• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Por 9 anos, João Fernando Saddock Pereira atuou na Comissão de Vítimas de Crimes e Segurança Pública da OAB. De 2007 a 2013, foi presidente e, atualmente, participava como membro consultor. O filho, que também se chama João Fernando, conta que o pai se inquietava muito com a violência e buscava a justiça. Para ele, as leis deveriam existir para todos e lutava pela igualdade. “Nada de leis para pobres e leis e privilégios para ricos.”

Em 2009, Pereira participou da edição de textos escritos por advogados sobre o tema que virou o livro A Defesa dos Direitos das Vítimas de Crime. A coletânea trata sobre a legalidade frente à violência e à justiça, e apresenta um estudo crítico sobre a natureza do crime na sociedade.

Filho do humorista, diretor artístico e apresentador da Rádio Clube Paranaense (PRB-2), Mano Bastos, Pereira era o oposto do pai em personalidade. “Era da linha dura e extremamente ético e moral intocável”, lembra o filho. Era pessoa de poucos amigos, mas era fiel aos que tinha mantinha. Não tinha horário para atender os clientes. Também não se importava quando alguém precisava de sua ajuda profissional, mas não podia pagar os honorários. Era conciliador no Juizado Civil. “Sem remuneração, ajudava pelo dever de cidadão”. Uma vez por mês, ia até Matinhos, no Litoral do Paraná, para atuar como juiz leigo. Muito conhecido por essas atitudes do bem, foi candidato a vereador em 1992.

A carreira e a família eram seus maiores interesses. Aprendeu cedo a ter responsabilidades. Aos 15 anos, assumiu o cuidado da mãe que tinha esclerose múltipla. “O filho cuidou mais do que foi cuidado”, constata João Fernando. Quando trabalhou na empresa de telecomunicação Equitel, usou os recursos para financiar a faculdade de Direito. Formou-se em 1987 pela Pontifícia Universidade Católica. Foi trabalhar com as irmãs, Ana e Inês que mantinham um escritório de advocacia. Tinha preferência pelas áreas criminal e cível.

Costumava dizer que o direito criminal tinha “surgido em seu caminho”. Criticava os direitos humanos no sentido de olhar somente a situação do preso e não o todo. Para ele, era preciso defender as pessoas que precisavam realmente ser defendidas. “Era contra as discrepâncias”, diz o filho.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

O ambiente de delegacia era praticamente o “jardim de casa”. O filho João Fernando, que o acompanhava durante as visitas aos distritos policiais desde pequeno, lembra das vezes que tomou café no 7.º DP, no Hauer. Certa vez, o pai o levou até as celas e o colocou lá dentro. A frase “quem faz coisa errada vem para cá”, ainda se mantém na lembrança. Assim, quando o filho optou em cursar Publicidade e Propaganda e não Direito como ele queria, foi uma tristeza. Ficou um ano sem falar com João. Depois, entendeu que o filho precisava seguir seu caminho.

No campo futebolístico, formou-se um “Atletiba familiar”. Coxa branca roxo, Pereira costumava acompanhar o filho atleticano aos estádios. “Dia de jogo saíamos abraçados, cada um com a sua camiseta do time”. Eram os únicos momentos que se permitia estar no agito. Do contrário, ficava feliz quando estava em família. Nos últimos meses, estava contente com o noivado do filho. A nora Martina era como uma filha. Seu maior desejo era ter um neto.

Um cidadão sempre atento, ficou empolgado ao saber que os moradores tinham lhe indicado como candidato ao Conselho de Segurança do Hauer. Deixa a esposa Jocerlei, o filho João Fernando, e a nora Martina.

Dia 3 de março, aos 60 anos, de parada cardíaca enquanto andava pela Rua XV, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 16/03/2015

Ademir Gobi, 65 anos. Filiação: Olívio Gobi e Ilidia de Assis Garcia Gobi. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária Associção de Moradores do Alto Boqueirão.

Altair Pereira da Silva, 53 anos. Filiação: Antônio Pereira da Silva e Joraci Maria da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Jardim Cecília, em Campo Magro.

Ana Maria de Camargo, 65 anos. Filiação: Francisco Pedro de Camargo e Maria del Padre de Camargo. Sepultamento ontem.

Anderson Christian da Cunha, 34 anos. Filiação: Eneas David da Cunha e Maria José Rodrigues Ferreira. Sepultamento ontem.

Cecília Marlene Kaminski, 71 anos. Filiação: Pedro Kaminski e Valéria Buck Kaminski. Sepultamento ontem.

