• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Os golpes certeiros e os movimentos precisos de Bruce Lee no cinema encantavam Fernando Dandoro Castilho Ferreira desde criança. Foi graças a eles que o jovem resolveu praticar Kung Fu, mais precisamente a modalidade Ving Tsun, caracterizada pelos movimentos contidos e o uso dos golpes do agressor contra ele mesmo. O próprio Bruce Lee era um entusiasta e ajudou a popularizá-la.

É uma arte marcial limpa, eficiente, discreta, sem movimentos acrobáticos ou mirabolantes e que pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente de tamanho ou força. Em alguns aspectos, a modalidade retratava o próprio jeito de ser de Fernando. Reservado e discreto, não falava muito. O que não significava que fosse severo ou frio com os outros. Gostava de esperar o momento certo para falar e lançar uma piada ou dito jocoso para animar o ambiente. “Ele ficava na dele, mas quando falava, normalmente, todo mundo ria”, conta o irmão Cassio.

A paixão pelo Kung Fu acompanhou toda a vida de Fernando. Nascido em Santo André, na Região do Grande ABC paulista, mudou-se para Curitiba ainda pequeno, acompanhando a família. Formou-se em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Não foi por acaso: adorava esportes. Futebol como passatempo com os amigos; aulas de natação como trabalho e, claro, a prática de Kung Fu, na qual alcançou o grau de mestre. De tempos em tempos ia a São Paulo para aprimorar sua técnica e ter contato com os mestres na arte milenar. Seu plano era fundar em Curitiba uma academia especializada na modalidade Ving Tsun.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

A arte marcial foi sua companheira até no mestrado em Educação Física na UFPR. A dissertação tratou da inserção do Kung Fu no Brasil na perspectiva dos mestres pioneiros. Como epígrafe do texto, uma citação de Confúcio: “O Mestre disse: ‘No Estudo, deve-se proceder como se inalcançável; ainda se deve temer perdê-lo’”. Ele seguiu a risca esse conselho. Depois de concluir o mestrado, começou o doutorado em Sociologia também na UFPR. Dedicava horas e horas às leituras sobre o objeto de sua pesquisa, concentrando-se nos estudos com a dedicação de um mestre oriental. Mas, claro, sempre havia tempo para seus grandes amores: Helena, a esposa, a filha Manoela e o filhinho Antonio. O carinho entre os quatro era permanente.

Foi numa das missas do Santuário de Santa Rita de Cássia, no Hauer, que Fernando conheceu Helena. Os dois compartilhavam a mesma fé e devoção à santa italiana – conhecida hoje como a “santa das causas impossíveis” – e acabaram compartilhando também as próprias vidas por meio do casamento. A religiosidade era muito importante para Fernando. Todos os domingos participava das missas no Santuário. Também rezava com fervor a Jesus Misericordioso e confiava nele plenamente. “Uma frase que me faz lembrar de meu irmão é ‘Jesus Misericordioso, eu confio em Vós’.”

No tempo livre, Fernando gostava de um futebolzinho com os amigos ou de ouvir um bom samba, gênero musical que o encantava. Como trabalho, escolheu ensinar natação para bebês. Era uma atividade que se encaixava muito bem com o seu perfil atencioso, paciente e calmo. Alegrava-se ao ver os pequenos dando as primeiras braçadas na piscina e não escondia o sorriso ao vê-los brincando na água. Certamente recordava-se de seu Antônio, bebê com um ano de vida, que o esperava em casa.

Em novembro do ano passado, exames relevaram a existência de um tumor no intestino de Fernando. Ele enfrentou a situação com a fortaleza que lhe era habitual. Apesar do tratamento, a doença não pôde ser controlada. Partiu com a serenidade de um mestre do Kung Fu. Deixa a esposa, dois filhos, dois irmãos e a mãe.

Dia 3 de julho, aos 37 anos, devido a complicações de um câncer, em Curitiba.

Lista de Falecimentos - 13/07/2015

Alberto Calzolari, 63 anos. Profissão: empresário. Filiação: Alceste Calzolari e Silvana Caffagni. Sepultamento segunda-feira, 20 de julho de 2015, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Alceu Alves Cardoso, 42 anos. Filiação: Geraldo Cardoso de Moura e Idalina Alves Pereira. Sepultamento ontem.

