• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Antes de morar definitivamente em Curitiba, sua cidade natal, Francisco Luiz Romaguera Macedo passou o começo da infância mudando de cidades pelo Paraná. Residiu em diversos locais do estado, tais como Palmeira e São Mateus. Essa rotina ocorria devido ao trabalho de seu pai, James Portugal, que era juiz estadual. Retornou à capital paranaense somente quando já estava em idade escolar. Em Curitiba, morou com o avô, Francisco Ribeiro, por todo o período em que esteve na escola.

A exemplo de seu pai, tornou-se advogado; cursou a graduação na Universidade Federal do Paraná. Francisco passou por diversos setores no serviço público e atuou como procurador e promotor de justiça do estado. Também desenvolveu diversos trabalhos sociais durante os cerca de 40 anos de atuação.

Desde jovem, Francisco sempre foi muito preocupado com o próximo. Participou de associações e instituições de auxílio à comunidade. Além de altruísta, era bom líder e administrador. Era chamado para assumir o comando das entidades em momentos de crise. Em 1980 entrou de cabeça na caridade: foi nomeado presidente da então Fundação de Assistência a Menores Aprendizes, a Fama. Junto com sua equipe, desenvolveu ainda mais as ações que já eram realizadas no local. Tinha verdadeira admiração pelo trabalho que a Fama realizava. Dizia que o local era um dos maiores bens para a cidade, pois encaminhava os jovens para o trabalho.

Foi em um período de crise financeira que ele entrou para a Sociedade Socorro aos Necessitados. Assumiu a presidência do local em 1990. Com o seu trabalho, ajudou a instituição a superar as dificuldades e a seguir com a ajuda que prestava. Ficou na entidade por três anos. Em meio a esse período, em 1992, fundou a Associação de Amigos e Empresários do Itaqui, em Campo Largo. Por ter uma chácara na cidade, resolveu reunir os moradores e comerciantes do bairro para desenvolverem ações para o crescimento da região. Participou de todas as reuniões – desde a criação –, que eram realizadas às terças-feiras. O grupo foi oficializado, em 1997, e Francisco foi nomeado presidente de honra da instituição.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Contra o senso comum de que paixões de verão não são duradouras, Francisco encontrou sua esposa, Albina Reis, durante as férias no Litoral do Paraná. Casaram-se em 1952, dois anos depois de se conhecerem. Juntos começaram uma grande família. Além dos cinco filhos, tiveram nove netos e quatro bisnetos. A união entre os dois sempre serviu de exemplo para todos. Ele dizia que para ser feliz era indispensável que o casal tivesse ideais comuns, respeito e admiração mútua – fórmula que sempre colocou em prática com a esposa.

Francisco ficou conhecido por sua boa oratória e pelos discursos que sempre fazia. Gostava de reunir toda a família e aproveitava para dizer algumas palavras durante os encontros. Não se dizia devoto de São Francisco de Assis, mas usava a oração do santo para passar bons ensinamentos aos filhos e netos. Incluía sempre em suas conversas trechos como “é dando que se recebe, perdoando que se é perdoado”, palavras que combinavam com suas ações e personalidade.

Os almoços e jantares que organizava para receber os familiares eram a sua principal diversão. O cardápio que pedia era quase sempre o mesmo: macarrão. Os filhos brincavam que ele era um típico italiano, pois se pudesse comeria a massa em todas as refeições, sempre acompanhada do vinho. Apesar do gosto gastronômico, a família tinha origens portuguesas.

Francisco faleceu devido a uma parada cardíaca sofrida na madrugada de 28 de maio. Os filhos e netos destacam que ele nunca temeu a morte, pois acreditava que ela era somente uma etapa da vida. Deixou isso sempre claro em suas conversas e discursos. “O vô Chico acreditava muito que a vida não acaba aqui. Não dizemos um adeus, mas um até logo”, escreveu a neta Anna Luiza na despedida do avô. Deixa a esposa Albina Reis, os filhos James, Francisco Junior, Luiz Fernando, Regina e Ricardo, nove netos, quatro bisnetos e duas irmãs.

Dia 28 de maio, aos 86 anos, de parada cardíaca, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 15/07/2015

Adriano Santos Coelho, 19 anos. Profissão: atendente. Filiação: Marcelo Adriano Coelho e Simone Medeiros Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Tijucas do Sul, saindo de residência.