Celina Wilke, 87 anos. Filiação: João Dutra de Campos e Hortência Rosa de Saibro. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

Cícero Martins Ferreira, 77 anos. Filiação: Antônio Martins Ferreira e Otília Joaquina de Oliveira. Sepultamento ontem.

Daniel de Azevedo, 45 anos. Filiação: Mopir de Azevedo e Maria de Lourdes Azevedo. Sepultamento ontem.

Danilo Alves de Lima, 1 anos. Filiação: Luiz Carlos Ferreira de Lima e Raquel dos Santos Alves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Edviga Ietca Graciano, 89 anos. Filiação: Augusto Ietca e Maria Ietca. Sepultamento ontem.

Elisio de Souza, 92 anos. Filiação: João André de Souza e Eugenia Paes de Souza. Sepultamento ontem.

Eloir Batista dos Santos, 58 anos. Filiação: Sebastião Batista dos Santos e Erondina Moura. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara.

Elvira Ribeiro Morais, 82 anos. Filiação: Bernardina Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de Igreja Evangélica Visão Missionária.

Evandir Mamedio de Oliveira, 52 anos. Filiação: Francisco Mamedio de Oliveira e Silvina de Oliveira. Sepultamento ontem.

Evanilde Silveira Nunes, 68 anos. Filiação: Antenor Nunes e Alzira Silveira Nunes. Sepultamento ontem.

Félix Durau, 65 anos. Filiação: Antônio Durau e Ana Durau. Sepultamento ontem.

Fernando de Araújo Romasko, 23 anos. Filiação: Pedro Romasko e Auzeni de Araújo Romasko. Sepultamento ontem.

Franciele Mass, 34 anos. Filiação: Geni Mass. Sepultamento ontem.

Frederico de Souza Cruz, 82 anos. Filiação: Antônio Colera da Cruz e Alvina Apolinária de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Geraldina Galleas, 85 anos. Filiação: João Farago e Maria Farago. Sepultamento ontem.

Helena Cibulski Wilke, 80 anos. Filiação: João Cibulski e Carolina Iagehua. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Joaquim Tossani, 81 anos. Filiação: João Tossani e Maria Cois. Sepultamento ontem.

José Barbosa, 54 anos. Filiação: Anoel Ferreira Barbosa e Zolinda Silva Barbosa. Sepultamento ontem.

José Carlos de Oliveira, 29 anos. Filiação: João Maria de Oliveira e Aparecida dos Santos Reis. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Juares Fernandes de Freitas, 43 anos. Filiação: José Fernandes de Freitas Filho e Aparecida Mendes de Aguiar de Freitas. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Braziliana, Tupãssi.

Laudival Gonçalves dos Santos, 74 anos. Filiação: João Gonçalves dos Santos e Elvina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Leonor Elinei Dubiela Zanotti, 66 anos. Filiação: José Dubiela e Leonor Hella Dubiela. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Márcia Cziulik, 45 anos. Filiação: Félix Cziulik e Bronica Riba Cziulik. Sepultamento ontem.

Marcos Vinícius Garcia, 22 anos. Filiação: Josimara Garcia. Sepultamento ontem.

Maria da Silva Feliciano, 67 anos. Filiação: Manoel Cauba Filho e Edite Francisca da Silva. Sepultamento ontem.

Maria do Carmo dos Santos Tenório, 74 anos. Filiação: Otília Claro dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Moisés Ribeiro Machado Júnior, 24 anos. Filiação: Moisés Ribeiro Machado e Dinacir Texeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Órleans.

Neli Lilian Mendes Gonzatti, 42 anos. Filiação: Amauri Jorge Mendes e Maria Odete de Lima Mendes. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti.

Noridi Bueno da Silva, 63 anos. Filiação: Lázaro Bueno da Silva e Paulina Froes da Silva. Sepultamento ontem.

Odette Bizzotto Martens, 86 anos. Filiação: Orestes Romeu Bizzotto e Izabel Gomes Bizzotto. Sepultamento ontem.

Ozias Martins, 47 anos. Filiação: Benedito Martins e Lazara Franco Martins. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de São Pedro do Ivai.

Rosa Maria de Freitas, 58 anos. Filiação: Domingos Mariano de Freitas e Maria de Jesus Gonçalves Freitas. Sepultamento ontem.

Sueli Alves Pereira, 43 anos. Filiação: José Alves Pereira e Marta Rodrigues Pereira. Sepultamento ontem.

Teresa Dobrianski de Castro, 75 anos. Filiação: Gregório Dobrianski e Helena Dobrianski. Sepultamento ontem.

Vera Lúcia Domingos Salles, 60 anos. Filiação: Fernando Deiroz Salles e Amélia Domingos Salles. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Condolências

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]