Alice Juliana Soppa, 86 anos. Profissão: auxiliar administrativa. Filiação: Henrique Boddy e Carmela Schaman. Sepultamento hoje, Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Alzira Rodrigues de Souza, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bento Gonçalves de Souza e Mirandolina Rodrigues do Carmo. Sepultamento hoje, Cemitério Vaticano, saindo da Capela Mortuária Nossa Senhora do Carmo, Pinheirinho.

Ana Nunes Jarenko, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lázaro de Oliveira Padilha e Leonor Pires da Silva. Sepultamento hoje, Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ângela Slompo Kotowski, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Slompo e Emília Slompo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré.

Antônia Foggiatto Piovezan, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alexandre Foggiatto e Cristella Foggiatto. Sepultamento ontem.

Antônio Guerra Machado, 70 anos. Profissão: técnico de manutenção. Filiação: Antônio Constantino Machado e Apolônia Guerra Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará.

Araci Urbano Bortolan, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Urbano e Maria Urbano. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de São José dos Pinhais, saindo da Capela Ômega.

Aroldo da Silva, 83 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Celina Silva. Sepultamento hoje em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Paranaguá.

Beatriz Vitória do Amaral Zanella, 7 dias. Filiação: Luan Lopes Zanella e Andreia Rosalina do Amaral. Sepultamento ontem.

Carlos Grebinski Kutsch, 68 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Atilio Ferreira Kutsch e Anilda Grebinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Carmen do Amaral Zolin, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim José da Silva e Josefina Francisca do Amaral. Sepultamento ontem.

Daniel Castro Wosni, 27 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Martinho de Jesus Wosni e Augustina de Jesus Castro Wosni. Sepultamento ontem.

Douglas Pereira, 76 anos. Profissão: motorista. Filiação: Edgard Pereira e Ida Pereira. Sepultamento ontem.

Efren Diego Mylla Maluendas, 22 anos. Profissão: estudante. Filiação: Efren William Belo Maluendas e Mozara Maria Farias Mylla Maluendas. Sepultamento ontem.

Ernesto Maciel de Melo, 62 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Leovegildes Sérgio de Melo e Leopoldina Ribas de Macedo Melo. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Eurides de Carvalho Quinsler, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Teixeira de Carvalho e Catharina Teixeira de Carvalho. Sepultamento ontem.

Evelise Cristina Hertzel, 49 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ervino Carlos Hertzel e Cândida Maria Hertzel. Sepultamento ontem.

Fábio Ingegneri, 45 anos. Profissão: administrador. Filiação: Carlo Ingegneri e Mirian Baptista Ingegneri. Sepultamento ontem.

Irene Mainardes Mendes, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luís Mainardes de Oliveira e Diva Teixeira de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Isaura de Souza, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lindolfo Ribeiro e Marcelina Ribeiro. Sepultamento ontem.

Jaime Somera, 67 anos. Profissão: estofador. Filiação: João Somera e Maria Moreno. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss em São José dos Pinhais, saindo de local a ser designado.

João Plinio de Andrade, 64 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Alipio Luiz de Andrade e Guilhermina Francisca de Andrade. Sepultamento ontem.

José Alison, 80 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antônio Alison e Concilia Alison. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela 4.

José Carlos do Nascimento, 53 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Joaquim do Nascimento e Geracina Natalizio do Nascimento. Sepultamento ontem.

José Valdir Caetano dos Santos, 53 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: João Caetano dos Santos e Maria de Jesus Pedroso dos Santos. Sepultamento ontem.

Juliane Cristina de Matta e Silva, 35 anos. Profissão: professora. Filiação: Natal Santana da Silva e Nilsa Santos da Silva. Sepultamento ontem.

Kauane Carvalho da Silva, 15 anos. Profissão: estudante. Filiação: José Carvalhho e Joice Carvalho. Sepultamento ontem.

Kiteria Regina Rodrigues, 45 anos. Profissão: fisioterapeuta. Filiação: José Rodrigues e Teresinha Iolete Medeiros Rodrigues. Sepultamento ontem.

