - capela 01.

Gilmar José Dias de Oliveira, 60 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Estácio Dias de Oliveira e Tecla Kossoski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo do Cemitério Municipal Santa Cândida - capela 01.

Guilherme da Silva Delfino, 22 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Valdomiro Delfino e Denir da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará, saindo de capela mortuária no Pinheirinho.

Hersilia Lealpaes, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos de Souza Leal e Eugenia Garcia Leal. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de local a ser designado.

Ignácio Bello dos Santos, 90 anos. Filiação: Benedito Belo dos Santos e Zulmira Burge. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo de residência.

Ilhete Purkott Walger, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Purkott e Amabile Costa Purkott. Sepultamento ontem.

Izilda Maria Henrique, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Armando Malmann e Irasema Malmann. Sepultamento ontem.

Jeanderson Faria dos Santos, 19 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Joel Pereira dos Santos e Janete de Faria. Sepultamento ontem.

João Sant Ana Filho, 67 anos. Filiação: João Sant Ana e Maria Suzana Furtado de Sant Ana. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo do Cemitério Municipal do Boqueirão - capela 01.

Joaquim de Jesus, 69 anos. Filiação: Zulmira de Jesus. Sepultamento ontem.

José Aparecido Pamplona, 65 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Aminandes Pamplona e Odília de Campos Pamplona. Sepultamento ontem.

José Fraga Martins, 76 anos. Filiação: Apolinário Raimundo Martins e Altina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

José Geraldo Luciano, 73 anos. Filiação: Geraldo Francisco Luciano e Angelica Maria do Espírito Santo. Sepultamento hoje, Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo do mesmo cemitério.

Júlia Marília Rodrigues, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Osterloh e Iolanda Osterloh. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Laura Pereira Gomes, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Pereira Sapato e Maria de Jesus. Sepultamento hoje, saindo da Capela da Paz, no Boqueirão.

Leonora Aparecida Schultz, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Lopes e Francisca Ferreira Lopes. Sepultamento ontem.

Leonora Ferreira Kister, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leonardo Andrechowicz e Joana Kondazeski. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, em Curitiba, saindo do mesmo cemitério.

Leopoldo Choinski, 51 anos. Profissão: atendente comercial. Filiação: Miguel Choinski e Helena Mucharski Choinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo do mesmo cemitério.

Lourdes Leite, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Leite dos Santos e Maria Leite. Sepultamento ontem.

Luiz Celso Rodrigues, 56 anos. Profissão: caseiro. Filiação: Ernesto Rodrigues e Dalva Rodrigues. Sepultamento ontem.

Maria Augusta Andrade da Silva Cordeiro, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cândido Macuco da Silva e Benedita Andrade da Silva. Sepultamento ontem.

Maria Conceição Rodrigues Pereira, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Laurindo Rodrigues e Emília dos Santos Rodrigues. Sepultamento ontem.

Marisa de Oliveira Camargo, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Anselmo de Oliveira Camargo e Maria da Luz Camargo. Sepultamento hoje, Cemitério Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Miguel Berthier Portes, 83 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Pedro Paulo Fortes e Alzira Berthier Portes. Sepultamento ontem.

Mina Iark, 76 anos. Filiação: Augusto Iark Sobrinho e Palmira Tesseroli Iark. Sepultamento ontem.

Nadja Tereza Maia Coelho, 66 anos. Profissão: auxiliar de contabilidade. Filiação: José Coelho Filho e Maria do Carmo Coelho. Sepultamento ontem.

Nilson Augusto Ribeiro, 37 anos. Profissão: auxiliar escritório. Filiação: Nelson Feliciano Ribeiro e Odília Luíza Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Onidio Singh, 75 anos. Filiação: Paritam Singh e Ana Pontes. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, em Curitiba, saindo de local a ser designado.

Orlando Galhoti Miranda, 75 anos. Filiação: Braulio Miranda e Maria Galhoti Miranda. Sepultamento ontem.

Osmar Samuel Gonçalves de Jesus, 57 anos. Profissão: garçom. Filiação: Osvaldo Gonçalves de Jesus e Aurora Rodrigues de Jesus. Sepultamento ontem.

Osvaldo Fernandes, 74 anos. Profissão: pinto. Filiação: José Fernandes e Rosa Pinto. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo do mesmo cemitério.

Patricia Pereira da Silva, 33 anos. Filiação: Josué Joaquim da Silva e Cleusete Pereira da Silva. Sepultamento hoje.

Pedro Amarildo Pereira Benedito, 50 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: José Benedito e Tereza Lúcia Benedito. Sepultamento ontem.

Renê Henri Brino, 80 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Giosue Brino e Fernande Marie Therese Fabre. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Diamond Vip Room.

Roberto José Martins, 76 anos. Filiação: Calixto José Martins e Amélia Zanganelli Martins. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Sidney de Oliveira Rezende, 92 anos. Filiação: Luiz Cabral e Nathalia Nogari. Sepultamento ontem.

Sinesio Aristeu da Luz, 91 anos. Profissão: motorista. Filiação: Agenor Sebasiao da Luz e Maria Albertina de Jesus. Sepultamento ontem.

Sônia Regina do Prado, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hercilio Pereira e Rosa Pereira. Sepultamento ontem.

Zenilda Campos de Andrade, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Garcia de Campos e Maria Madalena de Campos. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da Capela Bairro Novo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]