Alan Ieger, 23 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Oslei Ieger e Eliane Pereira Ieger. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Ana Maria de Lima, 81 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Antônio Borges de Lima e Helena Biscaia de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

Aníbal Nunes dos Santos, 87 anos. Filiação: Maria Nunes dos Santos. Sepultamento ontem.

Aniela Niedzelski Szableski, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Valentim Niedzelski e Maria Kniazewski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida Jardim Natal.

Aristides Outeiral Hoefel Neto, 67 anos. Profissão: administrador. Filiação: Aristides Outeiral Hoefel Filho e Lilia Iris Gonzalez Hoefel. Sepultamento ontem.

Aurelina Rocha de Jesus, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vitalina Rocha dos Santos. Sepultamento ontem.

Azerina Fernandes Carvalho, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Bernardino Leite e Bruna Alves Pareira. Sepultamento ontem.

Dario Knopfholz, 67 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Henrique Knopfholz e Rosalina Flacks Knopfholz. Sepultamento ontem.

Deair Terezinha Pilaty, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Clementino de Oliveira Lemos e Carlinda Lemos de Souza. Sepultamento ontem.

Dilma Moser, 61 anos. Profissão: corretora. Filiação: Virgílio Moser e Erika Moser. Sepultamento ontem.

Eli Garcia Rodrigues, 59 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Benedito Alves Rodrigues e Carmen Garcia Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Eliana Maria Linhares, 44 anos. Profissão: protética. Filiação: Alexandre Linhares Filho e Marlize Linhares. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal Água Verde.

Eliseu Carlos Dias, 36 anos. Profissão: motorista. Filiação: Daniel Carlos Dias e Vergínia Roza Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo de residência.

Emília Franco Brehmer, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Franco e Iracema Caetano Franco. Sepultamento ontem.

Estel Gonçalves dos Santos, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria dos Santos e Marvina Gonçalves dos Santos. Sepultamento ontem.

Geraldo Bergamo, 78 anos. Filiação: Antônio Bergamo e Rosa Bergamo. Sepultamento ontem.

Ignácio Gbur, 92 anos. Profissão: motorista. Filiação: Lucas Gbur e Alvina Gbur. Sepultamento ontem.

Ina Brum Kleemann, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oceany Figueiredo Brum e Hilda Lima Brum. Sepultamento ontem.

Inêz Martins dos Santos, 47 anos. Profissão: doméstica. Filiação: João Antônio Martins e Margarida dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Ivone Rosinha Kopp, 91 anos. Profissão: empresário. Filiação: João Evangelista Kopp e Vanda Olga Kopp. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Janio Medeiros da Silva, 54 anos. Profissão: alfaiate. Filiação: Lindolfo Souza da Silva e Generosa Souza da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo.

Jesus Vicentini, 75 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Pedro Vicentini e Almerinda de Oliveira Magalhães Vicentini. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Joana Francisca Santana Pinheiro, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Clemente Francisco Santana e Custodia Rodrigues Fonseca. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.

João Edinor de Oliveira, 77 anos. Profissão: garçom. Filiação: Germano de Oliveira e Alice de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

João Pedro dos Santos, 73 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Bartoldo Eloi dos Santos e Ernestina Ferreira de Melo. Sepultamento ontem.

José Ferreira da Silva, 78 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Lucilo Ferreira da Silva e Maria Francisca de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Paz.

José Nilson de Souza Alves, 35 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: João Pedro Alves e Maria de Lourdes de Souza. Sepultamento quinta-feira, 16 de julho, às 10h, em local a definir, saindo de residência.

Júlia Pinto Zavorne, 92 anos. Filiação: João Firmino Pinto e Indalecia Maria do Espírito Santo. Sepultamento ontem.

Laura Danielski, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Buganick Sobrinho e Miquelina Buganick. Sepultamento ontem.

Leandro Galdino Ribeiro, 28 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Osmar Ribeiro e Maria Inêz Galdino Ribeiro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Campo Largo.

Lorinda Alves da Silva, 75 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Manoel Pereira Alves e Maria Machado Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Lúcia Conceição de Moura Brandão, 60 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Germano de Moura Brandão e Otacília Gonçalves de Melo. Sepultamento ontem.