Lara Ellis Soares Rodrigues, 6 anos. Filiação: Marlon Soares Santos e Ana Elise Pedro Rodrigues. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos Silva dos Santos, 62 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Pedro Damiani dos Santos e Elvina da Silva Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss em São José dos Pinhais.

Luzia Divina Paiao, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Zacarias Silvério Grilo e Maria Luíza de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Maria das Dores dos Santos, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ana Francisca da Rocha. Sepultamento ontem.

Maria das Neves Schimerski, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Diamiro Eduardo Schimerski e Ernestina Bernardina dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos em Piraquara.

Maria de Moraes Makoski, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Felício de Moraes e Vitalina Maria de Oliveira. Sepultamento ontem.

Marilu do Rocio Brusamolin, 61 anos. Profissão: funcionária público federal. Filiação: Álvaro Brusamolin e Luzia Maria Brusamolin. Sepultamento ontem.

Marino Schslarski Bueno, 62 anos. Profissão: militar. Filiação: Silvério de Oliveira Bueno e Nazira Schslarski Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim em São José dos Pinhais, saindo da Associação de Moradores do Parque Industrial no Capão Raso.

Miguel Parente Saldanha, 80 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Parente Saldanha e Maria Camilo do Espírito Santo. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Naicyr Beatriz Rohn da Costa, 64 anos. Profissão: bancária. Filiação: Pedro Antônio da Costa e Olga Rohn da Costa. Sepultamento ontem.

Osni Barboza Basílio, 30 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Benedito Francisco Basílio e Carmelina Correia Barboza. Sepultamento ontem.

Reinaldo Lopes dos Santos, 37 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Luiz Otávio Lopes dos Santos e Ilma Faga dos Santos. Sepultamento ontem.

Ronaldo da Costa Molinski, 30 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Sérgio Luiz Molinski e Maria Helena da Costa Molinski. Sepultamento ontem.

Rosa Salwinski, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Salwinski Filho e Olinda Cossa Salwinski. Sepultamento ontem.

Sérgio Luiz Sottomaior Pereira, 52 anos. Profissão: empresário. Filiação: Ivo Arzua Pereira e Maria Helena Sottomaior Pereira. Sepultamento ontem.

Shigenobu Suemitsu, 84 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Shigemi Suemitsu e Tomé Suemitsu. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II em Pinhais.

Sidnei da Silva Nogueira, 44 anos. Filiação: Dirceu Santana Nogueira e Marli Uilda da Silva. Sepultamento ontem.

Sônia do Rocio Ribas, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Doralicio Ribeiro de Melo e Marlene Tacheski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Assoc. de Mor. e Amigos Bairro Alto, Rua Rio Guaiba, 1277.

Sueli Mara Kolisnik de Matos, 52 anos. Profissão: funcionária pública municipal. Filiação: José Kolisnik e Dirce Kolisnik. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela 01.

Tereza Thibes, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Policarpo Thibes e Palmira Schaitel. Sepultamento ontem.

Thiago de Andrade, 32 anos. Profissão: instrutor. Filiação: Lueci de Andrade Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela 02.

Tobias do Vale, 79 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro do Vale Lima e Maria Madalena Rocha. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

Vani Almeida de Matos, 46 anos. Profissão: auxiliar limpeza. Filiação: Anselmo Almeida de Matos e Guilhermina César de Matos. Sepultamento ontem.

Vilma de Oliveira Chagas, 60 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Benedito de Oliveira Cezar e Alzira Almeida Cezar. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Wellington Davi de Oliveira Pereira, 10 dias. Filiação: Edson Gonçalves Pereira e Danielli de Oliveira Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de Visão Misionária, no Xaxim.

Willian Almeida Pereira, 22 anos. Filiação: Elias Marcelino Pereira e Vani Almeida de Matos. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida em São José dos Pinhais.

Yosico Umeda, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Funechi Higashi e Tama Higashi. Sepultamento ontem.

Zair Levis Accioly Rodrigues da Costa, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Humberto Levis e Angelica Levis. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Zeli Rengel da Silva, 53 anos. Profissão: corretora. Filiação: Nerso Tolentino da Silva e Luzia Rengel da Silva. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]