Luiz Henrique Schueda, 22 anos. Filiação: Honório Domingos Shueda e Ivani Ferreira de Moraes Schueda. Sepultamento ontem.

Marcílio Batista da Silva, 57 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: João Batista da Silva e Maria das Gracas Santos. Sepultamento ontem.

Marcolina da Silveira Stori, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Valêncio da Silveira e Cecília Colaco Santiago. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Maria Alves Ribeiro, 107 anos. Profissão: do lar. Filiação: Policarpo Alves Ribeiro e Maria Angelica da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Maria Franco Bordenowski, 88 anos. Filiação: Miguel Franco e Anna Franco. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Maria Machado, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Machado e Idalina Pires Bueno. Sepultamento ontem.

Maria da Luz Santos Silva, 95 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Gregório Antônio dos Santos e Maria Servollo dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir.

Maria de Lourdes Ribeiro da Silva, 66 anos. Profissão: zeladora. Filiação: João Manuel Ribeiro e Benedita Martins Ribeiro. Sepultamento ontem.

Mariazinha de Fátima Poletto, 56 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Giorge Ricardo Poletto e Josefina Brustolin Poletto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Santo Antônio em Coronel. Vivida.

Mário Sérgio de Oliveira, 61 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Walacionil Siqueira de Oliveira e Erna Ekert de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Mário da Conceição de Paula, 79 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Julinda de Paula. Sepultamento ontem.

Marta dos Santos, 45 anos. Profissão: doméstica. Filiação: João dos Santos e Marieta Alves dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo de residência.

Maura Barcelos Garcia, 93 anos. Filiação: Manoel Alves Garcia e Vitalina Alves Garcia. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Miguel Anciutti Pessoa, 68 anos. Profissão: médico. Filiação: João de Mattos Pessoa e Matilde Anciutti Pessoa. Sepultamento ontem.

Neuci Lopes Ferreira, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ansio Antônio Lopes e Leontina Nascimento Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Nice Neuza Toppel, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gustavo Ewaldo Bahyer e Walfrida Bayer. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Onofre Batista Damaceno, 80 anos. Profissão: agricultor. Filiação: João Batista Damaceno e Maria Altina de Jesus. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela de Nova Tebas.

Pastorina Josefa de Morais, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Lourença da Silva e Maria José de Lima. Sepultamento ontem.

Paulo de Oliveira Prado, 87 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antônio Moreira Prado e Antônia de Oliveira Prado. Sepultamento ontem.

Pedro Choma Júnior, 88 anos. Profissão: contador. Filiação: Pedro Choma e Dorothea Choma. Sepultamento ontem.

Pedro Oliveira da Luz, 46 anos. Profissão: motorista. Filiação: Juvêncio Eleoterio da Luz e Tereza Oliveira da Luz. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Raimundo Aparecido Pinho, 48 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Júlio Pereira Pinho e Zenilda da Silva Pinho. Sepultamento ontem.

Rogério Santos Lima, 45 anos. Filiação: Aníbal Santos Lima e Terezinha Santos Lima. Sepultamento ontem.

Rosa Kleinke, 68 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Durvalino Rodrigues Santos e Miquilina Padilha Rodrigues Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Silmara Teixeira, 45 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Teixeira e Jesuína de Lima Teixeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Terezinha Taborda Dias dos Santos, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João dos Santos Taborda e Escolástica dos Santos Reis. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Quatro Barras.

Tiago de Oliveira da Silva, 26 anos. Profissão: pintor. Filiação: Daniel Ferreira da Silva e Vanilda Francisca de Oliveira. Sepultamento ontem.

Valdomiro Aires Pereira, 87 anos. Filiação: Elias Aires Pereira e Tiburcia Geraldo de Bomfim. Sepultamento hoje, no Cemitério Evangélico Cachoeira, em Almirante Tamandaré, saindo de residência.

Verner Artur Conrado Barthelmess, 93 anos. Profissão: advogado. Filiação: Eugênio Theodoro Bartherlmess e Marta Dreschel Barthelmess. Sepultamento ontem.

Walderedo Alves de Góes, 80 anos. Filiação: José Alves Góes e Elvira Alves de Góes. Sepultamento ontem.

Wilson Tadashi Iwamoto, 67 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Mataru Iwamoto e Tiyono Iamamura. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Zeni Moreira Narciso, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Geronimo Moreira e Joana Moreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]